Questões de Concurso Militar EsPCEx 2007 para Cadete do Exército - 1º Dia

Foram encontradas 16 questões

Q172173 Geografia

Leia o texto a seguir:

“Os cientistas já sabem que, na pior das hipóteses, a temperatura na América do Sul subirá entre 2º C e 6º C – limitar as emissões de gases reduz o problema para entre 1º C e 4º C. A maior complicação é calcular como esse calor vai interferir no regime de chuvas no Brasil: cada programa de computador dá um resultado diferente do outro. Mas tirando uma média entre as previsões, os cientistas conseguem ter uma idéia razoável de como ficarão o clima e os ecossistemas por aqui. A tendência é que uma vegetação substitua a outra” (...).

Extraído de “O fim está próximo” In: revista Super Interessante. Edição 218. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
Considerando as repercussões do aquecimento global sobre a dinâmica climática brasileira e sobre os domínios vegetais brasileiros, analise as afirmativas que se seguem.

I – Uma redução significativa das chuvas de verão nas áreas de Cerrado, tornaria o seu regime de chuvas semelhante ao da Caatinga.

II – Mesmo com o aumento da temperatura nos moldes esperados, dificilmente a Caatinga assumiria feições de deserto ou semi-deserto, pois a Caatinga é pouco suscetível ao processo de desertificação.

III – Com o aquecimento, o índice de evaporação no Atlântico Sul aumentaria e, por conseguinte, na região Sul do Brasil as chuvas também aumentariam, uma vez que grande parte da umidade dessa região vem da massa tropical atlântica.

IV – Na Amazônia, a porção que ficaria com o clima mais seco seria a Ocidental, uma vez que é nessa porção que a floresta já sofreu maior devastação.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q172174 Geografia
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o território brasileiro.

I – Não possui dobramentos de formação geológica recente.

II – A posição geográfica, ocupando a porção Centro-Oriental da Plataforma Sul-Americana, explica a sua relativa estabilidade geológica.

III – Os crátons, estruturas geológicas datadas da era Pré-Cambriana, predominam na maior parte da superfície do território nacional.

IV – Em geral, as bacias e coberturas sedimentares coincidem com as planícies brasileiras, sobretudo na porção sul do território nacional.

Assinale a única alternativa abaixo que lista todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q172175 Geografia

A água é um recurso natural indispensável e tem sido objeto de disputas entre diferentes povos. Atualmente, cresceu em importância, em face do considerável aumento da demanda. Em relação aos recursos hídricos no Brasil, leia atentamente as afirmativas abaixo.

I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados.

II – O Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva.

III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.

IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Q172176 Geografia
Com relação à participação do saldo migratório no crescimento populacional brasileiro, é correto afirmar que:
Alternativas
Q172177 Geografia

Em 1989, atribuiu-se ao então presidente da França, François Mitterrand, a seguinte afirmação: “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”.

Fonte: disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8314 . Acessado em 02 de maio de 2007.


A citação acima é tributária de uma visão política tipicamente:


Alternativas
Q172178 Geografia

Na década de 1960, alguns demógrafos afirmaram haver uma estreita relação entre desenvolvimento econômico e taxas de crescimento populacional. Esses demógrafos ficaram conhecidos como Neomalthusianos.

Observe a tabela abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se que a renda “per capita” é um dos indicadores de desenvolvimento econômico, pode-se deduzir que, após uma análise neomalthusiana dos dados acima, em todos esses municípios:

Alternativas
Q172179 Geografia
Com relação às características do processo de industrialização das regiões brasileiras, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q172180 Geografia
Leia as afirmativas abaixo sobre o cenário agrário brasileiro na segunda metade do século XX.

I – Desde a década de 1970, tem sido comum o processo de fagocitose rural, envolvendo, sobretudo, pequenas e médias propriedades.

II – No período entre 1964 e 1994, o número de famílias assentadas superou o total assentado no governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002).

III – O fato de não existir terras subutilizadas no País dificulta uma reforma agrária efetiva.

IV – A área ocupada pelas lavouras no País é menor do que a área utilizada por pastagens.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q172181 Geografia
Um grande empresário chinês do ramo de produtos de “1,99”, chamado Xhuv- I- Iang, decidiu exportar guarda-chuvas para o Brasil alguns anos atrás. Recentemente, esse empresário pediu um relatório sobre suas vendas em nosso País e, após uma breve leitura do documento, observou que poderia aumentar suas vendas em algumas cidades durante o inverno brasileiro.
Considerando exclusivamente o regime de chuvas típico de cada cidade apresentada abaixo, é correto afirmar que a cidade brasileira mais promissora para o empresário investir durante o inverno é:

Alternativas
Q172182 Geografia
Sobre as ações de planejamento regional no Brasil nos governos militares, é correto afirmar que:
Alternativas
Q172183 Geografia
Sobre a agropecuária brasileira e o seu papel na organização do espaço geográfico nacional nas últimas décadas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q172184 Geografia

Com referência à produção e à utilização dos diferentes recursos energéticos do Brasil, leia as afirmativas abaixo.

I - A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil provém de usinas hidrelétricas, cujos investimentos foram mais significativos nas regiões Sul e Sudeste, sobretudo no complexo binacional de Itaipu, líder na geração energética para essas regiões.

II - O carvão mineral nacional tem sua extração concentrada nos estados do Paraná e Santa Catarina e esse produto é, quase na sua totalidade, consumido nas indústrias siderúrgicas brasileiras.

III - O Programa Nuclear Brasileiro prevê a construção da usina Angra III, apesar das conseqüências ambientais, como a acidificação dos rios e a geração de chuva ácida.

IV - A implantação de novas hidrelétricas na Região Norte sofre inúmeras restrições ambientais, como o inevitável alagamento de áreas muito maiores do que normalmente ocorre com as hidrelétricas instaladas nas regiões Sul e Sudeste.


Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q172185 Geografia
A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) tem variado muito ao longo do processo de urbanização brasileira. Sobre tais variações, é correto afirmar que:
Alternativas
Q172186 Geografia
Com o advento da globalização econômica e financeira, puderam-se perceber, a partir da década de 1990, algumas conseqüências de caráter político-econômico para a economia brasileira. Entre elas pode-se destacar:

Alternativas
Q172187 Geografia
Sobre as diversas explicações para o desenvolvimento econômico brasileiro desde o final do século XIX, leia as afirmativas abaixo.

I – No último quartel do século XIX, o atraso no desenvolvimento brasileiro foi atribuído à presença de grande contingente de população negra e mestiça no País.

II – Na Era Vargas, o limitado desenvolvimento nacional foi explicado pela precariedade de sua indústria de base.

III - Na década de 1960, as teorias Neomalthusianas defendiam que o desenvolvimento econômico brasileiro dependia de um aumento significativo das taxas de natalidade.

IV – Segundo os neoliberais, a causa da estagnação do desenvolvimento econômico brasileiro, no final da década de 1980, era o “excesso” de Estado na economia do País.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Q172188 Geografia
Nas migrações internas brasileiras em direção à Amazônia, merece destaque o Estado de Rondônia, onde se pôde observar
:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: D
6: B
7: C
8: D
9: C
10: D
11: A
12: E
13: B
14: A
15: E
16: E