Questões de Concurso Militar EsPCEx 2009 para Cadete do Exército, 1° Dia
Foram encontradas 12 questões
Uma partícula “O” descreve um movimento retilíneo uniforme e está sujeito à ação exclusiva das força , conforme o desenho abaixo:
Podemos afirmar que
Dois blocos A e B, de massas MA =5 kg e MB = 3 kg estão dispostos conforme o desenho abaixo em um local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 e a resistência do ar é desprezível. Sabendo que o bloco A está descendo com uma velocidade constante e que o fio e a polia são ideais, podemos afirmar que a intensidade da força de atrito entre o bloco B e a superfície horizontal é de
O gráfico abaixo indica a velocidade escalar em função do tempo de um automóvel que se
movimenta sobre um trecho horizontal e retilíneo de uma rodovia.
Um trabalhador utiliza um sistema de roldanas conectadas por cordas para elevar uma
caixa de massa M = 60 kg. Aplicando uma força sobre a ponta livre da corda conforme
representado no desenho abaixo, ele mantém a caixa suspensa e em equilíbrio. Sabendo que as
cordas e as roldanas são ideais e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, o
módulo da força
Uma granada de mão, inicialmente em repouso, explodiu sobre uma mesa, de superfície horizontal e sem atrito, e fragmentou-se em três pedaços de massas M1, M2 e M3 que adquiriram velocidades coplanares e paralelas ao plano da mesa, conforme representadas no desenho abaixo. Imediatamente após a explosão, a massa M1=100 g adquire uma velocidade v1= 30m/s e a massa M2=200g adquire uma velocidade v2 = 20 m/s, cuja direção é perpendicular à direção de v1. A massa M3=125g adquire uma velocidade inicial v3 igual a:
Uma máquina industrial é movida por um motor elétrico que utiliza um conjunto de duas polias, acopladas por uma correia, conforme figura abaixo. A polia de raio R1= 15 cm está acoplada ao eixo do motor e executa 3000 rotações por minuto. Não ocorre escorregamento no contato da correia com as polias. O número de rotações por minuto, que a polia de raio R2= 60 cm executa, é de
Um trenó, de massa M, desce uma montanha partindo do ponto A, com velocidade inicial igual a zero, conforme desenho abaixo.