Questões de Concurso Militar PM-SP 2025 para Soldado PM de 2ª Classe
Foram encontradas 3 questões
Ela é frequentemente apontada como um dos principais vilões da poluição atmosférica. Enquanto as fontes poluidoras podem variar suas emissões, são as condições meteorológicas que determinam se esses poluentes permanecerão concentrados em níveis prejudiciais ou serão dispersos. Em baixa altitude, por exemplo, são mais comuns durante o inverno.
Nessas situações, a temperatura do ar próximo à superfície esfria rapidamente, levando à formação de uma camada de ar mais fria e densa logo acima do solo, que fica “aprisionada” sob uma camada mais quente e menos densa. Isso cria uma barreira que impede a dispersão dos poluentes, contribuindo para o aumento da poluição atmosférica.
Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2023/11/07/impacto-na-qualidade-doar/ Acesso: 22 de dez. 2024.
Comum na Região Metropolitana de São Paulo, o fenômeno descrito no texto é denominado
O Programa de Urbanização de Favelas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, ocupadas desordenadamente e sem infraestrutura. (...) Os objetivos são transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.
Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/habitacao/w/programas/237077
Acesso: 22 de dez. 2024.
Correlacione os temas a seguir às respectivas ações.
1. Ações sobre o relevo
2. Combate às enchentes
3. Mobilidade urbana
4. Minimização de ilhas de calor
( ) Executar obras de recuperação ambiental e paisagismo.
( ) Ampliar redes de drenagem de águas pluviais e programas de desobstrução de córregos.
( ) Realizar obras para contenção e estabilização de encostas.
( ) Construir corredores expressos e abrir vias para tráfego de ambulâncias, caminhões de lixo e veículos policiais.
A correlação correta, na ordem apresentada, é
Em 1996, o geógrafo brasileiro Milton Santos escreveu o livro “A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção”. A obra aponta (muito antes da existência da internet atual e das redes sociais) que o controle das técnicas que permitem a circulação das informações representaria o domínio da tecnologia mais decisiva de nossa época. (...)
Hoje é indiscutível o tamanho do poder de empresas como a META, de Zuckerberg, que controla o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o Threads e outras. Essas empresas detêm os dados e informações de bilhões de pessoas que circulam nessas redes e, com o devido trabalho de direcionamento, conseguem veicular mensagens particularizadas por meio de algoritmos, visando influenciar nossas percepções e decisões econômicas, políticas e sociais.
Santos, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Adaptado)
Avalie se, na visão de Milton Santos, todo esse poder não é usado de forma neutra porque
I. o meio por onde circula esse turbilhão de fluxos é impregnado de comando e ideologia, atendendo aos interesses de grupos específicos;
II. a acelerada adoção da tecnologia de reconhecimento facial, placas de veículos e câmeras em policiais, desperta uma série de questionamentos sobre os limites de seu uso no contexto da segurança pública e de outros campos;
III. esse amontoado de práticas, processos e técnicas que agruparam “ciência + tecnologia + informação” no mundo contemporâneo, denominado de “meio técnico-científico-informacional”, possui acesso irrestrito para todos.
Está correto o que se afirma em