Questões de Concurso Militar PM-PB 2008 para Soldado da Polícia Militar
Foram encontradas 20 questões
Analise as proposições a seguir:
I- O retardamento da conquista explica-se pela resistência dos índios potiguaras, aliados aos franceses traficantes de pau-brasil.
II- Nossa Senhora das Neves, terceira cidade do Brasil, por tratar- se de sede de capitania real, já nasceu cidade, desconhecendo o estágio de vila.
III- O primeiro capitão-mor da Paraíba foi Martim Leitão que instalou a fortaleza de Santa Catarina.
IV- A sesmaria que originou o latifúndio, monocultor, com a cana- de-açúcar no litoral e brejo, e o binômio pecuária-algodão, no sertão, responsabilizou-se pela ocupação da Paraíba.
Está(ão) CORRETA(S):
Acerca das ordens religiosas da capitania da Paraíba e de seus mosteiros podem ser destacados os seguintes elementos:
I- Os jesuítas foram os primeiros missionários que chegaram à capitania da Paraíba e acompanharam todas as lutas da colonização.
II- Os franciscanos construíram o Convento de São Francisco o qual se constituiu num núcleo de catequese para encaminhar os brasilíndios ao trabalho útil e orientado.
III- Os beneditinos foram expulsos da capitania da Paraíba, porque se posicionaram contra a Santa Inquisição e não usavam métodos de educação tão rígidos como os jesuítas.
IV- Os missionários carmelitas fundaram o mosteiro de São Bento onde iniciaram os trabalhos missionários.
Dentre eles, estão CORRETOS:
I- Tomada a capitania da Paraíba, os holandeses estabeleceram suas defesas militares na fortaleza de Santa Catarina que seria a praça forte com múltiplas funções: posto de vigilância; ponto de apoio para a defesa; arsenal de guerra; prisão militar; palco de torturas; execuções de traidores; caixa forte batava; refúgio flamengo; e sede do governo durante a ocupação.
II- A capital da Paraíba, até então Filipéia, passou a denominar-se Frederica. A administração holandesa foi implantada nesta cidade, de forma a garantir a dominação e o controle sobre a produção açucareira local.
III- A Companhia das Índias, após o retorno de Maurício de Nassau a sua pátria, executou uma política agressiva: confiscou fazendas e engenhos, perseguiu católicos e aumentou impostos.
Está(ão) CORRETA(S):
Estes fatores são:
Analise as proposições a seguir:
I- A Inquisição que se intensificou no século XVIII, esta relacionada à expulsão dos jesuítas e foi um fator de atraso na Paraíba.
II- Para favorecer a atuação da Companhia de Comércio de Pernambuco e da Paraíba, a Coroa portuguesa estabeleceu a fusão das duas capitanias em 1576. Com isso, a Paraíba fica privada de autonomia.
III- Na zona sertaneja, a concentração territorial acentuou as distâncias de classe, de modo que sua “vocação democrática” só se torna válida se comparada à zona açucareira, mais senhorial.
IV- As atividades Algodoeira e cafeeira foram desenvolvidas no vale do rio Paraíba para alavancar o progresso da capitania.
Está(ão) CORRETA(S):
Faça a associação das duas colunas.
1 - Revolução de 1817
2 - Confederação do Equador
3 - Revolução Praieira – 1848/49
4 - Revolta de Quebra-Quilos
5 - Ronco da Abelha
( ) Revolta que ficou assim conhecida pela modificação que provocou no sistema de pesos e medidas.
( ) Revolta contra a atitude autoritária de D. Pedro I. O objetivo do seu líder era reunir as províncias do Nordeste em uma república
( ) Foi o último movimento revolucionário do Império. Teve início com os choques entre liberais e conservadores de Olinda
( ) A revolta deu-se nos sertões de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Paraíba com o intuito de fazer o controle sobre os trabalhadores, visto que, com o fim do tráfico negreiro, os homens livres tiveram que trabalhar.
( ) Movimento de caráter republicano e separatista. Teve início em Pernambuco e logo se estendeu às províncias de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Assinale a alternativa que indica a seqüência CORRETA
O texto refere-se à:
O texto refere-se:
I- Constitui uma região homogênea com predomínio do clima semi- árido e a vegetação de caatinga hiperxerófila.
II- Apresenta uma geografia diversificada, na qual há o contraste de áreas de elevada umidade, a exemplo do Brejo, na frente oriental e área de extrema aridez, nos Cariris, onde o rio Paraíba comandou o processo de dissecação do planalto.
III- A altitude do planalto faz com que em toda a sua superfície haja a ocorrência de chuvas orográficas, o que contribui para que o clima seja sub-úmido e a caatinga adquira a fisionomia de mata serrana, em contraste com a Depressão Sertaneja, onde o clima semi-árido contribui para a formação da caatinga hiperxerófila.
IV- A presença do Agreste na Paraíba está intimamente relacionada à superfície do Planalto da Borborema, cuja altitude, sempre superior a 600 m, contribui com as chuvas orográficas e um clima ameno.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
( ) A mesorregião da Borborema, onde estão localizados o Cariri e o Seridó apresenta a mais fraca densidade demográfica por causa das condições climática e do tipo de atividade econômica, que é extensiva, o que se materializa através da ausência de grandes centros urbanos.
( ) A Mata paraibana, primeira região a ser povoada no Estado, é a mais populosa por apresentar uma área rural densamente povoada devido a ser pioneira no processo de ocupação; também por causa da atividade canavieira propensa à fixação do homem ao campo, bem como pela estrutura fundiária que se apresenta menos concentrada pelas sucessões hereditárias.
