Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Aluno Oficial da Polícia Militar
Foram encontradas 80 questões
“Os deuses certamente não revelaram tudo aos mortais desde o
princípio, mas, procurando, os homens encontram pouco a pouco
o melhor”. (Xenófanes, poeta e filósofo grego)
“Os deuses certamente não revelaram tudo aos mortais desde o
princípio, mas, procurando, os homens encontram pouco a pouco
o melhor”. (Xenófanes, poeta e filósofo grego)
Nessa mesma frase, a primeira oração – Os deuses certamente não revelaram tudo aos mortais desde o princípio – apresenta seus termos em ordem direta, ou seja, sujeito + verbo + complementos + adjunto adverbial.
Assinale a frase a seguir cujos termos também se apresentam em ordem direta.
“Os deuses certamente não revelaram tudo aos mortais desde o
princípio, mas, procurando, os homens encontram pouco a pouco
o melhor”. (Xenófanes, poeta e filósofo grego)
Observe a frase: “A ciência consiste em substituir o saber que parecia seguro por uma teoria, ou seja, por algo problemático”.
Nessa frase, a expressão ou seja tem a função de
Observe a estruturação da seguinte frase: “A descoberta consiste em ver o que todos viram e em pensar o que ninguém pensou.”
A mesma correspondência de tempos verbais aparece de forma
adequada em
Observe a seguinte frase: “Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza de seu destino.”
A argumentação do presente pensamento se apoia em
O célebre biólogo Pasteur disse: “A ciência não tem pátria!”
Com isso, ele pretende dizer que
Observe o seguinte pensamento de C. Bernard: “O observador deve ser o fotógrafo da natureza, sua observação deve representar exatamente a natureza. É preciso observar sem ideias preconcebidas; o espírito do observador deve ser passivo, ou seja, deve calar-se; ele ouve a natureza e escreve o que ela dita.”
Assinale a frase abaixo que mostra a completa isenção do observador diante da natureza observada.
“A Amazônia, segundo o modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, é considerada como “terras inabitáveis”, “lugares inóspitos” e “estradas que ligam nada a lugar nenhum”, ou alguns termos mais técnicos como “vazio demográfico”. Além de apontar ausências sobre as amazônias, localizam a região no plano em que nada há, tudo pode ser feito. Isso reforça a região como fronteira de expansão e/ou potencial fornecedora de matérias-primas. O modelo de desenvolvimento ambientalmente predatório e socialmente excludente tem levado a violações de direitos recorrentes das populações que nela residem.”
(GONÇALVES, Carlos W. P. Amazônia, Amazônias. Ed. Contexto.
São Paulo. 2001.)
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
“As florestas amazônicas apresentam um funcionamento autossustentado. Para formar a densa biomassa que possuem, necessitam de uma alta taxa de fotossíntese e da disponibilidade de nutrientes. As condições climáticas locais permitem que a fotossíntese funcione com alto índice de produtividade e uma produção elevada de biomassa e o aspecto peculiar da floresta é que ela não vive dos nutrientes dos solos.”
(ROSS, Jurandyr (org.) Geografia do Brasil. EDUSP. São Paulo. 3ª. Ed. 2005.)
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. As florestas vivem sobre o solo, realizando a ciclagem de nutrientes por meio de um sistema próprio no qual a principal fonte alimentar não são os estoques dos solos.
II. A ciclagem é realizada pela própria floresta de forma rápida e eficiente, através do manto de detritos (folhas e troncos caídos), quase não havendo exportação para os rios.
III. Nas áreas que sofreram desmatamento, o grande dano ambiental reside na perda do sistema de reciclagem e, em consequência, o rápido empobrecimento dos solos.
Está correto o que se afirma em
“A Amazônia desempenha um papel importante no ciclo de carbono planetário, e pode ser considerada como uma região de grande risco do ponto de vista das influências das mudanças climáticas. O atual equilíbrio dinâmico da atmosfera amazônica está sujeito a forças de transformação que levam às variações climáticas.”
(NOBRE, Carlos A. SAMPAIO, Gilvan. SALAZAR, Luís.
Mudanças climáticas e Amazônia.)
A respeito dessas variações climáticas, analise as afirmativas a seguir.
I. Podem ser decorrentes de causas naturais, como é o caso específico das variações climáticas decorrentes do aquecimento das águas do Oceano Pacífico (El Niño).
II. Podem ser decorrentes das alterações no uso da terra, como o desmatamento de sistemas florestais para transformação em sistemas agrícolas e/ou pastagens.
III. Podem ser decorrentes das mudanças no ciclo hidrológico, como o aumento da evapotranspiração devido à derrubada da cobertura florestal.
