Questões de Concurso Militar EsSA 2022 para Sargento - Geral
Foram encontradas 12 questões
Número de idosos matriculados em cursos de graduação aumenta 46,3%
Aos 71 anos, José Ignácio Castro da Silva está cursando o segundo ano de licenciatura a distância em História. Ele faz parte do grupo das 7.813 pessoas com 65 anos ou mais matriculadas num curso de graduação no país, segundo o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O número pode parecer pequeno no universo de matrículas na educação superior – cerca de 8,2 milhões –, no entanto, esta é a faixa etária que apresentou maior crescimento desde 2013: 46,3%. No mesmo período, as matrículas de jovens entre 19 e 24 anos, por exemplo, aumentaram 15,4%, atingindo a marca de 3,9 milhões em 2017. O crescimento médio, considerando todas as faixas etárias, foi de 13,2%.
[...]
“A presença de idosos está se tornando comum, especialmente nos cursos a distância, e deverá aumentar em decorrência do envelhecimento da população brasileira”, analisa Simone Telles, diretora acadêmica da Universidade Virtual doEstado de São Paulo (Univesp). A rede pública foi a que mais cresceu em número de matrículas:
Projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que, em 2030, a população de pessoas com 60 anos ou mais será maior do que a de crianças com até 14 anos.
Em 2017, eles chegaram a 30,2 milhões, revelou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua / IBGE). As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56%).
[...]
AVANCINI, Marta. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/idososensino-superior/. Acesso em 16 nov. 2021.
De acordo com a leitura do texto, pode-se afirmar que:
Disponível em: https://memes.casa/img/eu-escrevendo-eu-falando. Acesso em: 22 nov 2021
Sobre o TEXTO I, analise as assertivas:
I. O texto é composto por linguagem verbal e não-verbal.
II. A vestimenta da personagem não tem relação com a linguagem utilizada por ela.
III. A vestimenta da personagem em cada quadrinho está relacionada à linguagem utilizada por ela.
Marque a alternativa correta.
“(…) Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! (...)”
Atento ao conteúdo apreendido por você em suas aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente ao conteúdo de Morfologia, o vocábulo “Se”, que inicia a estrofe, pode ser definido como:
Conheça a Canção da ESA e dê o que se pede:
Canção da ESA
Somos um corpo de Infantes
Nós vivemos de cívicos momentos.
Com galhardia
Somos soldados vibrantes:
Nós formamos na Escola de Sargentos
Infantaria
Avante, avante, ó ESA,
Para a grandeza do porvir !
Nossa cartilha a glória reza,
Para batalha devemos ir !
Somos um corpo aguerrido
Nós fazemos vanguarda aos regimentos
Com ufania
Somos um grupo em sentido
Nós formamos na Escola de Sargentos
Cavalaria!
Avante, avante....
Somos um corpo troante:
Nós lançamos metralha nos momentos
Da atroz porfia
Somos um grupo vibrante
Nós formamos na Escola de Sargentos
Artilharia !
Avante, avante...
Somos um corpo adestrado:
Das outras armas guiando os movimentos,
Com alegria.
Somos um grupo ajustado:
Nós formamos na Escola de Sargentos
Engenharia.
Avante, avante,...
Somos um corpo presente:
Facilitando da tropa os movimentos
Com as ligações.
Nosso soldado é valente:
Nós formamos na Escola de Sargentos
Comunicações
Avante, avante,...
Marque a alternativa que apresente equivalência semântica ao léxico abaixo destacado:
galhardia – aguerrido – atroz – porfia – ufania – porvir