Questões de Concurso Militar PM-RJ 2010 para 1° Tenente - Médico Oncologia Clínica
Foram encontradas 50 questões
Uma forma de tratamento de determinados tumores envolve a utilização de medicamentos que interferem em seu suprimento sanguíneo.
Com relação a esse processo, podemos afirmar que
Infecções virais podem estar relacionadas ao desenvolvimento de determinadas neoplasias.
Assinale a afirmativa correta
Uma determinada neoplasia, habitualmente, apresenta comportamentos distintos em regiões distintas do mundo e, mesmo em uma mesma população, em diferentes grupos, taxas de incidência, mortalidade e letalidade podem diferir.
Nesse contexto, assinale a opção correta.
Um tema recorrente nas discussões sobre alocação de recursos na área oncológica refere-se à implantação de medidas preventivas. Essas medidas podem ser implementadas em níveis diferentes e seu sucesso depende de diversos fatores.
Podemos afirmar que
Os agentes antimetabólicos são extensamente utilizados em oncologia.
Assinale a opção correta sobre sua utilização.
O desenvolvimento de drogas quimioterápicas habitualmente passa por diversas etapas.
Considerando a fase II, podemos afirmar que
Os tumores do trato aerodigestivo superior possuem diversas características em comum.
Assinale a única opção que NÃO está de acordo com essa afirmação.
Um paciente de 54 anos com importante história de tabagismo é encaminhado ao seu ambulatório. Vem se queixando de dor no ombro esquerdo há cerca de dois meses. O paciente está em bom estado geral e não tem comorbidades associadas. Tem uma radiografia de tórax que revela uma massa de sulco superior com erosão posterior da primeira costela, sem derrame pleural. Exames laboratoriais sem alterações. É subme-tido a uma broncoscopia que não identificou qualquer lesão, mas com um lavado bronquioloalveolar mostran-do um carcinoma indiferenciado de grandes células. A cintilografia óssea mostra hipercaptação na primeira costela à esquerda. Tomografias computadorizadas de tórax e abdome superior com vários linfonodos mediastinais com 2,0 cm e sem evidências de lesões no fígado e adrenais.
Qual a conduta mais indicada nessa situação?
Um paciente de 45 anos, portador de câncer gástrico, é levado à laparotomia exploradora quando se identifica adenomegalia em cadeia celíaca e para- -aórtica, e nódulos hepáticos, cuja biópsia revela adenocarcinoma moderadamente diferenciado. O paciente encontra-se em bom estado geral, KPS 70, e é referido para o Serviço de Oncologia Clínica para avaliação. Apresenta bilirrubinas totais de 3,5 mg/dl, clearence de creatinina de 75 ml/min, albumina de 2,5 g/dl.
Qual é a melhor conduta para esse indivíduo?