Questões de Concurso Militar PM-RJ 2010 para 1° Tenente - Médico Endoscopia Digestiva
Foram encontradas 50 questões
I. A limpeza é a etapa mais importante uma vez que pode reduzir em até 6,2 log o número de micro-organismos, assim como o material orgânico.
II. A importância das micobactérias se dá pelos relatos de transmissão por endoscopia digestiva e a sua elevada prevalência em nosso meio.
III. A erradicação das micobactérias só não é mais difícil que os esporos, por isso é utilizada como marcador de erradicação de todos os micro-organismos de interesse clínico, exceto o Prion.
IV. Devemos realizar uma anamnese dirigida com objetivo de identificar pacientes portadores de HIV, HBV e HCV, realizando um tratamento especial no aparelho após o exame.
Qual a conduta médica adequada?
Assinale a afirmativa INCORRETA.
Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I. A endoscopia tem sensibilidade baixa para o diagnóstico de doença do refluxo gastroesofagiano.
II. As classificações endoscópicas têm excelente correlação com os sintomas e com a pHmetria.
III. As biópsias endoscópicas do esôfago devem ser sempre realizadas nos casos em que não houver alteração macroscópica, uma vez que irão sempre definir o diagnóstico de doença do refluxo não erosiva.
IV. A endoscopia estratifica a doença do refluxo e oferece informações importantes para a decisão do tratamento.
Assinale a alternativa correta.
Um homem jovem se apresenta para realização de exame endoscópico com história de impactações esofagianas.
Analise as afirmativas e marque a opção correta.
I. Na presença de endoscopia normal, não se deve realizar nenhum procedimento adicional, uma vez que o diagnóstico será definido pela manometria esofagiana.II. A presença de sulcos longitudinais, pontilhados brancos e ondulações transversais é altamente sugestiva de esofagite eosinofilica
.III. Na hipótese diagnóstica de esofagite eosinofílica, deveremos realizar, pelo menos, quinze biópsias no corpo esofagiano, especialmente próximo da junção esofagogástrica.
IV. Na hipótese de esofagite eosinofílica, a presença de sinais endoscópicos característicos de esofagite por refluxo não a exclui, uma vez que podem coexistir.
Assinale a resposta correta.
Um paciente com bom estado geral, em sua 5ª década de vida, com diagnóstico de megaesôfago grau II por acalasia idiopática, é submetido à cardiomiotomia com fundoplicatura frouxa, sem resultado efetivo.
Nesse caso:
I. A endoscopia deve ser realizada para afastar estenose na miotomia ou fundoplicatura apertada.
II. A manometria esofagiana estará indicada para avaliação da pressão do esfíncter, se não houver alteração endoscópica que justifique a clínica.
III. A dilatação pneumática está proscrita uma vez que envolve grande risco de perfuração após a miotomia.
IV. A aplicação de toxina botulínica tem excelente resultado, uma vez que há ação sinérgica com a cirurgia. Assinale a opção correta.
A melhor conduta seria
Um paciente é submetido a uma endoscopia digestiva que demonstra úlcera duodenal.
Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I. Independente do resultado histopatológico, devemos erradicar o Helicobacter pylori por ser este o único fator associado à úlcera duodenal.
II. No exame histológico, a presença de atividade intensa, representada pelo infiltrado polimorfonuclear, é altamente indicativa da existência da bactéria.
III. Se o paciente tiver feito uso recente de AINH e apresentar alterações estruturais representadas pela deformidade duodenal, a bactéria deve ser pesquisada e erradicada, se presente.
IV. Para o tratamento, mesmo que o teste de urease seja positivo, devemos aguardar o resultado do estudo histopatológico, considerando o percentual elevado de teste falso positivo.
O endoscopista, ao interpretar os resultados, deve entender que