Questões de Concurso Militar PM-AC 2023 para 2º Tenente Estagiário de Saúde – Médico Obstetra e Ginecologista

Foram encontradas 20 questões

Q2258090 Medicina
Paciente, 28 anos, feminina, com quadros frequentes de ardor e prurido vulvar de ocorrência geralmente antes do período menstrual. Ao exame, observam-se pequenas exulceras em grande lábio esquerdo sugestivas de herpes genital. Assinale a opção que define corretamente o herpes genital recorrente e como tratar o episódio atual.
Alternativas
Q2258091 Medicina
Adolescente, 17 anos, procura Unidade Básica de Saúde por apresentar dor abdominal e disúria há três dias. Refere relações sexuais sem preservativos e última menstruação há 10 dias. Exame físico: lúcida, orientada, febril (39ºC), prostrada, abdome doloroso à palpação, principalmente em hipogástrio esquerdo. No exame pélvico observamos descarga vaginal mucopurulenta e sensibilidade dolorosa ao exame de toque do colo uterino e anexos.
O diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Q2258092 Medicina
Conforme as últimas estatísticas, a gravidez na adolescência continua sendo um importante problema de saúde pública. A orientação no planejamento familiar é fundamental para esse grupo.
Em relação ao uso de dispositivos intrauterinos (DIU) em adolescentes nuligestas, é correto afirmar que o uso de DIU
Alternativas
Q2258093 Medicina
O câncer de colo uterino é a quarta causa de câncer mais comum entre as mulheres, apesar dos métodos de rastreio disponíveis. Paciente N.M.S., 30 anos, nuligesta, com colpocitologia sugerindo lesão intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL) foi encaminhada para colposcopia. O exame foi adequado, com junção escamocolunar (JEC) totalmente visível ectocervical, zona de transformação tipo 1, presença de achados maiores concordantes com a suspeita de HSIL. Não se observaram sinais de invasão ou doença glandular.
Indaga-se então: É possível tratar na mesma avaliação?
A resposta correta à essa indagação é:
Alternativas
Q2258094 Medicina
Considerando o aumento da expectativa de vida atual, muitas mulheres passarão grande parte de suas vidas após a menopausa. Assegurar qualidade de vida nessa fase é fundamental.
Em relação à terapia hormonal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2258095 Medicina
Paciente A.B.C., 80 anos, refere quadro de perda urinária ao tossir ou subir escadas, há anos. Gesta 5 Para 4 (partos vaginais domiciliares) Aborto 1. Portadora de diabetes mellitus (DM) tipo 2 em uso regular de metformina.
Assinale a opção que indica corretamente o provável diagnóstico e a propedêutica inicial. 
Alternativas
Q2258096 Medicina
Paciente, 19 anos, diabética tipo 1 em bom controle, nuligesta, apresenta há 2 dias quadro de prurido vulvar associado à corrimento branco grumoso. Refere episódio semelhante no ano anterior. O exame clínico foi característico de candidíase vulvovaginal.
Assinale a opção que indica a forma da candidíase mencionada e seu possível tratamento.
Alternativas
Q2258097 Medicina
A dismenorreia progressiva é um sintoma clássico relatado pelas pacientes com endometriose. Entre os possíveis tratamentos descritos para esta doença, assinale o que não será capaz de aliviar o quadro álgico da paciente. 
Alternativas
Q2258098 Medicina
Paciente J.M.G., 38 anos, Gesta 2 Para 2 (2 cesarianas), sem comorbidades, é atendida na emergência ginecológica por apresentar um quadro de sangramento vaginal aumentado nos últimos meses, fora do período menstrual, que se intensificou nos últimos 15 dias.
Entre as possíveis causas de sangramento uterino anormal a seguir listadas, assinale a que não se encaixa em um possível diagnóstico.
Alternativas
Q2258099 Medicina
O uso das mídias sociais cresceu vertiginosamente no meio médico nos últimos anos. A Resolução do CFM nº 1.974, de 14 de julho de 2011, complementada pela Resolução do CFM nº 2.126/2015, estabelece os critérios norteadores da propaganda em medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes à matéria. Assinale a opção que apresenta uma publicação nas mídias sociais que é considerada imprópria.
