Questões de Concurso Militar EsFCEx 2011 para Oficial - Magistério Biologia

Foram encontradas 8 questões

Q267242 Biologia
Considere as informações e a figura abaixo para responder o item 14.

“Em 11 de março de 2011, no Japão, um terremoto seguido de tsunami abalou as fundações do país. Em consequência desses desastres naturais, houve o acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi, comprometendo as populações naturais e futuras. Desde o desastre em Fukushima cerca de uma centena de homens enfrenta diariamente a ameaça de morte imposta pelos níveis de radiação a que estão expostos, que representam muitos milhares de vezes o que os seres humanos absorvem naturalmente durante um ano, conforme se vê na ilustração. A história deste combate desigual entre o homem e uma força que ele próprio colocou ao seu serviço e que não consegue controlar totalmente, não é nova." 

Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações e considerando os efeitos da radiação sobre os sistemas vivos, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra “ V", quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A letalidade atribuída à exposição de 5000 a 6000 miliSieverts caracteriza a doença por radiação aguda, que causa danos teciduais severos.
( ) O comprometimento de gerações futuras está associado ao poder mutagênico da radiação, especialmente em células germinativas.
( ) A exposição a radiação de pequena dose é aceitável do ponto de vista genético pela natureza não cumulativa da radiação sobre os genes.
( ) Os efeitos deletérios da radiação sobre o material genético se restringem às mutações de ponto.
( ) As repercussões do acidente de Fukushima serão de grande amplitude no tempo e no espaço.
Alternativas
Q267252 Biologia
Considerando os danos não previstos da utilização da energia nuclear, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra “ V", quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Entre as consequências da dificuldade de controle da energia nuclear está a alteração da composição genética das populações com aumento da carga genética e redução da diversidade.
( ) Os mecanismos biológicos de reparo de danos ao DNA são capazes de neutralizar os efeitos da radiação a curto e médio prazos.
( ) A escolha da localização de uma usina nuclear deve priorizar o reconhecimento dos riscos em detrimento de aspectos econômicos.
( ) Os efeitos biológicos da energia nuclear podem ser considerados imprevisíveis a longo prazo, considerando a dinâmica dos sistemas vivos e sua relação com o meio.
( ) Os ecossistemas terrestres são mais sensíveis à contaminação radioativa do que os ambientes marinhos.
Alternativas
Q267255 Biologia

Considere o gráfico e as informações abaixo para responder os itens 23 e 24.



(CAMPBELL, p 521)
“O gráfico registra as cinco grandes extinções em massa, bem como a variação do número total de famílias de animais marinhos no mesmo período. Com base em dados fósseis e atuais sobre o desaparecimento de espécies, pesquisadores sugerem que, nos próximos séculos, vivenciaremos a sexta grande extinção no nosso planeta, caso medidas de conservação não sejam adotadas. Com base em fósseis e dados sobre a biodiversidade disponíveis na União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), eles realizaram inferências e comparações de taxas de extinção de espécies atuais e do passado. O resultado desse estudo publicado na Nature aponta que, apesar do que se apresenta, ainda não estamos com taxas de extinção semelhantes às dos cinco eventos de extinção em massa conhecidos, em que pelo menos 75% das espécies do planeta foram extintas. Mas, se forem consideradas todas as espécies classificadas como „ameaçadas‟ na lista da IUCN, em alguns séculos poderemos estar caminhando a passos largos para o sexto evento de extinção em massa na Terra. Ou seja, segundo os autores, ainda existe tempo para a introdução de medidas de conservação efetivas que possam evitar essa tragédia." (Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de...)
Numa perspectiva ecológica, a análise da situação descrita permite considerações que incluem:
Alternativas
Q267258 Biologia
Considere o texto abaixo para responder os itens 25 e 26.

“Ainda não tenho nome em linguagem científica. Sou um gafanhoto-de-olhoscor-de-rosa da família Caecidia, da Papua-Nova Guiné, Oceania. Moro na canópia da floresta, ou seja, no alto da copa das árvores, e me alimento exclusivamente de flores. Em 2009, um grupo de biólogos do Programa Inventário Rápido da Conservation International capturou 42 dos meus parentes nas montanhas da Cordilheira Muller. Vinte eram desconhecidos da ciência. Ficaram impressionados comigo, e eu com eles. Minha espécie está aqui há milhares de anos, mas só agora fomos apresentados." Ricardo Arnt

A partir de uma abordagem ecológica do texto, é correto afirmar:
Alternativas
Q267261 Biologia
Considere o texto abaixo para responder o item 27.

“A sempre-polêmica coruja-pintada do norte (Strix occidentalis caurina) está protegida pela Lei de Espécies em Perigo desde 1990, mas, apesar dos grandes esforços dos legisladores e conservacionistas, os números populacionais da ave continuam diminuindo. A Agência Americana de Pesca e Vida Selvagem (U.S. Fish and Wildlife Service – FWS) tem agora um plano radical para ajudar a caçadora: matar algumas das corujas-listradas (S. varia) que estão vencendo suas primas pintadas na competição por comida e hábitat. Além da diminuição de seu hábitat, a maior ameaça agora, de acordo com o FWS, é o número crescente de corujas-listradas na área. Essas aves são mais agressivas, vivem em qualquer tipo de floresta, e comem maior variedade de comida do que as corujas-pintadas." (Scientific American online 

Numa abordagem do texto com base em conhecimentos que associam ecologia e evolução, analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O plano da FWS compromete a diversidade genética das corujas listradas, podendo levar à extinção da espécie.
II. A relação ecológica entre as corujas listradas e pintadas deve ser caracterizada como competição intra-específica.
III. A condição mais generalista das corujas listradas confere à espécie maior poder adaptativo.
IV. A exclusividade dos habitats dos dois tipos de coruja impede o aumento de suas populações.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: A