( ) O Agreste, que historicamente se consolidou como uma região agropecuarista e policultora, possibilitou, principalmente através de suas feiras, a formação de uma importante rede urbana para o Estado com o surgimento de centros urbanos expressivos, daí estar entre as regiões mais populosas e povoadas da Paraíba.
( ) O Sertão, pela sua posição geográfica, foi a última região paraibana a ser povoada. A ocupação se deu através da criação extensiva do gado, que utilizava mão-de-obra escrava. Razões pelas quais apresenta-se pouco populosa apesar de densamente povoada, o que se reflete na ausência de centros urbanos importantes e na maior proporção de negros e pardos entre a população paraibana.
A seqüência correta das assertivas é:
O mapa acima mostra alguns dos municípios limítrofes da Paraíba que apresentaram as mais altas taxa de homicídios no período de 2002/2004. Identifique-os na Coluna 1 através da leitura do mapa associando-os às suas respectivas áreas de fronteira na Coluna 2.
Coluna 1
(1) Caapora, município do litoral Sul do Estado, em área canavieira de forte concentração fundiária.
(2) Alcantil, na microrregião do Cariri Oriental.
(3) Monte Horebe, na microrregião de Cajazeiras, cortada pela PB 400.
(4) Paulista, na microrregião de Sousa, é cortada pelas BR 427 e PB 293.
(5) São Mamede, às margens da BR 230 no vale do Rio Sabuji.
Coluna 2
( ) Limita-se com o agreste pernambucano, onde tem acesso ao mercado de confecções pela BR 104.
( ) Principal ligação da Paraíba com a área metropolitana do Recife, através da BR 101.
( ) Limita-se, na sua porção norte, com o Seridó potiguar.
( ) O município faz fronteira, na sua porção oeste, com o estado do Ceará.
( ) O município se limita, a leste, com o estado do Rio Grande do Norte.
A seqüência correta da numeração é:
Coluna 1
(1) Região tradicionalmente pecuarista e policultora, passa por um processo de pecuarização e latifundização, apresenta melhoramento do rebanho bovino destinado principalmente ao corte, mas também apresenta diversificação no plantel com a introdução de animais exóticos, a exemplo da criação de avestruz
(2) Localizada na mesorregião da Borborema, apresenta forte identidade regional e um dos climas mais secos da Paraíba. É a principal produtora de gado caprino, o qual ganha destaque através de políticas de incentivo devido a seu consumo valorizado no mercado urbano.
(3) Constitui paisagem muito marcante no Agreste da Borborema por apresentar alto índice pluviométrico proveniente das chuvas orográficas e uma vegetação exuberante de floresta perenifólia sobre solo espesso e bem evoluído.
(4) Surgi na Paraíba como uma continuidade de importante região potiguar. É uma das principais áreas mineradoras do Estado e tem como aspecto fisiográfico e florístico a caatinga herbácea do tipo empobrecido com a presença espaçada de jurema, catingueira e xiquexique.
Coluna 2
( ) Seridó
( ) Cariri
( ) Agreste
( ) Brejo
A seqüência correta das assertivas é:
I- O objeto inicial da criação dos distritos industriais nas cidades de Campina Grande e João Pessoa era fornecer a infra-estrutura capaz de atrair pequenas empresas com projetos aprovados pela SUDENE.
II- As pequenas e médias empresas paraibanas que atuavam no ramo tradicional e utilizavam mão-de-obra e matérias-primas locais foram as que menos se beneficiaram com os incentivos da SUDENE, contrariando o projeto inicial deste órgão.
III- A integração da economia paraibana à economia nacional, no período em análise, foi de subordinação ao mercado do Sudeste, como aconteceu com todos os estados nordestinos, não contribuindo desta forma para uma industrialização com bases locais.
IV- A criação dos distritos industriais nos demais municípios que formam a Grande João Pessoa, bem como a criação do distrito industrial de Queimadas, gerou uma forte concorrência para a capital do Estado e para Campina Grande, contribuindo desta forma para a desindustrialização e crise econômica das respectivas cidades.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) alternativa(s):
I- A cana-de-açúcar e o abacaxi, apesar de produzidos em áreas restritas, sobretudo na Mata Paraibana, são os principais produtos comerciais do estado da Paraíba, o que se constata através do valor da produção.
II- O milho e o feijão destacam-se pelas áreas plantadas por serem os produtos mais disseminados por todo o Estado, o que se explica por também se constituírem como culturas de subsistência cultivadas por pequenos produtores, os quais vendem o excedente.
III- A mandioca, um dos produtos básicos na alimentação do paraibano, é a terceira cultura agrícola mais produzida no Estado, o que se deve ao cultivo em propriedades de grandes produtores, ao uso de capital intensivo, à modernização do seu cultivo e aos incentivos governamentais para a ampliação de sua produção.
IV- O algodão, que já foi um dos principais produtos de exportação da Paraíba, foi totalmente erradicado em todo o Estado, devido à praga do bicudo. A produção que aparece na tabela já é fruto de pesquisas da EMBRAPA, que criou um tipo de algodão herbáceo com cores variadas para substituir o algodão arbóreo de ciclo vegetativo curto e de cor branca.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) alternativa(s):
Coluna 1
(1) Santuário de Padre Ibiapina
(2) Cruz da Menina
(3) Pedra de Santo Antônio
(4) Estátua de Frei Damião
Coluna 2
( ) Patos
( ) Solânea
( ) Guarabira
( ) Fagundes
A seqüência correta é:
O texto nos remete à origem de uma das festas mais tradicionais da cultura paraibana, hoje re-significada no espaço urbano e transformada em atração turística, que geralmente acontece concomitantemente com a apresentação de megas shows. Trata-se, portanto.