Questões de Concurso Militar PM-RJ 2010 para 1° Tenente - Enfermagem Geral

Foram encontradas 50 questões

Q552274 Enfermagem
Na Resolução COFEN 311/2007, as penalidades impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem aos enfermeiros que cometem infração na sua prática podem ser classificadas em leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. Assinale a alternativa que contém apenas circunstâncias agravantes às infrações cometidas.

I. Realizar atos sob coação e/ou intimidação.

II. Realizar ato sob emprego real de força física.

III. Ter confessado espontaneamente a autoria da infração.

IV. Cometer infração dolosamente.

V. Cometer a infração por motivo fútil ou torpe.

Alternativas
Q552275 Enfermagem
De acordo com o Decreto Nº. 94.406, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Nº. 7.498/86), a equipe de enfermagem é composta de profissionais de quatro categorias: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Segundo essa legislação, essas categorias têm níveis de escolaridade e responsabilidades distintos dentro da equipe de enfermagem, havendo atribuições específicas para cada uma delas. Assinale a alternativa que contém uma das atribuições específicas do técnico de enfermagem.
Alternativas
Q552276 Enfermagem
A lei que dispõe sobre o Exercício Profissional da Enfermagem (Nº. 7.498/86) estabelece que a sua equipe está subdividida em quatro categorias profissionais: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, enumerando as funções pertinentes a cada uma dessas categorias. Dentre as atividades de enfermagem privativas do enfermeiro, encontra-se:
Alternativas
Q552277 Enfermagem
Para estar habilitado ao exercício legal da profissão na administração pública direta e indireta, federal, estadual, municipal, do Distrito Federal e dos Territórios, o enfermeiro e todo o pessoal de enfermagem, necessariamente, precisam estar registrados na seguinte entidade de classe:
Alternativas
Q552278 Enfermagem
    Segundo a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº. 8.080/90), são critérios para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios a(o):

I. eficiência na arrecadação de impostos.

II. perfil epidemiológico da população a ser coberta.

III. participação paritária dos usuários no Conselho de Saúde.

IV. previsão do plano quinquenal de investimentos da rede.

Estão corretos os itens

Alternativas
Q552279 Enfermagem
   O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão – União, Estados e Municípios – com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando a alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde.

     Ele está dividido em três eixos centrais: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão; estando, dentre as principais modificações trazidas por ele, a substituição do modelo anterior das formas de transferência dos recursos federais para Estados e Municípios, que passou a ser integrada por cinco grandes blocos, a saber:

Alternativas
Q552280 Enfermagem
   A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

Visando a sua operacionalização, foram definidas algumas áreas estratégicas para atuação em todo o território nacional, como

Alternativas
Q552281 Enfermagem
   Com a ampliação da concepção de saúde e, consequentemente, do processo saúde-doença, outras noções também sofreram modificações importantes do ponto de vista conceitual na área da saúde.

    Um exemplo disso foi a introdução do termo Vigilância em Saúde, que inclui seis grandes grupos de ações, um dos quais é o da Vigilância Ambiental em Saúde, que é definida como um conjunto de ações que

Alternativas
Q552282 Enfermagem
Com o objetivo de promover a vacinação da população brasileira e assim diminuir ou até mesmo erradicar várias doenças no território nacional, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, mantém o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A partir de 2004, o Ministério da Saúde passou a adotar três calendários obrigatórios de vacinação em todo o território nacional, um dos quais é o Calendário Básico de Vacinação da Criança. São exemplos de algumas vacinas, obrigatórias no primeiro ano de vida, que fazem parte desse calendário:
Alternativas
Q552283 Enfermagem
    Sabe-se que o câncer de colo de útero é uma doença de ação gradativa que se inicia com alterações neoplásicas intraepiteliais (NIC), as quais podem evoluir para um processo invasivo em um período médio de 10 a 20 anos.

      Assinale a alternativa correta no que diz respeito à faixa etária de prioridade para coleta do exame preventivo do colo do útero e à orientação quanto à periodicidade do exame, preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Alternativas
Q552284 Enfermagem
    As doenças diarreicas e respiratórias persistem como graves problemas para a criança e, quando associadas à desnutrição, colocam em risco a sua vida. Por essa razão, o Ministério da Saúde propôs uma estratégia de abordagem da criança, denominada Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). Sendo assim, o AIDPI hoje se constitui numa importante ferramenta de identificação de sinais de risco e qualificação do manejo dos casos.

     De acordo com os critérios de abordagem de risco da criança nas unidades de saúde, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa em que todos os itens estão corretos.

I. Crianças com cartão de vacinação atrasado, prematuras, desnutridas e residentes em áreas de risco constituem o grupo considerado de risco.

II. As principais queixas, sinais e sintomas que devem ser verificados são: febre, tosse, coriza, dor de ouvido, vômitos e diarreia.

