Questões de Concurso Militar PM-MG 2014 para 2º Tenente - Cirurgião Dentista
Foram encontradas 27 questões
( ) Luvas de procedimento, para o atendimento clínico, devem ser descartadas a cada paciente. ( ) Alguns objetos fora do campo de trabalho podem ser manuseados com as luvas de procedimento. ( ) O avental para proteção deve ser comprido, de mangas longas e somente de tecido claro, em algodão. ( ) As máscaras descartáveis devem possuir dupla camada, com filtração mínima de 95% para partículas de 1 a 5 µm. ( ) Estão indicadas luvas grossas de borracha e cano longo para a limpeza dos artigos e ambiente.
As curetas de Gracey são representativas das curetas áreasespecíficas. Desta forma relacione a numeração da cureta de acordo com as áreas e dentes correspondentes, e em seguida marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Gracey nº 1-2/3-4
2. Gracey nº 5-6
3. Gracey nº 7-8/9-10
4. Gracey nº 11-12
5. Gracey nº 13-14
( ) Distal de dentes posteriores.
( ) Dentes anteriores.
( ) Mesial de dentes posteriores.
( ) Dentes anteriores e pré molares.
( ) Dentes posteriores vestibular e lingual.
( ) A Periodontite Crônica apresenta maior prevalência em adultos, mas pode ocorrer em crianças. ( ) A quantidade de destruição dos tecidos periodontais não está relacionada à higiene oral e aos níveis de placa locais. ( ) É classificada como localizada, quando menos de 10% dos sítios são afetados e como generalizada quando ultrapassa este limite. ( ) A presença de cálculo subgengival não é um fator frequente nos sítios doentes. ( ) O biofilme subgengival abriga uma variedade de espécies bacteriana e sua composição pode variar entre indivíduos e sítios.
Em relação aos métodos de prevenção das complicações cirúrgicas, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Lesão de tecidos moles
2. Fratura do processo alveolar
3. Lesões à articulação temporomandibular
4. Comunicação oro-antral
5. Hemorragias
6. Deiscência
7. Alveolite
( ) Utilizar de suturas sem tensão e fechar a incisão sobre osso sadio.
( ) Usar técnica aberta com seção radicular e evitar pressão apical.
( ) Apoiar a mandíbula do paciente e não abrir a boca do paciente excessivamente.
( ) Não utilizar de força excessiva e para isto se necessário utilizar da técnica cirúrgica aberta.
( ) Atenção aos tecidos adjacentes e fazer um retalho de tamanho adequado.
( ) Obtenção de uma boa hemostasia.
( ) Após o procedimento cirúrgico, a ferida
deve ser cuidadosamente limpa e
irrigada com soro fisiológico.
O correto entendimento do conceito da Atenção Primária ou
Atenção Básica pode ser possível a partir do conhecimento de seus princípios
ordenadores: o primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade ou abrangência
e a coordenação. A respeito desses princípios ordenadores, enumere a segunda
coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa CORRETA, na
ordem de cima para baixo.
1. Primeiro Contato.
2. Longitudinalidade.
3. Integralidade ou Abrangência.
4. Coordenação.
( ) Relaciona-se à capacidade do serviço em garantir a continuidade da atenção, o seguimento do usuário no sistema ou a garantia da referência a outros níveis de atenção quando necessário.
( ) Implica a acessibilidade e o uso de serviços para cada novo problema para os quais se procura atenção à saúde. É a acessibilidade considerando a estrutura disponível, no sentido da existência de barreiras. A proximidade dos serviços da residência dos usuários, preconizada pela Estratégia Saúde da Família é uma tentativa de facilitar esse primeiro contato.
( ) Aporte regular de cuidados pela equipe de saúde. Consiste, ao longo do tempo, num ambiente de relação mútua e humanizada entre a equipe de saúde, indivíduos e família. Poderia ser traduzida como o vínculo, a “relação mútua” entre o usuário e o profissional de saúde, e a continuidade enquanto oferta regular dos serviços.
( ) Diz respeito às ações programadas para aquele serviço e qual a sua adequação às necessidades da população. Sua resposta a essas demandas enquanto capacidade resolutiva. Nesse sentido, deve ficar claro que as equipes de saúde devem encontrar o equilíbrio entre a resolutividade clínica individual e as ações coletivas de caráter preventivo e promocional.
I. A hereditariedade desempenha um papel etiológico importante no carcinoma oral. II. Não há um agente ou fator causador (carcinógeno) isolado, claramente definido, mas tanto fatores extrínsecos quanto intrínsecos podem estar em atividade. III. Os fatores intrínsecos incluem o fumo, álcool, sífilis e luz solar. IV. Os fatores intrínsecos incluem os estados sistêmicos como a desnutrição geral ou anemia por deficiência de ferro.