Questões de Concurso Militar EsFCEx 2020 para Magistério de Biologia

Foram encontradas 30 questões

Q1612961 Biologia
O meristema floral é um tecido embrionário que, ao se diferenciar, origina os verticilos florais que formam uma flor: sépalas, pétalas, estames e carpelos. A formação da flor é coordenada por um grupo de genes denominados genes de identidade do meristema floral. Os produtos proteicos desses genes estimulam ou inativam outros genes, envolvidos na formação dos verticilos florais.
Considerando as informações do texto, os genes de identidade do meristema floral, para atuarem no processo de floração, são
Alternativas
Q1612968 Biologia
A obtenção das primeiras moléculas orgânicas deve ter sido, provavelmente, uma das etapas mais difíceis de ser superada do que todos os estágios evolutivos seguintes, que culminaram no desenvolvimento de organismos vivos. Os cientistas formularam várias hipóteses sobre processos químicos e físicos na Terra primitiva que poderiam ter contribuído para a formação das primeiras moléculas orgânicas e, posteriormente, das primeiras células. Dentre as descrições a seguir, aquela que corresponde corretamente a uma hipótese formulada é:
Alternativas
Q1612987 Biologia
A liberação de grande quantidade de ovos pelos helmintos patogênicos é, com certeza, uma estratégia bastante eficaz com relação à dispersão da espécie, bem como quanto à contaminação de novos hospedeiros.
Na espécie Schistosoma mansoni, porém, a estratégia de produção de formas infestantes
Alternativas
Q1777017 Biologia
Segundo Jared Diamond, autor de Armas, germes e aço, as doenças infecciosas mais importantes do passado costumavam vir de animais domésticos, enquanto o maior perigo atual são os patógenos vindos de espécies silvestres, por meio do contato gerado pela devastação ambiental e pelo tráfico de animais. As principais doenças infecciosas do Velho Mundo, como a tuberculose, apareceram nos mais variados lugares da Eurásia, enquanto a África Subsaariana provavelmente é a fonte da malária, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.
(Folha de S.Paulo, 13.06.2020)
Comparando-se as células dos patógenos das doenças descritas no texto, é correto afirmar que elas apresentam, como características comuns,
Alternativas
Q1777018 Biologia
Cactos da espécie Discocactus placentiformis, mostrado na fotografia a seguir, encontrados em campos rupestres de Minas Gerais, apresentam aglomerados de pelos radiculares que secretam carboxilatos e mantêm a areia grudada neles. Esses carboxilatos quebram os compostos de fósforo, alumínio e ferro presentes na areia e, dessa forma, a planta consegue absorver o fósforo, essencial para diversas funções vitais, como a fotossíntese.
(Revista Pesquisa FAPESP, mar. 2015)

Imagem associada para resolução da questão

(https://www.cactusinhabitat.org/index.php?p=specie&id=134&l=en)
Para que a planta consiga aproveitar o fósforo para a realização da fotossíntese, conforme descrito no texto, esse mineral, dissolvido em água e absorvido no pelo radicular, deve atingir
Alternativas
Q1777020 Biologia
As células desempenham inúmeras funções, como a absorção de moléculas biológicas, a síntese de seus componentes e também a secreção de produtos. Uma dessas funções é apresentada na ilustração a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
(https://br.pinterest.com/pin/468233692485754431/)
O processo apresentado na ilustração é realizado por vários tipos de células, tais como
Alternativas
Q1777021 Biologia
Pesquisadores identificaram vários casos de indivíduos com doenças genéticas no Nordeste do Brasil, onde o casamento entre parentes favorece a propagação de mutações patogênicas, como é o caso da mucopolissacaridose e da fenilcetonúria. Essas doenças são causadas por deficiência de determinadas enzimas, o que resulta em atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência mental, entre outros problemas. Um casal saudável teve duas crianças, sendo que uma apresentou mucopolissacaridose, e a outra, fenilcetonúria. Sabendo-se que as duas doenças são determinadas por genes autossômicos recessivos, a chance de esse casal ter a terceira criança saudável é de:
Alternativas
Q1777022 Biologia
O processo de oogênese inicia-se no embrião feminino com a produção de oogônias, a partir de células primordiais presentes nos ovários. Várias etapas ocorrem até o processo de ovulação, conforme apresentado na ilustração a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
(www.mdsaude.com)

Considerando todo o processo de oogênese, uma de suas etapas está corretamente descrita em:
Alternativas
Q1777023 Biologia
Segundo pesquisadores, a história evolutiva dos cipós do gênero Amphilophium exemplifica o fluxo de espécies entre a Amazônia e a Mata Atlântica. “Hoje, as espécies do gênero se dividem entre os dois biomas, mas a genealogia mostra que a população ancestral provavelmente ocupava ambos os biomas e deve ter sido separada por florestas secas do Brasil Central, formando uma barreira natural”, diz a botânica Lúcia Garcez Lohmann, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Na Mata Atlântica, esses cipós começaram a se diversificar impelidos pela geografia montanhosa que recortava as populações originais, levando à formação de 27 espécies de Amphilophium.
(Revista Pesquisa FAPESP, jun. 2020)
O processo descrito para os cipós do gênero Amphilophium nos biomas Amazônia e Mata Atlântica é uma consequência de
Alternativas
Q1777024 Biologia
O ciclo reprodutivo das plantas terrestres apresenta duas fases: a fase esporofítica, que corresponde à planta produtora de esporos, e a fase gametofítica, que corresponde à planta produtora de gametas. Na ilustração, são apresentados diferentes tipos de esporófitos e gametófitos que ocorrem nas plantas.

