Questões de Concurso Militar EsSEx 2010 para Primeiro Tenente - Cirurgia Bucomaxilofacial

Foram encontradas 30 questões

Q193551 Odontologia
Quanto às fraturas do terço médio da face, forças aplicadas numa direção mais superior causam a separação da maxila e complexo nasal, aderido das estruturas zigomáticas e nasais. Também conhecida como fratura piramidal, esse tipo de fratura é classificada como:
Alternativas
Q193552 Odontologia
Uma fratura que ocorre transversalmente pela maxila, acima do nível dos dentes, onde o segmento fraturado contém o rebordo alveolar, partes das paredes dos seios maxilares, o palato e a parte inferior da apófise pterigoide do osso esfenoide. Também conhecida como fratura de Guérin ou fratura transversa, esse tipo de fratura pode ser classificada como:
Alternativas
Q193553 Odontologia
O abscesso estéril, secundário à isquemia prolongada resultante do uso de um anestésico local com vasoconstrictor (geralmente noradrenalina), ocorre mais frequentemente:
Alternativas
Q193554 Odontologia
Para obtermos ação anestésica na porção posterior do palato duro e seus tecidos moles sobrejacentes, anteriormente até o primeiro pré-molar e medialmente até a linha média, devemos fazer o bloqueio do nervo:
Alternativas
Q193555 Odontologia
Em determinadas situações, a extração de um dente incluso pode causar várias complicações. Após a observação de que remanescentes radiculares não-infectados, encontravam-se dentro do tecido ósseo sem causar danos, passou-se a considerar a permanência de raízes durante exodontias que apresentassem morbidade potencial associada. A esta técnica damos o nome de:
Alternativas
Q193556 Odontologia
O acesso cirúrgico ao seio maxilar, através de incisão no fundo de vestíbulo bucal superior, na região de pré-molares e molares superiores, com acesso a parede anterior do seio maxilar, tem o nome de:
Alternativas
Q193557 Odontologia
A técnica de Summers, descrita em 1994, é usada preferencialmente nos ossos de baixa densidade, na região de assoalho do seio maxilar, e tem como objetivo:
Alternativas
Q193558 Odontologia
A Cera para osso pode ser usada, em pequenas quantidades, para ocluir canalículos ósseos por onde passe vasos hemorrágicos. A Cera para osso é feita de:
Alternativas
Q193559 Odontologia
Um cisto de origem odontogênica, porém, originalmente considerado como cisto fissural, apresenta imagem radiográfica semelhante à uma pêra invertida. Podemos denominá-lo de:
Alternativas
Q193560 Odontologia
Qual das alternativas abaixo é comumente encontrada (o) no palato de crianças recém-nascidas, ocorrem ao longo da rafe palatina mediana e possivelmente se originam do epitélio aprisionado ao longo da linha de fusão. Esta é a descrição de:
Alternativas
Q193561 Odontologia
O cisto odontogênico de desenvolvimento mais comum, compreendendo cerca de 20% de todos os cistos epiteliais dos maxilares é o:
Alternativas
Q193562 Odontologia
O ameloblastoma é o tumor odontogênico de maior significado clínico, e pode ocorrer em três diferentes situações clínico-radiográficas, a seguir:
Alternativas
Q193563 Odontologia
Devido ao seu trajeto inicialmente quase horizontal e em seguida quase que vertical, produzindo um ângulo de aproximadamente 90º , o ducto excretor mais acometido por processos patológicos degenerativos e inflamatórios é o de:
Alternativas
Q193564 Odontologia
A incisão preferencial para os tratamentos das lesões periapicais em dentes não restaurados proteticamente com coroas, devido à facilidade de execução, amplitude e melhor exposição do campo cirúrgico e possibilidade de apicectomias múltiplas em dentes contíguos, é a incisão de:
Alternativas
Q193565 Odontologia
Dor facial ou oral intensa que dura segundos a 01 minuto. Geralmente, uma área de gatilho está presente onde um estímulo mecânico, como um leve toque, pode provocar um ataque. Esta descrição é característica da:
Alternativas
Q193566 Odontologia
O tratamento para alveolite seca é:
Alternativas
Q193567 Odontologia
Qual é a condição descrita por Urbach e Wiethe em 1929, caracterizada pela deposição de uma matéria frouxa na derme e no tecido conjuntivo submucoso dos pacientes acometidos, e que afeta inicialmente a mucosa laríngea e as cordas vocais?
Alternativas
Q193568 Odontologia
A dose máxima permitida de bupivacaína a 0,5% com adrenalina 1:200.000, numa única sessão, para um paciente adulto com 70kg é:
Alternativas
Q193569 Odontologia
O limite anterior do espaço facial retrofaríngeo é formado por:
Alternativas
Q193570 Odontologia
Qual é o espaço tecidual potencial que é limitado lateralmente pelo ventre anterior do músculo digástrico; superiormente pelo músculo miloioideo; e inferiormente pela pele, fáscia superficial, músculo platisma e fáscia cervical profunda?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: A
6: E
7: C
8: A
9: B
10: A
11: D
12: A
13: C
14: D
15: C
16: C
17: A
18: C
19: D
20: D