Questões de Concurso Militar EsFCEx 2016 para Capelão Evangélico
Foram encontradas 20 questões
Analise as afirmativas sobre a Missão nos testamentos (Antigo e Novo) bíblicos, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) No Antigo Testamento, não há indícios de que os israelitas, enquanto grupo chamado, teriam sido enviados a irromper barreiras culturais e geográficas, a fim de apregoar e converter pessoas de outras crenças para a fé em Yahweh.
( ) Segundo David Bosch, a importância do Antigo Testamento para a compreensão da missão do Novo Testamento, diz respeito ao fato de que este expressa um tipo de fé não hierofanica por natureza, mas soteriológica; tendo como paradigma a convicção de que Deus libertou os antepassados israelitas do Egito, ressaltando a importância da intervenção divina.
( ) A compaixão de Yahweh se estende a outros povos. Isso deixa clara a
preocupação divina também com outras nações, não somente com Israel.
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.
“por volta do Séc, XVIII, passou-se a compreender______________ como um sistema alternativo de crença incorporado em comunidades ideológicas mutualmeníe excludentes.” (Wilfred Smith)
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.
“O fato de a sociedade segmentária de linhagem também ser chamada de __________ fez com que aos representantes desta concepção fosse feita a acusação de __________ . Deve-se, contudo, ressaltar que na(o) ____________ o momento da igualdade sempre se refere à posição nos segmentos que estão equidistantes do __________ ou entre os seguimentos e suas diferentes visões entre si.”
(KESSLER, Rainer. História social do antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 2009. p. 75)
Analise os itens que podem ser considerados problemas antropológicos e que dificultam a relação dos preceitos do Antigo Testamento com os dias de hoje. A seguir, assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
I. Não se pode fazer paralelos entre os Estados Teocrático e Monárquico do Antigo Testamento e os sistemas da maioria dos Estados contemporâneos, onde o sistema de leis submete tanto os governantes quanto o povo a um pacto social laico e não a uma regula religiosa, nem tampouco elegendo pessoas tabu (ungidas por Deus).
II. E difícil relacionar o modelo vetero-testamentário tanto da versão javista quanto sacerdotal da criação com a exigência atual de igualdade entre os sexos.
III. No Antigo Testamento a questão da individualidade não tinha tanto valor quanto na dualidade. Diferente dos tempos atuais, nos quais o vínculo familiar e o senso de coletividade parecem não possuir tanta importância na identificação e situação social do indivíduo.
IV. Os paralelos entre o contexto político e as relações dos homens da polis vetero-testamentária com os dias de hoje são de valia plena, posto que o homem continua o mesmo, independente do ambiente em que vive.
Analise as afirmativas sobre as mudanças da estrutura escatológica após o ensino de Cristo sobre o Reino de Deus como atestadas por George Ladd, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Enquanto que o judaísmo do Antigo Testamento ansiava pelo Dia do Senhor, momento singular em que Yahweh estabelecería o seu Reino sobre na terra, há dois momentos em que o Reino é estabelecido: na primeira e na segunda vinda de Cristo.
( ) No futuro, ou seja, na parousia, os céus se separam definitivamente da Terra, sendo este lugar de delícias, sem dor e sofrimento; um paraíso no qual os santos habitarão pelos tempos eternos.
( ) O Reino de Deus passa a ser compreendido como inativo durante o Antigo Testamento, sendo estabelecido na Vinda de Cristo e reafirmado na Segunda Vinda, com o estabelecimento do período milenar, no qual ele reinará com os reis e sacerdotes redimidos.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.
"___________redescobrira Paulo para o século V; Lutero o fez para o século XVI E, para ele, o cerne da teologia paulina se encontrava em Romanos 1. 16, onde se descreve o evangelho como 'o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê' [...] Seus estudos teológicos e sua estada___________ haviam instilado nele a convicção de que deveria aplacar um Deus irado por meio da __________ e da incessante prática de boas obras. Somente anos mais tarde ele compreendeu que a justiça de Deus não significava a punição e a ira justas de Deus, mas sua dádiva de__________ e misericórdia."
(BOSCH, David. Missão Transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002. p. 294)
Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
O “Romantismo", movimento artístico, político e filosófico do século XVIII, surgiu como:
( ) Uma reação favorável aos temas centrais do Iluminismo.
( ) Desejo de apelar à imaginação humana, admitindo o senso de mistério.
( ) Uma insatisfação às tradicionais doutrinas cristãs e aos chavões éticos-morais do Iluminismo.
A “Quadriga”, esquema proposto por Nicolau de Lira, tomou-se o método padrão de interpretação da Bíblia na Idade Média. Conhecida também como o “Método de Interpretação dos quatro lados”. Na Idade Média, os estudiosos da Bíblia achavam que o texto bíblico tinha pelo menos quatro sentidos. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Tropológico
2. Anagógico
3. Literal
4. Indutivo
5. Analítico
6. Devocional
7. Alegórico
( ) O sentido pelo qual o texto bíblico poderia ser tomado por seu valor aparente.
( ) Interpretava certas passagens bíblicas com a finalidade de criar declarações doutrinárias. Essas passagens tinham a tendência de ser obscuras ou de possuir um sentido literal que, por razões teológicas, era inaceitável aos olhos dos seus leitores.
( ) Interpretava as passagens com a finalidade de gerar uma orientação ética para a conduta cristã.
( ) Interpretava as passagens com o
objetivo de indicar os
fundamentos da esperança cristã,
apontando na direção do futuro
cumprimento das promessas
divinas na Nova Jerusalém.
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.
Conforme menciona Harpprecht, para Martinho Lutero “A famosa definição dos______________ , aconselhamento pastoral é o ‘mutuum colloquium et consolado fratrum’.
Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Uma das questões mais relevantes a ser discutidas, em especial na disciplina da filosofia da religião, é se Deus é simplesmente uma criação da mente humana ou se ele existe independente do pensamento humano. Em diversas áreas do pensamento religioso, há um interesse crescente pelo “realismo crítico”, que pode ser sintetizado por duas proposições:
( ) Deus existe de uma forma dependente do pensamento humano.
( ) Deus não existe de uma forma dependente do pensamento humano.
( ) Deus existe de uma forma independente do pensamento humano.
( ) Os seres humanos são forçados a usar modelos ou analogias para descrever a Deus, pois ele não pode ser conhecido de uma forma direta.
( ) Os seres humanos são forçados a usar modelos e analogias para
descrever a Deus, pois ele pode ser conhecido de uma forma direta.
Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. No meio católico o conceito de catequese é o que melhor expressa o papel da Igreja no ministério do ensino cristão. O teólogo Católico C. Floristan identifica três naturezas da catequese:
( ) Como iniciação à fé e educação da fé.
( ) Como dissociada da evangelização.
( ) Como distinta do ensino religioso escolar.