III. Os sinais e sintomas gerais de perigo são: prostração, irritabilidade e agitação intensas, respiração rápida, desidratação, palidez intensa e esforço respiratório.


Alternativas
Q552285 Enfermagem
      A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entretanto, independentemente disso, a letalidade pode ser reduzida se o doente for abordado de maneira correta e o serviço de saúde estiver preparado adequadamente, reconhecendo precocemente os sinais de alarme e realizando o monitoramento contínuo do paciente. Um exame físico detalhado também se faz necessário com vista à condução e ao manejo adequado dos pacientes, sendo a prova do laço um procedimento de vital importância para a triagem de pacientes com suspeita de dengue. Nesses casos, ela deve ser realizada obrigatoriamente, pois é a única manifestação hemorrágica de casos complicados ou de febre hemorrágica da dengue, podendo representar a presença de plaquetopenia ou de fragilidade capilar. 

     O profissional, ao realizar esse teste durante o exame físico do paciente adulto, deverá constatar resultado positivo quando surgirem acima de quantas petéquias no quadrado delimitado para o exame? 


Alternativas
Q552286 Enfermagem
    No panorama mundial, a Doença de Alzheimer configura-se como uma importante doença crônico- -degenerativa, levando à demência, perda de memória progressiva, ausência de controle urinário e intestinal, entre outras manifestações que comprometem a qualidade de vida dos idosos. Ela evolui em três estágios hierárquicos que podem sofrer alterações entre si; são eles: inicial, intermediário e avançado.

No estágio inicial, o idoso pode apresentar 

Alternativas
Q552287 Enfermagem
     A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo, dentre alguns motivos, por ser a mais frequente das doenças cardiovasculares e o principal fator de risco para o acidente vascular cerebral, o infarto agudo do miocárdio e a doença renal crônica terminal, sendo a segunda maior causa de mortalidade no Brasil.  

      Dentre as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para o controle da HAS, encontra-se o diagnóstico precoce, realizado após diferentes verificações da pressão arterial e com base na classificação da pressão arterial em adultos maiores de 18 anos, segundo a qual se considera um indivíduo com 

Alternativas
Q552288 Enfermagem
     O Diabetes Mellitus se configura hoje como uma epidemia mundial, sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. Essa síndrome metabólica apresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante da qualidade de vida e é uma das principais causas de insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular.

Em relação a Diabetes Mellitus Tipo 2, observe as afirmativas abaixo. 

I. Indivíduos com tolerância à glicose diminuída podem prevenir ou, ao menos, retardar o seu aparecimento com mudanças no estilo de vida: perda de peso, mudanças de padrão alimentar e atividade física regular.

II. Dentre suas principais complicações crônicas, encontram-se as macrovasculares: doença arterial coronariana, nefropatia e doença cerebrovascular e as microvasculares: neuropatia, retinopatia e doença vascular periférica.

III. Úlceras de pés e amputação de extremidades são suas complicações mais graves e podem ser prevenidas através das seguintes orientações de enfermagem quanto aos cuidados: exame diário dos pés; uso de sapatos confortáveis, sem meias e nunca andar descalço, mesmo em casa.

Marque a opção que apresenta apenas as afirmativas corretas. 


Alternativas
Q552289 Enfermagem
      Alguns pacientes em tratamento de tuberculose podem apresentar efeitos adversos maiores ou menores, que, em sua maioria, requerem condutas que podem ser resolvidas sem maiores comprometimentos.

São exemplos de efeitos adversos menores e maiores, respectivamente: 

Alternativas
Q552290 Enfermagem
     A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, de grande importância para a saúde pública devido a sua grande magnitude e a seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa.

A seu respeito, é INCORRETO afirmar: 

Alternativas
Q552291 Enfermagem
     A sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual ou materno-infantil, sistêmica, de evolução crônica, com períodos de atividade e latência. No caso da transmissão vertical, é denominada sífilis congênita, que, da mesma forma que a sífilis adquirida, se apresenta em dois estágios: o precoce, quando as manifestações clínicas são diagnosticadas até o segundo ano de vida; e o tardio, após esse período.

São sinais e sintomas da sífilis congênita tardia: 

Alternativas
Q552292 Enfermagem
      Os enfermeiros devem estar preparados para elaborar o planejamento do cuidado a partir das manifestações clínicas que os pacientes com HIV/AIDS exibem.

    Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO corresponde a um problema interdependente para as complicações potenciais que os pacientes podem exibir.

Alternativas
Q552293 Enfermagem
De acordo com Dolores Little e Doris Carnevali (in George, 1993), a evolução de enfermagem consiste em três passos consecutivos, que representam as mudanças comportamentais do cliente face à ação do profissional de enfermagem.          

        Assinale a opção que caracteriza a sequência determinada pelas autoras para a evolução no contexto do processo de enfermagem.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: D
6: B
7: A
8: B
9: C
10: B
11: D
12: B
13: B
14: C
15: A
16: A
17: C
18: C
19: D
20: B