Está correto o que se afirma em
A demanda por terra, a principal responsável pelo desmatamento da floresta tropical úmida, deve continuar intensa. Com isso, a liberação contínua de carbono para a atmosfera, proveniente da queima de árvores, deve se manter elevada.
Sobre os impactos do desmatamento e das queimadas, assinale a afirmativa incorreta.
Analise o mapa a seguir.
Como estratégia de colonização, predominou a construção das rodovias no sentido norte-sul, à exceção da Transamazônica, no sentido transversal (leste-oeste). O objetivo era estimular o acesso às áreas com possibilidade de exploração produtiva e de solos mais favoráveis à implantação da agropecuária, além de privilegiar as relações da Amazônia com as demais regiões brasileiras.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) Os eixos viários consolidaram o modelo de desmatamento e de extração madeireira para implantação da agropecuária, cujos agentes passaram a usar os eixos viários para escoar a produção.
( ) Os eixos de circulação reorganizaram as formas de vida coletiva na região, passando das margens dos rios, da produção e do cotidiano ribeirinho para as margens das estradas.
( ) As rodovias incorporaram a natureza ao circuito mercantil, criando uma infraestrutura logística capaz de alimentar a biodiversidade e garantir o acesso aos mercados externos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Leia o trecho a seguir sobre uma das expedições europeias de conquista da Amazônia.
“As notícias que chegaram a Lima, através dos sobreviventes da expedição de 1545-1546 de Orellana, reavivaram no Peru a crença já existente de países fabulosamente ricos perdidos nas florestas equatoriais: o El Dorado, o Lago de Paititi, a Gran Omagua, o País das Esmeraldas. Nos anos seguintes, diversas expedições percorreram a vertente oriental dos Andes na procura inútil dessa miragem; a mais famosa, não pelo resultado, mas pelos dramas humanos que envolveu, foi a que desceu o Marañón e todo o Amazonas até o Atlântico, em 1560-61.”
(Adaptado de SANTOS, Francisco Jorge dos. História Geral da Amazônia, Editora MemVavMem, 2007, p. 37.)
Assinale a opção que identifica corretamente quem protagonizou a expedição “mais famosa” descrita no texto.
Os líderes do levante separatista na Barra do Rio Negro, reunidos em um Conselho Extraordinário em junho de 1832, deliberaram as providências necessárias para responder às queixas contra as autoridades da capital da província:
Que a comarca do Rio Negro ficasse desligada da província do Pará e do seu governo; que se elegesse um governo temporário assim como um secretário, para dar direção aos negócios civis e políticos da comarca; que se nomeasse temporariamente um comandante militar, a quem ficaria pertencendo o regime da força armada. Enfim que se enviasse quanto antes à Corte um procurador com plenos poderes para tratar a aprovação destes atos
Adaptação da Ata do Conselho Extraordinário de 22/06/1832, apud RAIOL, Domingos Antônio. Motins Políticos. Vol.1. Belém: Um. Federal do Pará, 1970, p. 257.
Com base no trecho citado, é correto afirmar que o Levante da Barra de 1832 visava
Francisco Xavier de Mendonça Furtado foi governador e capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão de 1751 a 1759, período durante o qual implementou um projeto de revitalização e de reordenamento administrativo da região amazônica, recém incorporada ao império luso pelo Tratado de Madri (1750).
A respeito do projeto pombalino para a Amazônia colonial, assinale a afirmativa que descreve corretamente medidas do governo de Mendonça Furtado.
“A cidade de Manaus vivenciou, durante a segunda metade do século XIX, um surto modernizador proporcionado pela economia da extração da goma elástica. Ao experimentar essa dita modernidade, criou-se um discurso engrandecedor, enaltecedor que apresentava a cidade como um local de civilidade, de grandeza e riqueza exacerbada, um local de elite e para elite na qual tudo se importava do exterior.”
(BRAGA, B. Miranda. “A cidade, os índios e a belle époque: Manaus no final do século XIX” in Rev. Hist. UEG, 2016, p. 103.)
As afirmativas a seguir descrevem corretamente a belle époque manauara, à exceção de uma. Assinale-a.
Avalie se, a respeito da decadência da economia gomífera, podese afirmar que:
I. o declínio dos preços internacionais da borracha deveu-se à produção asiática que, pós 1910, aumentou de forma expressiva, tornando-se forte concorrente da produção amazônica e acarretando queda nas exportações.
II. a produção na Ásia foi feita com mudas brasileiras tecnicamente melhoradas, sobre as quais foi aplicado o modelo extrativista amazônico, que, em função do clima asiático, alcançou maior produtividade.
III. para enfrentar a crise, o governo central buscou promover a ocupação do espaço amazônico com a imigração da população e com investimentos, inclusive estrangeiros, como de Henry Ford para a Fordlândia, no Pará.
Está correto o que se afirma em