Alternativas
Q2258100 Medicina
As imunizações durante a gravidez permitem uma imunidade passiva possibilitando um período pós-natal saudável. As seguintes vacinas são recomendadas a gestantes conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde:
Alternativas
Q2258101 Medicina
Gestante, M.S.B., 20 anos, refere quadro de sangramento vaginal discreto há 2 dias. Gesta 1 Para 0. Nega comorbidades ou uso de medicações. Idade gestacional de 9 semanas pela data da última menstruação. Ultrassom transvaginal realizado evidenciou a presença de um saco gestacional com diâmetro médio de 28mm sem embrião ou vesícula vitelina.
A conduta para o caso acima é orientar 
Alternativas
Q2258102 Medicina
Paciente N.J, 18 anos, Gesta 3 Para 3 (3 partos vaginais) chega à emergência, 20 dias após seu último parto, apresentando quadro de febre não aferida e calafrios. Ao exame observa-se quadro de dor pélvica, colo uterino aberto com saída de secreção hemática algo purulenta.
O possível diagnóstico e o tratamento ideal para o caso são: 
Alternativas
Q2258103 Medicina
O Brasil vive uma epidemia de sífilis e, na gestação, essa infecção pode gerar consequências graves como abortamento, natimortalidade e manifestações de infecção congênita.
Considerando a epidemia da doença e a sensibilidade dos testes diagnósticos, assinale a opção que apresenta corretamente o exame a ser solicitado inicialmente na investigação de sífilis. 
Alternativas
Q2258104 Medicina
Gestante trazida pelo corpo de Bombeiros após quadro de convulsão tônico-clônica em via pública é recebida pela equipe do plantão obstétrico. Ela encontra-se confusa e não consegue passar informações sobre sua gestação atual. Ao exame observa-se PA 170x100mmHg, fundo uterino medindo 30 cm, BCF 155bpm, ausência de contrações uterinas, colo fechado, MMII edema 3+/4+. Exames laboratoriais evidenciam LDH 800UI/L, TGP 150, plaquetas 100.000/mm3 , EAS com proteinúria.
Assinale a opção que apresenta o provável diagnóstico e a melhor conduta inicial.
Alternativas
Q2258105 Medicina
A hemorragia obstétrica ainda é causa importante de morte materna. Uma gestante, 35 anos, tabagista, Gesta 3 Para 2 (2 cesarianas), sem pré-natal, avaliada com 28 semanas que apresenta um quadro de sangramento vaginal indolor vermelho vivo de início súbito sem fator desencadeante óbvio.
O diagnóstico mais provável é
Alternativas
Q2258106 Medicina
A hiperglicemia é a alteração metabólica mais comum na gestação. O diabetes é uma condição que impõe riscos para o concepto durante todo período gestacional e neonatal.
O diabetes gestacional é diagnosticado segundo os seguintes parâmetros, conforme as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 
Alternativas
Q2258107 Medicina
Paciente, 20 anos, Gesta 1 Para 0, com 20 semanas de gestação, sem comorbidades, apresentando o terceiro episódio de cistite confirmada por exame laboratorial. Feito diagnóstico de condilomas genitais também. O tratamento sugerido para o quadro urinário e´:
Alternativas
Q2258108 Medicina
Paciente, 40 anos, Gesta 5 Para 4 (4 partos normais), admitida em trabalho de parto a termo. Parto normal transcorre sem intercorrências. Durante a anamnese, a paciente informa consumir doses diárias de bebidas alcoólicas durante todo o período gestacional.
Entre as possíveis sequelas para o concepto destacam-se:
Alternativas
Q2258109 Medicina
A interrupção intencional da gravidez ainda representa um problema de saúde pública. O aborto inseguro resulta em complicações frequentes como hemorragia, sepse, laceração uterina ou de outros órgãos adjacentes e até morte. O Art. 128 do Código Penal brasileiro e o plenário do Superior Tribunal Federal (abril, 2012) estabelecem os seguintes permissivos para o aborto no Brasil: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: E
5: B
6: A
7: C
8: D
9: B
10: E
11: C
12: A
13: D
14: A
15: B
16: E
17: D
18: C
19: B
20: E