Questões de Concurso Militar CBM-MG 2021 para Médico - Clínica Médica
Foram encontradas 42 questões
O exame clínico apresentou:
• Pressão arterial: 140/100 mmHg; • Frequência cardíaca: 110 bpm; • Estertores crepitantes em terço médio dos pulmões.
O eletrocardiograma apresentou supradesnivelamento do seguimento ST (3 mm) nas derivações V1 a V5.
Nesse caso, o melhor escore para avaliar o risco de morte desse paciente é:
A conduta correta nesse caso é:
O paciente está com frequência respiratória de 24 rpm, recebeu uma classificação de risco amarela e o qSOFA acumulou 1 ponto.
Nesse caso, a conduta correta para esse paciente é:
Assinale a alternativa que contém as principais manifestações da neuropatia de fibras finas.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável e a conduta indicada, são, respectivamente:
Com base nesses dados, pode-se afirmar:
( ) O diagnóstico de úlcera marginal deve ser sempre considerado na presença de sangramento gastrointestinal alto. ( ) Em caso de hemorragia significativa ou quando há falta de resposta às medidas clínicas em razão dos riscos de ruptura em linhas de sutura ainda imaturas e anastomoses, a esofagogastroduodenoscopia deve ser indicada. ( ) Torções de alças ou anastomoses que ocorrem por falha técnica, bridas, aderências, hérnias incisionais encarceradas ou hérnia interna podem ocasionar obstrução intestinal. ( ) Edema na anastomose gastrojejunal, intolerância alimentar por progressão dietética inadequada ou presença do anel de contenção podem causar vômitos precocemente após gastroplastia redutora em Y de Roux.
Assinale a sequência correta.
( ) Deve-se iniciar a anticoagulação plena junto com a dupla terapia antiplaquetária como rotina no infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST. ( ) Após a revascularização (percutânea ou cirúrgica), via de regra, deixa-se de utilizar a anticoagulação plena e passa a ser utilizada em dose para profilaxia de tromboembolismo venoso. ( ) O fondaparinux é uma opção para paciente que pontue como sendo de alto risco de trombose de cateter. ( ) Como a dose da síndrome coronariana aguda é a mesma dose para profilaxia de tromboembolismo venoso, não há necessidade de ajuste após a revascularização.
Assinale a sequência correta.
O diagnóstico eletrocardiográfico desse paciente é:
( ) A bradicardia pode ser desencadeada, em alguns casos, por reflexo vagal ou aumento do tônus parassimpático. ( ) Os antiarrítmicos, antidepressivos tricíclicos, anti-inflamatórios, β-bloqueadores e a epinefrina são medicações que podem causar bradicardia. ( ) As doenças do sistema de condução mais frequentes que podem causar bradicardia são a doença de Chagas e a doença do nó sinusal. ( ) No infarto agudo do miocárdio, a arritmia mais frequente é a fibrilação atrioventricular.
Assinale a sequência correta.
Nesse caso, o estágio da hipertensão arterial sistêmica, o risco cardiovascular e a indicação correta são, respectivamente:
O distúrbio eletrolítico que está envolvido nesse caso é a:
( ) Do ponto de vista semiológico, é muito difícil distinguir as topografias mais prováveis de um paciente com doença neuromuscular. ( ) É clássico das lesões piramidais o surgimento contralateral do lado acometido por sinais de liberação piramidal. ( ) As principais queixas referentes às doenças neuromusculares envolvem a fraqueza muscular episódica ou progressiva, a atrofia muscular, parestesias, disestesias, dor neuropática e a mialgia associada ou não aos esforços físicos. ( ) Os reflexos estão frequentemente diminuídos ou abolidos nas neuropatias periféricas ou nas doenças que também acometem as raízes.
Assinale a sequência correta.