Questões de Concurso Militar EsSEx 2017 para Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 50 questões

Q1009306 Farmácia
Radiofármacos são preparações farmacêuticas com finalidade diagnóstica ou terapêutica que, quando prontas para o uso, contêm um ou mais radionuclídeos. Marque abaixo a alternativa que, segundo a Farmacopéia Brasileira, 5ª Edição, não é uma das formas de obtenção de radionuclídeos, usados na produção de radiofármacos:
Alternativas
Q1009307 Farmácia

De acordo com ANSEL, H. C et al. (2013), os injetáveis são preparações estéreis, livres de pirogênios, destinados à administração parenteral. Sobre métodos de esterilização e sua validação, julgue as afirmativas abaixo:


I – O mecanismo de destruição microbiana pelo calor úmido ocorre por desnaturação e coagulação de proteínas essenciais ao microrganismo.

II – Um indicador biológico é uma preparação constituída de microrganismos específicos e resistentes a determinado processo de esterilização. Na esterilização por calor seco, são utilizados esporos de Bacillus subtilis.

III – O aumento da pressão de vapor no processo de esterilização por calor úmido proporciona a destruição dos microrganismos.

IV – O teste para detecção de endotoxinas usando o lisado de amebócitos de Limulus (LAL) é considerado mais sensível que o teste com coelhos.

V – A esterilização por óxido de etileno atua nas estruturas vitais das células microbianas, como a nucleoproteína cromossômica.

Alternativas
Q1009308 Farmácia

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada, RDC Nº 306 de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta.


1- Grupo A1

2- Grupo A2

3- Grupo A3

4- Grupo A4


( ) Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou seus familiares.

( ) Culturas e estoques de microrganismos resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.

( ) Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microrganismos, bem como suas forrações, e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não a estudo anátomo-patológico ou confirmação diagnóstica.

( ) Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores; filtros de ar e gases aspirados de área contaminada; membrana filtrante de equipamento médico-hospitalar e de pesquisa, entre outros similares; sobras de amostras de laboratório e seus recipientes contendo fezes, urina e secreções, provenientes de pacientes que não contenham e nem sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco 4, e nem apresentem relevância epidemiológica e risco de disseminação, ou microrganismo causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido ou com suspeita de contaminação com príons; tecido adiposo proveniente de lipoaspiração, lipoescultura.

Alternativas
Q1009309 Farmácia

A modernização da instrumentação levou a uma revolução nas análises químicas, clínicas e pesquisas acadêmicas. Sobre a espectrometria de massa (MS), julgue as afirmativas abaixo:


I – A espectrometria de massa é útil para separar compostos que são naturalmente voláteis ou que podem ser facilmente convertidos em uma forma volátil.

II – Todos os espectrômetros de massa possuem três componentes básicos: uma fonte iônica, um analisador de massa e um detector iônico.

III – Na técnica MALDI, sua fonte consiste em uma mistura sólida do analito e da matriz em um chip, juntamente com uma luz laser e óptica de íons.

IV – A maioria dos laboratoristas está familiarizada com o uso da MS para a análise de drogas e outros compostos de alto peso molecular, como por exemplo, as proteínas.

V – Uma tecnologia de grande potencial para detecção precoce de vários tipos diferentes de câncer, chamada de proteômica, tem como base o uso da espectrometria de massa.

Alternativas
Q1009310 Farmácia
Segundo a Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, a espectroscopia de absorção atômica é utilizada para a determinação de diversos elementos da tabela periódica e consiste, basicamente, de quatro técnicas. Assinale a alternativa abaixo que cita o elemento que é determinado pelo método de espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio:
Alternativas
Q1009311 Farmácia
Os elixires são formas farmacêuticas líquidas indicadas para o uso oral e normalmente flavorizadas para melhorar a palatabilidade. Em relação aos elixires, marque abaixo a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1009312 Medicina

Em relação à malária (ciclo de vida, epidemiologia, doença clínica e diagnóstico), considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I – Os parasitas da malária passam por uma fase assexuada (esquizogonia) em mosquitos Anopheles, que resulta na produção de esporozoítos infectantes, e uma fase sexuada (esporogonia) nos humanos.

II – Indivíduos da raça negra com traço falciforme são menos susceptíveis à malária causada pelo P. vivax.

III – O pontilhado de Schüffner é observado em eritrócitos infectados pelo P. vivax e P. ovale.

IV – Esfregaços de sangue periférico revelam a presença de leucócitos com pigmento malárico e presença de plaquetas com volume aumentado. Também ocorre aumento da contagem de reticulócitos.

V – Recorrências da doença devido ao P. falciparum ou ao P. malarie, denominadas recrudências, ocorrem em virtude da persistência das formas do estágio hepático.

