Questões de Concurso Militar CBM-MG 2021 para Médico Otorrinolaringologista

Foram encontradas 45 questões

Q1675567 Medicina
Em relação ao exame físico otoneurológico, alguns testes são rotineiros. A prova de Unterberger (ou prova de Fukuda) é considerada alterada quando o paciente se desvia 45º ou mais enquanto está marchando no mesmo lugar com os olhos fechados. O teste do impulso cefálico avalia o reflexo vestíbulo-ocular e é considerado positivo quando há a presença de sacada. Já o teste de Romberg avalia o equilíbrio estático e é positivo quando há queda ou tendência de queda.
Sobre os testes citados, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1675568 Medicina
Os tumores de glândulas salivares têm como principal característica a grande variedade de apresentações tanto na histologia quanto na localização anatômica e na região geográfica. Algumas características ajudam a diferenciar os tipos de tumores que acometem as glândulas salivares mais comumente. Sobre as características dos tumores de glândulas salivares, analise as afirmativas a seguir.
I. O tumor de Warthin é um tumor benigno que só acontece nas glândulas parótidas e muito mais comum em homens (25:1). II. O adenoma pleomórfico é o tumor mais comum de glândulas salivares e, apesar de benigno, tem crescimento rápido e há dor à palpação. III. O adenocarcinoma de células acinares tem crescimento rápido e, apesar de ser um tumor maligno, raramente gera metástase ou recidiva após tratamento cirúrgico. IV. O carcinoma adenoide cístico é o tumor maligno mais comum das glândulas intraorais e tem tendência à invasão perineural, podendo causar paralisia facial quando na parótida.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1675569 Medicina
A fístula liquórica nasal (FLN) decorre de comunicação entre o espaço subaracnóideo e os seios da face ou cavidade nasal. A FLN pode ter origem traumática ou não traumática, esta com causas congênitas, tumorais, hipertensivas, inflamatórias, entre outras.
Sobre o diagnóstico e a localização das FLNs, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1675570 Medicina

O schwannoma do VIII nervo, também chamado de schwannoma vestibular, é um tumor benigno de crescimento lento com origem, geralmente, no conduto auditivo interno (CAI).


Com base nessas informações, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1675571 Medicina

A perda auditiva na infância tem grande impacto em todas as esferas da vida de uma criança, em especial no desenvolvimento da linguagem social e desenvolvimento acadêmico. Logo, o diagnóstico e as intervenções necessárias devem ocorrer nos primeiros meses de vida.


Com relação à perda auditiva e seu diagnóstico em recém-nascidos e lactentes, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1675572 Medicina

A rinossinusite crônica (RSC) é um processo inflamatório que acomete a mucosa nasossinusal por um período maior do que 12 semanas, havendo lesão da mucosa que não se regenerou após um processo inflamatório e / ou infeccioso agudo. Sobre a RSC, as doenças e os fatores correlatos à ela, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) As variações anatômicas como concha média bolhosa, desvio de septo e de processo uncinado são causas bem definidas de RSC.

( ) A intolerância ao AAS (ácido acetilsalicílico) é uma reação alérgica mediada por imunoglobulina E, que se manifesta com broncoespasmo e rinorreia e é associada à RSC com polipose nasossinusal em 36 a 96% dos casos.

( ) São achados relativamente comuns na fibrose cística: RSC com polipose na infância, pseudomucocele maxilar bilateral e hipoplasia dos seios frontais e esfenoidais.

( ) A síndrome de Young caracteriza-se por RSC, pneumopatia e azoospermia devido a alterações ultraestruturais dos cílios da mucosa respiratória e dos espermatozoides.

( ) O uso de doses baixas de macrolídeos por tempo prolongado está indicado na maioria dos casos de RSC, com ou sem polipose nasossinusal.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1675573 Medicina
Sobre a paralisia facial periférica (PFP), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1675574 Medicina
O acesso endoscópico à região selar e parasselar tem permitido o tratamento cirúrgico de tumores hipofisários com baixas taxas de morbidade e mortalidade.
Sobre os tumores de hipófise e seu tratamento, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1675575 Medicina

As complicações orbitárias das rinossinusites infecciosas ocorrem por duas vias de disseminação: passagem direta por deiscências da lâmina papirácea ou disseminação retrógrada das veias orbitárias. Geralmente, são associadas à infecção dos seios maxilares ou etmoidais.


Considerando as características das complicações orbitárias das rinossinusites, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q1675576 Medicina

As complicações intracranianas das otites médias são pouco frequentes, mas ainda têm elevada taxa de mortalidade. A faixa etária mais acometida é a de indivíduos jovens e a associação de mais de uma complicação é relativamente comum. Considere as seguintes afirmativas sobre as complicações intracranianas das otites médias.


I. A meningite é mais comum em crianças e, quando decorrente de otite média aguda, deve ser tratada com antibioticoterapia parenteral, dexametasona e mastoidectomia.

