Questões de Concurso Militar EsFCEx 2011 para Oficial - Magistério História
Foram encontradas 40 questões
I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.
II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.
III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.
1. Neolítico
2. Paleolítico
( ) Predomínio de caça e coleta
( ) Agricultura
( ) Sedentarização
( ) Domesticação de animais
( ) Manipulação de sementes
I. Mesmo no período conhecido por pré-história, o Egito já possuía uma civilização desenvolvida.
II. Achados arqueológicos no vale do Nilo mostram que já existia agricultura antes mesmo do sexto milênio a.C.
III. Os achados arqueológicos apontam que em fins do IV milênio a. C já se observava uma estratificação social que deu origem ao Estado egípcio.
I. O surgimento da polis decorreu do aumento demográfico, fator que causou uma rápida urbanização.
II. As cidades-Estados não se formaram em toda a Grécia Antiga.
III. No fim da época arcaica, Esparta já havia abolido todas as aldeias rurais, pois elas representavam um entrave ao desenvolvimento das cidades- Estados.
I. O patrocinium constituía-se em um laço de dependência entre um camponês e um grande proprietário, mediante a entrega de terras camponesas para um latifundiário que arcasse com os tributos.
II. A aristocracia senatorial teve o seu poder reduzido a partir das reformas de Diocleciano (284-305), posteriormente reiteradas por Constantino (306- 337).
III. Os trabalhadores livres urbanos tiveram o direito à vitaliciedade e hereditariedade de suas funções cassadas pelo Estado que, assim, liberava- os para o trabalho no campo.
I. As Cruzadas, inseridas no processo de reformas gregorianas, tiveram como um dos seus objetivos mais destacados, o fortalecimento do poder da Igreja sobre a cristandade.
II. O movimento cruzadista objetivava submeter infiéis, cismáticos e hereges ao poder da Igreja.
III. Nos séculos finais da Idade Média, o poder da Igreja limitava-se ao julgamento dos clérigos, pois a sua autoridade não se estendia à população civil.
I. O domínio, grande propriedade herdeira da villa romana, foi típico de todo o território da Europa ocidental.
II. A reserva senhorial da terra (terra indominicata) tendeu à diminuição de sua dimensão entre o período merovíngio (séculos V - VIII) e o carolíngio (séculos VIII - IX).
III. Mansus era a terra entregue ao camponês para a sua produção, constituindo- se na menor parcela de todo o domínio.
I. Os únicos herbívoros domesticados foram a lhama e a alpaca, prática restrita ao território andino.
II. As plantas domesticáveis mais difundidas foram o milho, vagens e abóbora, originárias do México.
III. O milho, importante cultura no altiplano mexicano, não se difundiu no território da América do Norte.
I. Desde os primeiros contatos, Colombo procurou entender o modo de vida dos povos indígenas.
II. Colombo, em suas cartas, menciona os índios como parte da paisagem descoberta, tais como as plantas, rios e animais.
III. Para Colombo, os índios eram desprovidos de qualquer tipo de cultura, ou seja, não possuíam costumes, ritos e religiões.