Alternativas
Q1009313 Farmácia
O câncer é a segunda causa mais comum de morte nos Estados Unidos. Trata-se de uma doença caracterizada por um defeito nos mecanismos normais de controle que governam a sobrevida, a proliferação e a diferenciação celulares. O desenvolvimento de fármacos com ações sobre o metabolismo intermediário das células em proliferação tem sido importante, tanto do ponto de vista conceitual, como do clínico e são chamados antimetabólitos. Dentre eles pode-se citar a 6- mercaptopurina, que foi o primeiro dos análogos das tiopurinas, cuja eficácia foi constatada na terapia do câncer. Marque a alternativa abaixo que apresenta a(s) aplicação(ões) clínica(s) da 6-mercaptopurina:
Alternativas
Q1009314 Farmácia

A contaminação microbiana de um produto pode acarretar alterações em suas propriedades físicas e químicas e ainda caracteriza risco de infecção para o usuário. Em relação a esse tema, a Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, preconiza a realização de Ensaios Microbiológicos para produtos não estéreis. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I – O teste de contagem do número total de microrganismos mesófilos é aplicado para determinar se o produto satisfaz às exigências microbiológicas farmacopeicas. Consiste na contagem da população de microrganismos que apresentam crescimento visível, em até 5 dias, em Ágar caseína-soja a 32, 5 ºC +/- 2,5 ºC e em até 7 dias, em Ágar Sabouraud-dextrose a 22,5 ºC +/- 2,5 ºC .

II – A preparação de produtos hidrossolúveis para o teste de contagem, é realizada com 10 mL da mistura da amostra para 90 mL de solução tampão cloreto de sódio-peptona – pH 7,0, ou solução tampão fosfato – pH 7,2, Caldo Caseína-soja, ou outro diluente adequado. Se necessário, ajustar o pH para 6,0 a 8,0 com solução HCl 0,1 M ou NaOH 0,1 M.

III – A pesquisa de microrganismos patogênicos possibilita verificar a presença ou ausência de microrganismos específicos em meios ricos, como o Ágar caseína-soja. Métodos automatizados podem ser utilizados desde que sua equivalência ao método farmacopeico tenha sido devidamente validado.

IV – Para a pesquisa de Salmonella, após a amostra ter sido preparada e pré-incubada durante 18 a 24 horas em caldo caseína-soja, é realizada a seleção em Caldo Enriquecimento Salmonella Rappaport Vassiliadis (18 a 24 horas), e finalmente é realizada a subcultura em placa contendo Ágar Xilose Lisina Desoxicolato (18 a 48 horas).

V – Para a pesquisa de Staphylococcus aureus, após a amostra ter sido preparada e pré-incubada durante 18 a 24 horas em caldo caseína-soja, é realizada a seleção em Caldo Sal Manitol (18 a 24 horas), e finalmente é realizada a subcultura em placa contendo Ágar Sangue de carneiro (18 a 48 horas).

Alternativas
Q1009315 Técnicas em Laboratório

O gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Segundo a Resolução de Diretoria Colegiada RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de RSS, sobre o Manejo, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I – Culturas e estoques de microrganismos, resíduos de fabricação de produtos biológicos e hemoderivados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética. Estes resíduos não podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio.

II – Sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre. Devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.

III – A sala para o armazenamento temporário dos recipientes contendo os resíduos de serviços de saúde já acondicionados, não pode ser compartilhada com a sala de utilidades.

IV – Os resíduos químicos líquidos (grupo C) devem ser acondicionados em recipientes constituídos de material compatível com o líquido armazenado, resistentes, rígidos e estanques, com tampa rosqueada e vedante. Devem ser identificados com discriminação de substância química e frase de risco.

Alternativas
Q1009316 Farmácia
O pH, junto com a temperatura, é o principal fator que afeta a estabilidade de um fármaco propenso à decomposição eletrolítica. Indique a faixa de pH em que a estabilidade encontra-se ótima para a maioria dos fármacos hidrolizáveis:
Alternativas
Q1009317 Medicina
O agente etiológico que infecta eritrócitos, produzindo uma doença febril, e tem como característica a presença de trofozoítos que podem formar múltiplos anéis em uma célula, às vezes formando uma tétrade, é:
Alternativas
Q1009318 Medicina

Em relação às leveduras e infecções leveduriformes, analise as afirmativas abaixo:


I – A resposta histológica à infecção por Candida é comumente uma inflamação aguda, sempre do tipo granulomatosa, com e sem caseação. Nos tecidos podem estar presentes leveduras em brotamento, pseudo-hifas e hifas verdadeiras.

II – Um procedimento para teste rápido de assimilação com trealose foi aprovado para a identificação de Candida glabrata, espécie que emergiu como causa comum de doença invasiva com resistência conhecida à terapia antifúngica padrão.

III – A fonte ambiental primária de Cryptococcus neoformans são os dejetos de pombos ou, menos comumente, de outras espécies de aves. O solo contaminado por guano de aves também pode abrigar o fungo.

IV – A identificação presuntiva de Cryptococcus pode ser obtida rapidamente examinando-se uma preparação de nanquim em busca de cápsulas ou fazendo-se um teste rápido de urease.

V – As leveduras do gênero Malassezia são encontradas como parte da microbiota normal da pele, sendo que a pitiríase versicolor a infecção mais comum da epiderme em pacientes imunologicamente normais. O ágar Saborourand com glicose é o meio recomendado para seu cultivo.

Alternativas
Q1009319 Farmácia
As micobactérias são intrinsecamente resistentes à maioria dos antibióticos. Como crescem mais devagar que outras bactérias, os antibióticos mais ativos contra as células de crescimento rápido se mostram relativamente ineficazes. Sobre a classe de fármacos usados no tratamento da tuberculose, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1009320 Farmácia
Os seres humanos são expostos diariamente a uma grande variedade de compostos estranhos, chamados de xenobióticos. Alguns deles são inócuos, mas outros provocam respostas biológicas. Tais respostas dependem, com frequência, da conversão da substância absorvida em um metabólito ativo, conceito de biotransformação. Em relação à biotransformação de fármacos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1009321 Farmácia
A introdução de um fármaco em uma forma farmacêutica final requer o uso de agentes adjuvantes farmacêuticos. Em relação aos adjuvantes farmacêuticos, marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1009322 Farmácia
Ao proceder o controle de qualidade físico-químico da substância Levodopa, foram feitos ensaios de pureza e identificação preconizados pela Farmacopéia Brasileira, 5ª edição. Os ensaios de pH, titulação em meio não aquoso com ácido perclórico e absorção no infravermelho apresentaram resultados dentro do esperado. No ensaio de determinação do poder rotatório, entretanto, a amostra foi reprovada apresentando valor de 0º, considerando-se que deveria apresentar valores entre -1,27º e -1,34º para ser aprovada neste ensaio. Com base nestes resultados, o mais provável é afirmar que:
Alternativas
Q1009323 Farmácia

Uma grande parte da discussão e da investigação científica tem sido dirigida recentemente ao problema da determinação da equivalência entre medicamentos de fabricantes concorrentes. Desta forma, torna-se importante que o farmacêutico conheça algumas definições/conceitos importantes. Logo, analise as alternativas abaixo e assinale o item correto.


I. Equivalentes farmacêuticos são medicamentos que contêm quantidades idênticas do mesmo fármaco, isto é, do mesmo sal ou éster da mesma molécula ativa em âmbito terapêutico, na mesma forma farmacêutica, mas não necessariamente contendo os mesmos excipientes, e que atendem aos mesmos critérios descritos nas farmacopeias ou a outros padrões de qualidade aplicáveis, relacionados a identidade, dosagem, pureza, incluindo a potência, e quando aplicável, a uniformidade de conteúdo, o tempo de desintegração e a velocidade de dissolução.

II. As alternativas farmacêuticas são medicamentos que contêm a mesma molécula ativa em âmbito terapêutico, ou seu precursor, mas não necessariamente na mesma quantidade, forma farmacêutica, sal ou éster.

III. Produtos farmacêuticos bioequivalentes são equivalentes farmacêuticos ou alternativas farmacêuticas cujas velocidades e extensão da absorção não diferem significativamente entre si, quando administrados na mesma dose molar da molécula ativa sob condições experimentais similares, em dose única ou em doses múltiplas.

IV. Equivalente terapêutico indica equivalentes farmacêuticos que fornecem essencialmente mesmo efeito terapêutico quando administrados nos mesmos indivíduos e com regime terapêutico idêntico.

Alternativas
Q1009324 Farmácia
Os antidepressivos atualmente disponíveis compreendem uma notável variedade de tipos químicos. Essas diferenças e as diferenças de seus alvos moleculares é que proporcionam a base da distinção dos vários subgrupos. Entre estes subgrupos, pode-se citar os inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina (IRSNs) que são utilizados na depressão maior. Assinale a opção abaixo que apresenta antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina:
Alternativas
Q1009325 Farmácia

As suspensões podem ser definidas como preparações que contêm partículas de fármacos divididas finamente, distribuídas de modo uniforme em um veículo no qual esse fármaco exibe solubilidade mínima. Em relação às suspensões, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I – Em uma suspensão o tamanho da partícula da fase dispersa deve permanecer constante por longos períodos.

II – Para obtenção de partículas mais finas, com menos de 10 µm, são usados os moinhos de micropulverização. Esse método é empregado para obtenção de pós finos destinados à suspensão oftalmológica.

III – Os materiais são divididos em duas categorias: Newtoniana e não Newtoniana. Exemplos de substâncias Newtonianas: soluções coloidais, emulsões, suspensões líquidas e pomadas.

IV – Em grande escala, alguns fármacos não são molhados com facilidade pelo veículo, sendo necessário o emprego de agentes molhantes que são misturados com as partículas em um equipamento como o moinho coloidal.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: D
5: B
6: D
7: D
8: X
9: D
10: B
11: C
12: A
13: D
14: C
15: B
16: D
17: D
18: D
19: X
20: D