Questões de Concurso Militar PM-RJ 2010 para 1º Tenente - Enfermagem Terapia Intensiva Neonatal
Foram encontradas 50 questões
A onfalocele é uma das malformações da parede abdominal anterior do recém-nascido.
Assinale a alternativa correta sobre este defeito congênito.
Durante uma convulsão de um recém-nascido de 1.500g, foi prescrito pelo neonatologista, uma dose de ataque de Fenobarbital de 20mg/Kg.
Sabendo-se que a ampola de Fenobarbital da Unidade possui apresentação de 200mg/2ml, quantos ml o enfermeiro deve fazer?
Foi prescrito para um recém-nascido, 95 ml de solução glicosada a 15%, sendo que, na Unidade Neonatal, só dispomos de flaconetes de 10ml de glicose a 50% e frascos de 500ml de soro glicosado a 10%.
Assim, para o preparo da solução, deve-se utilizar, aproximadamente,
Analise as assertivas abaixo sobre o uso da nutrição parenteral neonatal.
I. Está indicada, além de outros casos, para pós-operatório em que não será iniciada nutrição enteral por mais de 5 dias.
II. Pode ser administrada por cateteres periféricos desde que a concentração de glicose não exceda 12,5% e proteína de 2%.
III. A troca dos equipos de infusão deve ser realizada a cada 72 horas.
IV. Deve-se monitorar glicemia, pelo menos de 12 a 24 horas.
Pode-se dizer que as assertivas corretas são
A indometacina tem sua indicação bem estabelecida após o aparecimento de sinais clínicos de PCA (persistência de canal arterial) com repercussão hemodinâmica; porém, antes do estabelecimento do quadro de insuficiência cardíaca.
Seu uso está indicado graças ao seu efeito
As infecções relacionadas ao uso de dispositivos intravasculares centrais em Neonatologia continuam sendo a principal causa de infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS), podendo levar à sepsis nesta clientela. O Manual da ANVISA (Neonatologia: Critérios nacionais de infecção relacionada à assistência à saúde, 2008) apresenta estratégias fortemente recomendadas para implementação nas Unidades Neonatais, a fim de que as IPCS possam ser evitadas e controladas.
I. Usar cateter epicutâneo (PICC) sempre que a terapia intravenosa for programada com tempo superior a 6 dias.
II. Usar filtros intravasculares de rotina para prevenir infecções.
III. Trocar o cateter central de rotina, sempre que ultrapassar o prazo de 10 dias.
IV. Não realizar cultura da ponta de cateter de rotina.
Estão corretas as seguintes assertivas:
Em uma Unidade Neonatal, foi prescrita uma reposição endovenosa para um recém-nascido com quadro de hipocalcemia.
Durante a infusão, a(o) enfermeira(o) neonatologista deve ter os seguintes cuidados, a fim de evitar a administração excessiva deste íon:
A adrenalina é a droga mais utilizada na reanimação neonatal.
Em relação a afirmativa acima, assinale a opção INCORRETA, no que se refere aos efeitos deste fármaco:
O enfermeiro deve administrar 10 ml de uma solução de glicose a 30% em um recém-nascido, sendo que na Unidade Neonatal só estão disponíveis ampolas de 20 ml de glicose hipertônica a 50%.
O volume de glicose a ser aspirado é de
Em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal foram prescritas 200.000 UI de Penicilina Cristalina. O frasco de 5.000.000 UI disponível no setor foi diluído em 5 ml de água destilada.
Para executar a prescrição, o volume a ser aspirado será de
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2002), a ventilação com pressão positiva na reanimação neonatal é um procedimento fundamental para a expansão adequada dos pulmões visando o restabelecimento da ventilação pulmonar e reversão de problemas como hipoxemia, acidose e bradicardia.
Mediante esta assertiva, tal conduta na sala de
parto deve ser utilizada quando o recém-nascido
apresentar uma frequência cardíaca menor que
Durante uma reanimação neonatal na sala de parto, apesar da utilização de oxigênio a 100%, ventilação com pressão positiva e massagem cardíaca externa efetivas, a frequência cardíaca continuou abaixo de 60 bpm por mais de 30 segundos. Nesse caso é indicada a administração de adrenalina endotraqueal ou endovenosa.
De acordo com o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (2002), a medicação deve ter a concentração e o volume, respectivamente, de: