Questões de Concurso Militar EsSEx 2017 para Primeiro Tenente - Farmácia
Foram encontradas 50 questões
De acordo com ANSEL, H. C et al. (2013), os injetáveis são preparações estéreis, livres de pirogênios, destinados à administração parenteral. Sobre métodos de esterilização e sua validação, julgue as afirmativas abaixo:
I – O mecanismo de destruição microbiana pelo calor úmido ocorre por desnaturação e coagulação de proteínas essenciais ao microrganismo.
II – Um indicador biológico é uma preparação constituída de microrganismos específicos e resistentes a determinado processo de esterilização. Na esterilização por calor seco, são utilizados esporos de Bacillus subtilis.
III – O aumento da pressão de vapor no processo de esterilização por calor úmido proporciona a destruição dos microrganismos.
IV – O teste para detecção de endotoxinas usando o lisado de amebócitos de Limulus (LAL) é considerado mais sensível que o teste com coelhos.
V – A esterilização por óxido de etileno atua nas estruturas vitais das células microbianas, como a nucleoproteína cromossômica.
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada, RDC Nº 306 de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta.
1- Grupo A1
2- Grupo A2
3- Grupo A3
4- Grupo A4
( ) Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou seus familiares.
( ) Culturas e estoques de microrganismos resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
( ) Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microrganismos, bem como suas forrações, e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não a estudo anátomo-patológico ou confirmação diagnóstica.
( ) Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores;
filtros de ar e gases aspirados de área contaminada;
membrana filtrante de equipamento médico-hospitalar e
de pesquisa, entre outros similares; sobras de amostras de
laboratório e seus recipientes contendo fezes, urina e
secreções, provenientes de pacientes que não contenham e nem sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco 4, e
nem apresentem relevância epidemiológica e risco de
disseminação, ou microrganismo causador de doença
emergente que se torne epidemiologicamente importante
ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido ou
com suspeita de contaminação com príons; tecido adiposo
proveniente de lipoaspiração, lipoescultura.
A modernização da instrumentação levou a uma revolução nas análises químicas, clínicas e pesquisas acadêmicas. Sobre a espectrometria de massa (MS), julgue as afirmativas abaixo:
I – A espectrometria de massa é útil para separar compostos que são naturalmente voláteis ou que podem ser facilmente convertidos em uma forma volátil.
II – Todos os espectrômetros de massa possuem três componentes básicos: uma fonte iônica, um analisador de massa e um detector iônico.
III – Na técnica MALDI, sua fonte consiste em uma mistura sólida do analito e da matriz em um chip, juntamente com uma luz laser e óptica de íons.
IV – A maioria dos laboratoristas está familiarizada com o uso da MS para a análise de drogas e outros compostos de alto peso molecular, como por exemplo, as proteínas.
V – Uma tecnologia de grande potencial para detecção precoce de vários tipos diferentes de câncer, chamada de proteômica, tem como base o uso da espectrometria de massa.