Questões de Concurso Militar EsFCEx 2011 para Oficial - Pedagogia
Foram encontradas 40 questões
“O conceito de cidadania, como aquela qualidade que distinguia todos os indivíduos que passavam pela escola pública, foi reelaborado nos moldes do novo capitalismo periférico, que admite um conceito de cidadania mitigada. O direito do cidadão passa a ser considerado em razão do estado de carência ou de necessidade.” (GARCIA apud MOURA, 2009, p. 262)
Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O problema é que, ao invés de políticas, são implementados programas e projetos educativos, cujo fim é promover ações que se consolidam como medidas de contenção social.
( ) Uma característica das ações educativas focalizadas é que as ações costumam ser mais assistencialistas e compensatórias do que verdadeiramente formativas.
( ) Um discurso presente nas ações educacionais focalizadas é o da responsabilidade social, apropriando-se de pressupostos que fazem parte das lutas das classes populares.
A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.
I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho.
II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania.
III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho.
I. O calendário escolar, o currículo e a organização da escola deverão se dar uniformemente a fim de facilitar os processos de transferência do aluno em todo o território nacional.
II. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.
III. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não- seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.
( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.
( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.
( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.
Para a definição de objetivos educacionais deve-se, segundo VEIGA, observar alguns critérios. Assinale a alternativa que expressa esses critérios.
“Um projeto colaborativo para a organização da aula procura dar conta do processo didático em toda sua abrangência. Objetiva orientar a reflexão com base na prática e para a prática, sendo um instrumento norteador da vida pedagógica que é gestada ao longo da aula.” (VEIGA, 2008, p. 267).
Analise as afirmativas abaixo, considerando o que um projeto colaborativo de organização de aula deve contemplar. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A flexibilização para permitir uma organização mais suave, passível de ajustes de acordo com as necessidades detectadas.
II. A participação atuante do grupo de professores, a fim de evitar o trabalho isolado de alguns deles.
III. O estabelecimento de relações hierárquicas, com o intuito de determinar equipes de coordenação e de execução.
IV. A utilização sem cautela das formas de trabalho colaborativo da balcanização, da cooperação fácil e da equipe artificial.
V. A diversificação, a fim de contemplar as diferenças de origens dos alunos e às diferenças culturais.
I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos.
II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho.
III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário.
IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional.
V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnico- científica.
I. As práticas sociais vivenciadas em outros espaços corroboram na formação da sua identidade.
II. Há interferência dos rituais, linguagens e gramaticalidade inerentes à localidade (territorialidade) em que vive, na sua constituição de professor.
III. A formação é a única influência capaz de moldar a identidade do professor.
IV. A história de vida influencia na atividade profissional.