Questões de Concurso Militar EsFCEx 2013 para Oficial - Magistério História

Foram encontradas 47 questões

Q521728 História
 Tomando como ponto de partida o texto “O Sentido da Colonização“, de Caio Prado Júnior (em Formação do Brasil Contemporâneo), analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.


I. Diferentemente da Espanha, Portugal inicia, logo após os primeiros contatos com os povos indígenas, a efetiva colonização das terras “descobertas".

II. Para Caio Prado Jr, a idéia de povoar as novas terras derivou da necessidade de tornar produtivas as feitorias, capacitando-as a fornecer gêneros para os fins mercantis.

III. No contexto colonial, os metais, mesmo sendo os maiores atrativos para os colonizadores, ocuparam uma posição de pouca relevância nos dois primeiros séculos coloniais. 

Alternativas
Q521729 História
Quando tratamos da Independência do Brasil e da formação do Império brasileiro, é correto afirmar que:
Alternativas
Q521730 História
No contexto colonial, a escravidão indígena foi limitada por diversos fatores. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.


I. Entre os fatores limitadores da escravidão indígena, não está presente qualquer posição da Coroa Portuguesa.

II. Os índios que de fato reagiram à escravidão foram aqueles que habitavam as regiões mais distanciadas do litoral.

III. Um dos fatores que desencadearam a expulsão dos jesuítas da América Portuguesa no século XVIII foi a sua resistência ao uso da mão-de-obra indígena pelos colonos. 

Alternativas
Q521731 História
Sobre a rebelião regencial conhecida por Cabanagem, marque a opção correta.
Alternativas
Q521732 História
As afirmativas abaixo tratam do sistema de capitanias hereditárias e do estabelecimento do governo geral na América portuguesa. Analise-as e marque a opção correta.


I. Entre as motivações para a criação do sistema administrativo de governo geral nas possessões portuguesas da América estava o risco de perda de parte do território para os franceses.

II. A criação do sistema de capitanias hereditárias, implantado na América portuguesa durante a década de 1530, foi uma decisão que provocou um acelerado crescimento populacional e produtivo na região em poucas décadas.

III. Entre as prerrogativas entregues pelo rei de Portugal aos capitães donatários, encontravam-se a de doar terras, a de reter para si parte da renda da produção e a de monopolizar a justiça, o que incluía o poder de condenar à morte em certos casos. 

Alternativas
Q521733 História
O fator de maior efetividade para a conquista e ocupação de áreas sertanejas da América portuguesa no primeiro século da colonização foi:
Alternativas
Q521734 História
 Analise as afirmativas sobre a Constituição de 1824 e marque a opção correta.


I. O texto constitucional considerou sagrada, inviolável e irresponsável a pessoa do Imperador.

II. A constitucionalização da nação brasileira foi uma decorrência do respeito do Imperador à Assembléia Constituinte que se incumbiu da elaboração da Carta.

III. A Constituição estabeleceu que todos os portugueses residentes no Brasil naquele momento seriam considerados brasileiros. 

Alternativas
Q521735 História
 Sobre o Tenentismo, analise as afirmativas e marque a opção correta.


I. Crítico às fraudes eleitorais e ao domínio das oligarquias, o Tenentismo pautou-se pela defesa de uma democracia ampla no País.

II. Contrário ao domínio das oligarquias, o Tenentismo transitou progressivamente de uma conduta de caráter corporativo para a defesa crescente de propostas de transformação política para o País.

III. Apesar de críticos do sistema político vigente, os tenentes rebeldes da década de 1920 mantiveram uma conduta de neutralidade quando do golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder em 1930. 

Alternativas
Q637013 História
Referindo-se à década de 1880 no Brasil, John Schulz escreveu que “durante a crise, o corpo de oficiais fez a sua estréia como uma força política”. Assinale a opção que, pelo seu contexto, está relacionada à observação do autor.
Alternativas
Q637014 História
Uma característica comum esteve presente em dois amplos períodos da Europa medieval. Os períodos são: séculos V-VIII e séculos X-XIII. Assinale a opção que contém a característica aludida.
Alternativas
Q637015 História

Analise as afirmativas sobre a estrutura econômica medieval européia dos séculos VI a X e marque a opção correta.

I. A retração do comércio e da circulação monetária deveu-se, sobretudo, ao declínio populacional do ocidente europeu no período.

II. A baixa produtividade artesanal e agrícola e a pobreza acentuada estiveram relacionadas ao significativo incremento demográfico do período.

III. A retraída condição demográfica era motivada pela diminuição dos rendimentos, que, por sua vez, era uma consequência da baixa densidade populacional.

Alternativas
Q637016 História
Assinale a opção que reflete a compreensão historiográfica comum a respeito do despotismo esclarecido ou ilustrado.
Alternativas
Q637017 História

Analise as afirmativas sobre o contrato feudo-vassálico e, em seguida, assinale a opção correta.

I. Contrato em que um homem livre entrega a outro homem também livre um bem qualquer em troca de serviço militar e lealdade.

II. Contrato em que um homem livre entrega a um homem não livre uma parcela de terra em troca do serviço militar e da lealdade deste último.

III. Contrato que os camponeses (servos) firmam entre si para dividir o tempo que será dedicado ao cumprimento das obrigações para com o senhor feudal proprietário das terras onde vivem e trabalham.

Alternativas
Q637019 História
Sobre as cidades-Estados gregas da Antiguidade, é correto afirmar que:
Alternativas
Q637020 História
Assinale a opção na qual todos os termos podem ser associados ao fascismo.
Alternativas
Q637021 História
Sobre o México às vésperas da Independência, é correto afirmar que
Alternativas
Q637022 História

Analise o trecho abaixo com base nas características do processo histórico ao qual ele se relaciona e preencha as lacunas de modo a conferir sentido ao texto, em seguida, marque a opção correta.

Uma das razões imediatas para a crise norte americana e mundial dos anos 1930 foi _______________________________________________ EUA. Uma das primeiras medidas para atenuar os seus efeitos foi ________________________________ para que os países com baixas reservas pudessem adquirir bens produzidos nos Estados Unidos e a _____________________________________ mercado interno.

Alternativas
Q637023 História
Segundo Georges Duby, na sua análise sobre os séculos finais da Idade Média, é correto afirmar que:
Alternativas
Q637024 História

Analise as afirmativas sobre a Guerra Fria e marque a opção correta.

I. Foi, sobretudo, na Conferência de Potsdam (julho e agosto de 1945), e após o lançamento das bombas sobre o Japão, desnecessárias em termos militares, que os EUA iniciaram um processo de demonstração de força para impedir os avanços soviéticos no mundo, cuja expressão maior até então foram os acordos celebrados em Yalta.

II. Antes de 1945, momento que marca o final da Segunda Grande Guerra, não houve oposições ao regime soviético no plano internacional, visto que a URSS não havia adquirido ainda a força econômica e militar que passara a ter após a vitória contra o Eixo.

III. Uma das medidas estadunidenses mais significativas no início do processo de Guerra Fria foi a exigência de que a URSS se retirasse do Irã, que, em seguida, passou a constituir um espaço ocupado pelos EUA e uma ameaça direta e frontal à nação soviética.

Alternativas
Q637025 História
Escolha a única opção que contém três situações ou características vivenciadas pela economia brasileira da Primeira República.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: D
5: E
6: D
7: A
8: B
9: B
10: A
11: E
12: C
13: A
14: E
15: B
16: E
17: D
18: C
19: E
20: C