Questões de Concurso Militar EsFCEx 2010 para Oficial - Conhecimentos Gerais
Foram encontradas 10 questões
A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça e condição social (...)"
(Sclavartz, Stuart B. Segredos Internos.)
A partir da análise do fragmento acima e dos conhecimentos sobre as consequências do processo colonial para a formação da sociedade brasileira é correto afirmar que:
I. Nas áreas do Nordeste e Rio de Janeiro é possível identificar uma situação de recuperação., marcado pelo surgimento de um novo mercado consumidor nas regiões mineradoras, a partir do "renascimento agrícola".
II. A política pombalina marca o referido contexto, uma vez que proporcionou a instalação de refinarias em Portugal e a criação das Companhias de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.
III. Em paralelo ao contexto da economia açucareira na América Portuguesa, as colônias francesas vivenciaram um aumento da produção de açúcar, em decorrência da queda do produto nas Antilhas.
I. O Tratado de Santo Ildefonso estabelecia a concessão portuguesa dos Sete Povos das Missões à França que passou a controlar a região do Rio da Prata.
II. A delimitação de fronteiras durante o século XVIII foi favorecida pela expansão territorial estimulada pela mineração, pelo bandeirismo, extrativismo e missões católicas.
III. O segundo Tratado de Utrecht estabelecia o reconhecimento português do direito espanhol à Colônia do Sacramento.
I. Um dos elementos de inspiração do movimento era o ideário revolucionário da República jacobina estabelecida na França entre 1793 e 1794.
II. Os Cavaleiros da Luz, denominação dos integrantes da sociedade maçônica baiana, impulsionaram o movimento de resistência fazendo circular panfletos que atacavam ferozmente a administração local.
III. O contexto da transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro agravou a situação das camadas mais pobres, sobretudo, pelo aumento nos preços dos produtos e pela diminuição da oferta de empregos na Capitania da Bahia.
IV. A Conjuração Baiana, assim como a Inconfidência Mineira, se pautou, basicamente, na discussão das questões políticas liberais e, apesar de obtido o apoio das camadas populares foi liderada por intelectuais e grandes comerciantes.
I. O Brasil assinou o Tratado de Paz e Aliança com Portugal que, entre outros fatores, obrigava D. Pedro I a ceder o título honorário de Imperador do Brasil a D. João VI e a não aceitar união com qualquer outra colônia portuguesa.
II. Foi adotada uma política livre-cambista que, apesar da tentativa de fomentar a indústria nacional, fracassou em função dos baixos preços dos produtos britânicos.
III. A Constituição outorgada em 1824 classificou, para fins eleitorais, os cidadãos em: cidadãos passivos - não alcançavam renda suficiente para ter direitos políticos: cidadãos ativos votantes - os que possuíam renda suficiente para votar; cidadãos ativos eleitores elegíveis - os que tinham renda suficiente para ser eleito.
IV. A Confederação do equador foi um momento crítico daquele período e se caracterizou pela liderança das elites de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará. Paraíba e Bahia, atingidos pela crise dos produtos típicos da região como o açúcar e o algodão.
OBRAS ARTISTAS
1. A cinza das horas.____________________________( ) Manuel Bandeira
2. O Manifesto da Poesia Pau Brasil.________________( ) Mário de Andrade
3. Paulicéia desvairada._________________________ _( ) Oswald de Andrade
4. Vendedor de frutas.___________________________( ) Di Cavalcanti
5. Operários.___________________________________( ) Tarsila do Amaral
6. Samba.
( ) Houve a preocupação da não formação de um estado rival poderoso nas fronteiras brasileiras do sul e a garantia de acesso a algumas provincias, como a de Mato Grosso.
( ) O ideal de reconstrução da unidade platina encontrava na anexação do Uruguai (Província Cisplatina) ao Brasil, um dos entraves para a sua consolidação, constituindo-se num dos pólos de rivalidade entre o Brasil e Argentina e culminando com a Independência do Uruguai em 1828.
( ) No campo econômico, a disputa entre os criadores de gado gaúchos e os proprietários blancos fomentava a aliança do Império brasileiro com os colorados e a oposição à Rosas, presidente argentino.
( ) A expansão econômica paraguaia e o fortalecimento de uma certa autonomia internacional daquele país ampliou a inserção britânica no comércio da região, a qual foi favorecida pelo alto poder aquisitivo das populações daquela região.
( ) O fortalecimento do Exército Brasileiro durante as incursões à Região do Prata e, sobretudo, durante a Guerra do Paraguai, garantiu àquela instituição um caráter desestabilizador do poder monárquico, haja vista a imposição de importantes ideias ao cenário político da crise imperial.
I. Tiveram origem no movimemo de trabalhadores rurais do Nordeste, na década de 1950, que lutavam pelo acesso à terra e melhores condicões de trabalho.
II. O Primeiro Congresso Nacional de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas ocorreu sob a liderança de Francisco Julião e pregou a reforma agrária e a extensão das leis trabalhistas ao campo.
III. A formaçào das Ligas Camponesas limitou-se à regiào Nordeste, onde a questão da terra gerava muitos conflitos no enfrentamento de problemas como miséria, seca e fome.