Questões de Concurso Militar EsFCEx 2013 para Oficial - Comunicação Social
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Analise as afirmativas abaixo sobre Gerenciamento de Crise, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O gerenciamento de crise pressupõe a administração operacional para resolução dos danos causados, mas, também, a administração da versão que sobre ela a imprensa construa.
( ) Quando uma crise se instala, independente da sua dimensão, o porta-voz mais qualificado e indicado para falar pela organização é o seu principal executivo.
( ) No auge da crise, os meios de comunicação de massa se constituem na melhor estratégia a ser adotada, na medida em que atingem todos os tipos de públicos de interesse da organização.
( ) Entre as ações que não devem ser tomadas quando da administração da comunicação de crises, podem ser citadas a disposição para subestimar os fatos e a enunciação de todas as más notícias de uma única vez.
( ) A crise, em função das suas dimensões, pode gerar passivos à imagem
das organizações, tanto maior quanto menor for a credibilidade do
atingido.
Analise as afirmativas sobre os Estudos e Teorias da Comunicação, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) a Teoria Hipodérmica se constitui em uma abordagem global da mídia que assimila a diversidade entre os vários meios, respondendo ao seguinte questionamento: qual o efeito da mídia sobre a sociedade?
( ) a Teoria Funcionalista da Comunicação de Massa concentra a atenção nas consequências objetivamente verificáveis da ação da mídia sobre a sociedade.
( ) a Teoria Culturológica se propõe a realizar uma análise dos fenômenos, relacionando-os às forças sociais que os determinam, denunciando, assim, que a oposição entre o indivíduo e a sociedade é o resultado histórico da divisão de classe.
( ) a perspectiva dos Estudos Culturais estabelece que o papel da Cultura é reflexivo e residual em relação às determinações da esfera econômica, na medida em que é esta que explica os efeitos culturais-ideológicos da mídia.
( ) a Teoria Matemática da Comunicação consiste em um processo de
transmissão ideal das mensagens que permite a caracterização dos fatores
que perturbam a transmissão das informações.
Analise as afirmativas sobre o release, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O release surge, no Brasil, como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo na primeira metade do século XX.
( ) A partir da década de 90, o release transforma-se em um importante instrumento da iniciativa privada para aproximar-se do mercado consumidor.
( ) São critérios para aproveitamento de um release: o interesse público, a exclusividade, a disponibilidade, o fato de ser novidade e a adequação.
( ) O release pode ser definido como material informativo, distribuído aos jornalistas, que se constitui no principal critério para avaliação da qualidade do trabalho desenvolvido pela assessoria.
( ) É o principal instrumento físico de um sistema de informação e
relacionamento entre a organização e a imprensa.
Analise as afirmativas sobre Imagem Corporativa, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A imagem corporativa se constitui na manifestação tangível da personalidade da organização.
( ) A imagem corporativa é o resultado de processos de comunicação diretos e indiretos.
( ) A imagem corporativa configura-se historicamente e se expressa na cultura organizacional.
( ) A imagem corporativa é projetada para o interior (auto-imagem) e para o exterior (imagem pública), apresentando-se sempre mais ou menos dissonante daquilo que a organização é.
( ) A imagem corporativa representa todo o composto de uma organização –
valores culturais, negócios, produtos, serviços.
Segundo Barbosa Filho (2003), os gêneros de informação podem ser descritos de dois modos diferentes. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Os gêneros podem ser descritos de dois modos diferentes: (a) pela observação empírica e (b) pela análise abstrata.
II. Os gêneros podem ser descritos de dois modos diferentes: (a) pela análise de conteúdo e (b) pela análise de discurso.
III. Os gêneros podem ser descritos de dois modos diferentes: (a) pelas propriedades discursivas que igualam ou diferenciam gêneros e (b) pela conceituação dessas propriedades.
IV. Os gêneros podem ser descritos de dois modos diferentes: (a) pelas formas de identificação com o leitor; e (b) pelas formas de codificação do jornalismo.
V. Os gêneros podem ser descritos de dois modos diferentes: (a) pelo
conjunto de regras culturais que orientam a compreensão do leitor e (b)
pelo conjunto de regras que preexistem ao relato jornalístico.
As relações com os meios de comunicação ou relações com a imprensa baseiam-se em três princípios articulados. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Tais princípios referem-se: à atualidade da informação; à proximidade dos eventos relatados; e à implicação dos sujeitos nos fatos divulgados.
II. Tais princípios referem-se: às características da notícia institucional; às coberturas pré-programadas das editorais dos veículos; e a relacionamentos pessoais com editores e jornalistas.
III. Tais princípios referem-se: à veiculação de publicidade nos veículos; à segmentação dos veículos (públicos-alvo); e a interesses compartilhados entre fonte de informação e empresa jornalística.
IV. Tais princípios referem-se: ao enquadramento; a subsídios informativos que facilitem a cobertura noticiosa; e à construção da agenda midiática.
V. Tais princípios referem-se: à relevância dos acontecimentos relatados;
aos critérios de noticiabilidade; e a rotinas da produção noticiosa