Questões de Concurso Militar CMPA 2019 para Aluno do Colégio Militar (EM) - Português
Foram encontradas 3 questões
Considere as seguintes afirmações:
I - No trecho "[...] um museu móvel que apoia as escolas frente à realidade de degradação do ambiente marinho" (I. 15 e I. 16), a oração destacada busca restringir, dentro de um grupo maior, o substantivo "museu".
II - Em "[...] o Laboratório de Sistemática e Ecologia de invertebrados Marinhos da UFPR, que abordou o tema "Maricultura, Meio Ambiente e os Desafios para Desenvolvimento Sustentável de Pescadores" (I. 17 a I. 20), a vírgula utilizada após a sigla UFPR, caso fosse retirada, traria apenas variações sintáticas para o enunciado, mantendo o sentido pretendido.
III - Em "[...] uma empresa familiar que alavancou um empreendimento pioneiro no Paraná [...]" (I. 27 e I. 28), o pronome destacado inicia uma estrutura sintática cujo objetivo é apenas generalizar o substantivo "empresa".
É correto o que se afirma em
Leia o período composto a seguir:
"O conhecimento oferecido pela bioeconomia e outras ciências ecológicas pode ajudar a melhorar o planejamento das atividades que se desenvolvem em uma bacia hidrográfica, que deve ser analisada como um conjunto de sistemas que interagem no ecossistema" (I. 63 a I. 65).
A oração destacada é iniciada por um pronome relativo, que faz referência anafórica à seguinte palavra / expressão do período
Considere os seguintes versos do texto 6:
"E se fartar de pão" (I. 04) / "Se lambuzar de mel" (I. 09)
Analise as afirmações a seguir:
I - Nos dois versos, há estruturas adequadas apenas na variedade informal da Língua Portuguesa, quanto ao emprego do pronome oblíquo "se".
II - No verso da linha 04, também seria adequado, de acordo com a variedade padrão da Língua Portuguesa, o uso do pronome "se" após a forma verbal "fartar".
III - No verso da linha 09, o emprego do pronome "se" anteposto à forma verbal "lambuzar" sinaliza uma tendência da variedade informal falada da Língua Portuguesa, especialmente no Brasil, quanto à colocação pronominal.
É correto o que se afirma em: