Questões de Concurso Militar CMBH 2014 para Aluno do Colégio Militar (EM) - Português
Foram encontradas 20 questões
Leia o seguinte trecho do texto 1:
“Aquela história de 'quando eu ganhar na Mega Sena', 'quando eu me casar', 'quando tiver filhos', 'quando meus filhos crescerem', 'quando eu tiver um emprego fabuloso' ou 'quando encontrar um homem que me mereça', tudo isso serve apenas para nos distrair e nos fazer esquecer da felicidade de hoje.” (l. 28 a 31)
O vocábulo “quando”, em destaque, sugere, no contexto:
I. “... cresceu esperando a felicidade com maiúsculas e na primeira pessoa do plural.” (texto 1, l. 16) II. “A nova equação vai levar em conta a, talvez, mais preponderante variável de satisfação ou frustração do ser humano: o outro.” (texto 2, l. 16 e 17) As ideias contidas nos trechos podem ser confirmadas pelas seguintes citações, EXCETO:
Leia o seguinte trecho do texto 1:
“Eu já suspeitava que a felicidade com letras maiúsculas não existia, mas dava a ela o benefício da dúvida” (l. 2 e 3)
No contexto, “dar o benefício da dúvida”, significa;
Leia os trechos abaixo, retiradas dos textos 1 e 2, respectivamente:
I. “... cresceu esperando a felicidade com maiúsculas e na primeira pessoa do plural.” (texto 1, l. 16)
II. “A nova equação vai levar em conta a, talvez, mais preponderante variável de satisfação ou frustração do ser humano: o outro.” (texto 2, l. 16 e 17)
Analise as afirmativas abaixo sobre os excertos apresentados:
1- Nos dois trechos, há uma expectativa quanto a satisfação/frustração em relação ao outro.
2- No trecho I, a felicidade deve ser um bem compartilhado.
3- No trecho II, o outro é considerado a variável primordial para elevar o nível de satisfação do ser humano.
Está(ão) correta(s):
trata-se de um somatório, cuja variável t é determinada pelo grau de satisfação individual mediante os pequenos fatos do cotidiano, pode-se afirmar que quanto maior a variável, maior o resultado da felicidade. Analise as proposições abaixo, retiradas do texto 1 , em relação às ideias apresentadas na afirmação:
I. “Melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia do que viver eternamente em compasso de espera.”(l. 38 e 39) II. “Afinal, desde que nos entendemos por gente aprendemos a sonhar com essa felicidade no superlativo”. (l. 3 e 4) III. “Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas.” (l. 8) IV. “Criada para viver grandes momentos, grandes amores e aquela felicidade dos filmes...” (l. 23 e 24) V. “Agora, viajando com frequência por causa de seu trabalho, ela descobriu que dá pra ser feliz no singular.” (l. 18 e19)
São verdadeiras as proposições:
Identifique a alternativa que exemplifica a ideia expressa neste trecho:
Tendo em vista a proposta apresentada pelo Texto 2, analise as reflexões de cientistas e filósofos. A seguir, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com o ponto de vista do texto em questão.
Leia atentamente a charge de Calvin:
A ideia existente no terceiro quadrinho só não se contrapõe à seguinte passagem do texto 1:
( ) Em “ esperar para ser feliz é um esporte que abandonei há tempos” (texto 1, l. 27) – as duas expressões destacadas traduzem, no contexto, as ideias de finalidade e tempo, respectivamente. ( ) Há uma relação semântica (de significado) entre as expressões “dieta de felicidade” e “uso moderadíssimo da palavra quando”. (texto 1, l. 27 e 28) ( ) Em “ Forma suprema do pensamento abstrato, que, por sua vez, é a manifestação suprema do intelecto humano” ( texto 2, l. 1), a vírgula, após o vocábulo abstrato, coloca em destaque o aposto explicativo. ( ) Em “ Mas não é.” (texto 2, l. 2), o vocábulo destacado tem valor aditivo: soma uma ideia em relação à outra. ( ) Em “ Ser feliz é uma questão de cálculo” (título – texto 2) e em “para avaliar periodicamente seu grau de satisfação” , os termos destacados exercem, sintaticamente, a mesma função. ( ) Em “ chegou à fórmula” e “acertou quais jogadores seriam felizes”, os termos destacados são complementos de verbos transitivos. (texto 2, l. 9 e 10)
Segundo a Gramática do Português Contemporâneo - Celso Cunha, empregam-se parênteses para intercalar/isolar uma: 1- explicação dada ou uma circunstância mencionada acidentalmente; 2- reflexão, um comentário à margem do que se afirma; 3- nota emocional, expressa geralmente em forma exclamativa ou interrogativa; e 4- oração intercalada com verbo declarativo.
Levando-se em conta os exemplos do texto 1, justificam estas três ocorrências os itens ressaltados em:
O termo destacado tem o mesmo valor morfossintático em: