Questões de Concurso Militar EsFCEx 2010 para Oficial - Comunicação Social
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I. É uma cultura que surge espontaneamente das massas, ou seja, da forma contemporânea da arte popular.
II. Em todos os seus ramos fazem-se produtos, não só adaptados ao consumo das massas, mas que, em grande medida, determinam esse consumo.
III. Os diversos ramos da indústria cultural assemelham-se em sua estrutura ou, pelo menos, ajustam-se uns aos outros para constituir um sistema.
IV. Promove a união de domínios, antes separados, da arte superior e da arte inferior, com vantagem para ambos.
V. Constitui um sistema de produção de bens culturais que privilegia a elaboração de conteúdos próprios da alta cultura.
I. Os procedimentos metodológicos dos chamados Estudos Culturais são muito utilizados para a pesquisa sobre recepção, pois eles enfatizam o caráter ativo deste processo, diferente do que ocorre com outras metodologias de estudo da recepção da comunicação.
II. A Análise de Discurso é uma metodologia de origem francesa utilizada para analisar as mídias, inclusive no Brasil. A pesquisadora e professora Eni Orlandi da UNICAMP é uma das maiores críticas desta corrente metodológica.
III. A Semiologia e a Semiótica são noções que servem para nomear metodologias idênticas que se voltam para a pesquisa das imagens.
IV. A expressão Análise de Conteúdo é utilizada para designar uma corrente de pesquisa que prioriza os estudos comparativos quantitativos, como, por exemplo, a medição de materiais jornalísticos para analisar o posicionamento da imprensa acerca de determinados temas.
V. A Agenda Setting e as teses acerca do enquadramento (framing) têm sido utilizadas no Brasil e em outros países para pesquisas na área de Comunicação / Jornalismo e Política.
I. A noção de indústria cultural dava ênfase à industrialização dos bens culturais e as teses sobre a cultura de massas privilegiavam a cultura produzida pelos setores populares.
II. A teoria da indústria cultural priorizava a esfera da produção em contraposição à esfera do consumo, como acontecia nos estudos norte- americanos.
III. As teses sobre indústria cultural assinalavam o avanço do capitalismo e da lógica da mercadoria sobre a produção cultural, enquanto as teorias das culturas de massas não percebiam esta relação como algo central e problemático para a cultura.
IV. Os estudos orientados pela noção de indústria cultural estavam mais afinados com os interesses das grandes corporações culturais, enquanto os trabalhos afinados com a cultura de massas eram críticos às grandes empresas culturais.