Imagem associada para resolução da questão
(Sadava et al. Vida: a ciência da biologia, v. II. Adaptado)
Considerando os tipos de plantas representados na ilustração, é correto afirmar que o número
Alternativas
Q1777025 Biologia
A técnica denominada fecundação in vitro – FIV é um tratamento bem estabelecido para os casais com problemas de fertilidade. Basicamente, consiste na coleta de óvulos e espermatozoides que, no laboratório especializado, são colocados em contato para que ocorra a fertilização. Após a formação do zigoto, aguarda-se o desenvolvimento do embrião durante 5 a 6 dias. Ao final desse período, o embrião está formado por cerca de 200 células e apresenta uma cavidade. Geralmente, nesse momento é feita a transferência do embrião para que se implante no útero da mulher.
De acordo com a descrição, e considerando as etapas do desenvolvimento embrionário humano, é correto afirmar que a implantação do embrião no útero ocorre quando o embrião se encontra na fase de
Alternativas
Q1777027 Biologia
Há cerca de 500 milhões de anos, pequenas plantas, como apresentado na ilustração, iniciaram a colonização do ambiente terrestre, enfrentando inúmeros desafios, como a relativa escassez de água, fundamental em diversos processos vegetais.

Imagem associada para resolução da questão
(https://www.eurekalert.org/multimedia/pub/207703.php?from=437292. Adaptado)
Inúmeras adaptações contribuíram para tornar a reprodução das plantas um processo independente da água, como a formação de
Alternativas
Q1777028 Biologia
A célula apresenta quatro famílias principais de moléculas orgânicas, contendo átomos de carbono e que são, geralmente, encontradas livres em solução, como apresentado na ilustração a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
(Alberts et al. Biologia Molecular da Célula. Adaptado)
Muitos dos compostos presentes nas células não se enquadram nessas quatro famílias, mas essas moléculas orgânicas desempenham inúmeras funções na célula, como as moléculas da família indicada pelo número
Alternativas
Q1777029 Biologia
As células dos organismos pluricelulares são capazes de se comunicar umas com as outras por meio de moléculas de sinalização. Essas moléculas ligam-se a proteínas receptoras, geralmente localizadas na superfície celular. A ligação ativa a proteína receptora e esta ativa proteínas sinalizadoras intracelulares que, por sua vez, ativam proteínas efetoras. Essas proteínas provocam a modificação do comportamento celular, como apresentado na ilustração a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Os números 1, 2 e 3, que correspondem a modificações do comportamento celular, provocadas por determinada proteína efetora, podem ser, correta e respectivamente, substituídos por
Alternativas
Q1777030 Biologia
A organela em questão pode armazenar moléculas tóxicas e resíduos, com sabor muitas vezes desagradável, o que impede que o indivíduo sirva de alimento a outros seres vivos e, portanto, contribui para a sua defesa e sobrevivência.
Essa descrição corresponde a uma organela denominada
Alternativas
Q1777031 Biologia
Para a elaboração de um cladograma, é apresentado um grupo de seres vivos fictícios que representam 6 táxons diferentes.
Imagem associada para resolução da questão

Nessa ilustração, o indivíduo E representa o grupo externo e os demais representam táxons com suas respectivas homologias derivadas.
Um cladograma que representa esse grupo é corretamente apresentado em:
Alternativas
Q1777032 Biologia
Com relação à fisiologia da termorregulação dos vertebrados, é possível diferenciar os animais capazes de manter a temperatura elevada pela produção interna de calor e os animais que dependem de fontes externas de calor. A taxa metabólica exerce um papel fundamental nesse controle térmico, conforme ilustra os gráficos a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
(W. K Purves. et al. Life, the science of Biology. Sunderland: Sinauer Associates, Inc., 1997. Adapatado)
A termorregulação de camundongos e lagartos difere, pois, quando a temperatura ambiental está
Alternativas
Q1777033 Biologia
A figura ilustra um cladograma simplificado de alguns grupos de metazoários.

Imagem associada para resolução da questão
(https://netnature.wordpress.com)
Tendo em vista as definições utilizadas na sistemática filogenética e a interpretação das informações fornecidas pelo cladograma, é correto afirmar que
Alternativas
Q1777034 Biologia
A fisiologia dos diversos sistemas vitais permite que o organismo humano mantenha as condições físicas, químicas e biológicas necessárias para que ocorram todos os processos metabólicos essenciais, tanto no nível celular como tecidual.
(Albert Lester Lehninger. Fundamentos de Bioquímica, 1977, pág. 159, ed. Sarvier)
De acordo com Lehninger, a definição do conceito de metabolismo como simplesmente o conjunto total de reações bioquímicas que ocorrem em uma célula ou tecido é incompleta, pois desconsidera que tal conceito também envolve
Alternativas
Q1777035 Biologia
Um ecossistema é caracterizado pelo conjunto dos fatores abióticos e bióticos que o compõem, considerando também todas as possíveis inter-relações entre esses fatores.
O equilíbrio e a conservação dos ecossistemas dependem, portanto, da presença dos componentes físico-químicos, tais como pressão, temperatura, luminosidade e dos componentes biológicos, que incluem toda biodiversidade presente.
As redes tróficas ilustram bem a inter-relação existente entre os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema, de modo que é possível perceber que a matéria e a energia se comportam de maneira bastante distinta nessas redes tróficas, uma vez que
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: D
6: A
7: B
8: C
9: C
10: E
11: A
12: C
13: B
14: D
15: E
16: C
17: A
18: B
19: E
20: D