Questões de Concurso Militar EsFCEx 2015 para Oficial - Fonoaudiologia
Foram encontradas 40 questões
No que se refere à aquisição de linguagem, após os 2 anos este é apresentado considerando a organização linguística esquematizada em fonologia, sintaxe, semântica e pragmática. Levando ainda em consideração o modelo cognitivista de Piaget, analise as assertivas abaixo.
( ) O primeiro marco sintático no desenvolvimento de linguagem da criança se dá quando, à partir dos 18 meses, iniciam-se as primeiras construções frasais compostas de 2 sintagmas.
( ) Aos 3 anos e 6 meses desaparecem as simplificações de líquidas não-laterais e as semivocalizações.
( ) Aos 48 meses as crianças ainda não possuem a habilidade de usar corretamente os principais tempos verbais regulares.
A opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
Leia o texto abaixo. “O Edema de Reinke é um edema crônico, que se localiza na camada ______________________________ da lâmina própria, o chamado Espaço de Reinke. A ocorrência desta lesão se dá em adultos de ambos os sexos, com idade entre 45 e 65 anos de idade, que apresentam uma feqüente associação de uso intensivo da voz, abusos vocais variados e tabagismo.”
A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é:
De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, a Lei n° 6.965/81 no decreto n° 87.218/82 determina que vários procedimentos conduzem o profissional na execução de suas atividades.
I. Exercer a atividade de forma plena, utilizando os conhecimentos e recursos
necessários, para promover o bem-estar do cliente e da coletividade
resguardar a privacidade do cliente.
II. Recusar-se a exercer a profissão quando as condições de trabalho não forem dignas, seguras e salubres.
III. Apontar falhas nos regulamentos e normas de instituições quando as julgar incompatíveis com exercício da atividade ou prejudiciais ao cliente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes.
IV. Assumir responsabilidades pelos atos praticados.
V. Utilizar seu nome e número de registro no Conselho Regional no qual estiver inscrito, em qualquer procedimento fonoaudiológico, acompanhado de rubrica ou assinatura.
Após analisar as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
O fenômeno da Ecolalia em sujeitos diagnosticados dentro dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) tem sido bastante documentado e sua utilização na clínica fonoaudiológica da linguagem tem levantado controvérsias. Sobre os TEA e a ecolalia, julgue as assertivas abaixo:
I. A abordagem pragmática sugere a retirada de todos os processos ecolálicos destas crianças, visto que a ecolalia não possui funcionalidade.
II. Algumas linhas teóricas consideram a ecolalia um sintoma de falha cognitiva indicativo de que a mensagem não foi bem decodificada.
III. A especularidade proposta por Lemos (1981) já previa a utilização de fragmentos do discurso do outro como processo de dependência dialógica à fala do adulto.
Após analisar as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Segundo o autor Miller, referenciado na publicação do Capítulo I do Livro Avaliação da Linguagem (Acosta et al, 2003), para elaborar um plano de avaliação da linguagem coerente temos que responder a três perguntas importantes: para quê avaliar? O quê vamos avaliar? Como vamos avaliar? Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. “Para que avaliar?” indica o conteúdo do plano de avaliação como habilidades linguísticas.
II. “O que avaliar?” propõe que o terapeuta deverá saber quais são as bases anatômicas e funcionais, as dimensões e os processos de linguagem.
III. “Como avaliar?” considera os procedimentos e estratégias a serem utilizadas durante a avaliação da linguagem.
IV. “Para que avaliar?” indica quais os objetivos de submeter uma criança ao processo de avaliação da linguagem.
V. “O que avaliar?” está relacionado ao motivo da avaliação clínica fonoaudiológica.
VI. “Como avaliar?” corresponde a necessidade de realizar o processo de avaliação da linguagem.
Marcela Miranda é professora da rede municipal de ensino e compareceu a um Centro de Saúde para avaliação fonoaudiológica. Foi encaminhada pelo otorrinolaringologista (ORL), devido a queixa de rouquidão constante e cansaço ao falar há três meses, havendo piora da voz ao final do dia. O laudo ORL acusou presença de cisto em prega vocal direita. A emissão do “S” foi de 5 segundos e a do “Z” foi 7 segundos. Coloque entre parênteses a letra “V ”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) Este é um caso com resolução exclusiva pela fonoterapia.
( ) O resultado da relação S/Z indica esforço à fonação.
( ) Caso o cisto promova rigidez das pregas vocais de Marcela Miranda, a voz resultante provavelmente será astênica.
( ) Orientações sobre a saúde vocal e os fatores ambientais da disfonia de Marcela Miranda são essenciais para o bom resultado da terapia fonoaudiológica.
A opção que apresenta a sequência correta é:
Sendo um exame complementar e que tem por objetivo tomar mais preciso o diagnóstico das alterações auditivas, que avaliam as atividades bio-elétrica na via auditiva, do nervo auditivo ao córtex cerebral, em resposta a um estimulo acústico.
A alternativa que define corretamente esse tipo de avaliação é: