Questões de Concurso Militar EsSEx 2017 para Primeiro Tenente - Traumatologia Buco - Maxilo - Facial

Foram encontradas 6 questões

Q1009796 Odontologia
Segundo HUPP (2009), qual a incidência de sialolitíase da glândula parótida?
Alternativas
Q1009798 Odontologia
Segundo VALENTE (2003), qual técnica de acesso bucal consiste na extirpação total da língua com acesso intrabucal, auxiliada por tesouras rombas?
Alternativas
Q1009800 Odontologia
Segundo PROFITT (2005), a osteotomia subapical total requer uma quantidade adequada de osso abaixo do alvéolo posterior. Qual a quantidade mínima de osso entre a borda inferior da mandíbula e os ápices dos dentes posteriores para melhorar os resultados deste procedimento?
Alternativas
Q1009811 Odontologia
Segundo HUPP (2009), qual a frequência de fraturas do ângulo mandibular?
Alternativas
Q1009816 Odontologia
Para PRADO (2004), a perda de dentes na região posterior dos maxilares e a não reabilitação oclusal imediata podem levar a extrusão parcial dos dentes antagonistas, ocasionando assim um desnivelamento da curva de Spee e a impossibilidade de reabilitação pela perda de espaço protético. Qual osteotomia deve ser realizada quando se deseja recuperar a dimensão vertical de oclusão que tenha sido perdida pela extrusão do segmento dentoalveolar posterior da maxila?
Alternativas
Q1009817 Odontologia

Assinale a alternativa que, segundo HUPP (2009), reúne aspectos da Anquilose Extracapsular:


I. Leva à redução da abertura mandibular e varia de uma redução parcial funcional até a imobilidade completa da mandíbula.

II. Em geral envolve o processo coronóide e o músculo temporal.

III. Os pacientes inicialmente apresentam limitação da abertura da boca e desvio para o lado afetado. Nesses casos, a restrição completa da abertura da boca é rara, e movimentos laterais e de protrusão limitados podem ser realizados.

IV. Resulta da fusão do côndilo, do disco e do complexo da fossa mandibular por formação de tecido fibroso, fusão óssea, ou uma combinação de ambos.

V. A avaliação do paciente revela restrição severa da abertura máxima, desvio para o lado afetado e redução da excursão lateral para o lado contralateral. Se a anquilose resulta primariamente de tecido fibroso, a mobilidade da mandíbula será maior do que se for resultado de fusão óssea.

VI. Causas frequentes são alargamento ou hiperplasia do processo coronóide, e traumatismo na região do arco zigomático. Infecção ao redor do músculo temporal também pode produzir.

VII. A causa mais comum consiste em macrotraumatismo, mais frequentemente relacionado com fraturas condilares. Outras causas são tratamento cirúrgico prévio que resultou em cicatriz e, em casos raros, infecção.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: C
6: A