II. A tromboflebite do seio sigmoide sem componente supurativo pode-se manifestar apenas com febre.

III. O abscesso epidural pode ser assintomático e só diagnosticado no momento da cirurgia ou incidentalmente, por exame de imagem.

IV. O abscesso encefálico é a complicação intracraniana mais comum e ocorre mais frequentemente no lobo temporal e cerebelo.

V. O empiema subdural é uma emergência neurocirúrgica que deve ser suspeitada em casos de deterioração neurológica, convulsões ou hemiplegia com otite média.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1675577 Medicina

A otite externa necrotizante é uma infecção grave que começa no conduto auditivo externo (CAE) e se estende à base do crânio, sendo a Pseudomonas aeruginosa o agente causador em até 98% dos casos. Sobre as otites externas necrotizantes, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O início do quadro é como uma otite externa difusa aguda, o que pode retardar o diagnóstico.

( ) Geralmente há sinais sistêmicos como febre ou taquicardia.

( ) A membrana timpânica está usualmente intacta.

( ) Um dos pontos cardinais diagnósticos é o envolvimento de pares cranianos.

( ) A imagem por ressonância magnética é o exame mais importante para avaliar a extensão da doença, enquanto a tomografia computadorizada está indicada para a avaliação da evolução da doença.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1675578 Medicina
A papilomatose respiratória recorrente (PRR) é o tumor benigno mais comum na laringe de crianças.
Sobre a PRR, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1675579 Medicina

O hiperparatireiodismo, resultado da hipersecreção persistente do hormônio paratireoideo, tem diferentes causas e muitas vezes é pouco sintomático. O tratamento cirúrgico é indicado seguindo critérios específicos.


Com relação ao hiperparatireoidismo e seu tratamento cirúrgico, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1675580 Medicina

Além da indicação estética, a rinoplastia vem sendo indicada com frequência para tratamento de obstrução nasal, como por insuficiência de válvula nasal. Sobre a insuficiência da válvula nasal e sua abordagem, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) As principais alterações anatômicas responsáveis são: colapso do rebordo alar, colapso do dorso nasal cartilaginoso, desvio septal alto, hipertrofia de cornetos inferiores, nariz com ponta mergulhante, columela alargada e desvio septal caudal.

( ) Exames de imagem, rinomanometria e nasofibroscopia são necessários para sua avaliação.

( ) Raramente é necessária a remoção do excesso de tamanho vertical do septo caudal para correção do desvio septal caudal.

( ) São fatores de risco para desenvolver insuficiência de válvula interna no pós-operatório de uma rinoplastia, principalmente quando abordado o dorso nasal: ossos próprios curtos, pele fina e idade avançada.

( ) Enxertos do tipo spreader grafts são os mais utilizados para manejo da insuficiência de válvula nasal externa.

( ) O strut de crus lateral geralmente é realizado com cartilagem septal e tem utilidade na insuficiência da válvula nasal interna.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1675581 Medicina
A otosclerose é uma doença primária do osso e os seus efeitos são secundários a sua extensão e localização, assim como sua atividade metabólica.
Sobre a otosclerose, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1675582 Medicina

Analise as afirmativas a seguir sobre as causas infecciosas de perdas auditivas neurossensoriais adquiridas.


I. Na caxumba, geralmente a perda auditiva é unilateral, de evolução rápida, profunda em frequências agudas e comumente irreversível.

II. No sarampo, a perda auditiva neurossensorial é geralmente bilateral, concomitante ao rash cutâneo, pode ser assimétrica, predomina nas altas frequências e é comumente irreversível.

III. A síndrome de Ramsay Hunt se caracteriza por vesículas dolorosas em pavilhão auditivo e conduto auditivo externo, paralisia facial periférica e, na maioria dos casos, sintomas otoneurológicos como vertigem, zumbido, hipoacusia.

IV. As meningites bacterianas causadas pelo Streptococcus pneumoniae são mais frequentes, mas a surdez permanente tem maior probabilidade de ocorrer nos casos de infecção pela Neisseria meningitidis.

V. A sífilis congênita e adquirida podem levar à surdez neurossensorial, sendo que na congênita, a perda auditiva pode ser precoce (ao nascimento até os três anos de idade) ou tardia (dos oito aos 20 anos de idade).


São corretas as afirmativas

Alternativas
Q1675583 Medicina

A tontura é um dos sintomas mais comuns na prática clínica. A neurite vestibular é um quadro de vertigem intensa aguda comumente diagnosticada em pronto atendimentos.


São aspectos importantes nos quadros de vertigens agudas, exceto:

Alternativas
Q1675584 Medicina

A doença de Menière tem fisiopatologia ainda indefinida e seu diagnóstico eminentemente clínico. Entretanto, alguns exames podem ser úteis para a avaliação dos pacientes com suspeita dessa doença.


Sobre o diagnóstico da doença de Menière, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1675585 Medicina

As faringotonsilites (FT) são infecções das vias aéreas superiores bastante comuns. As tonsilas palatinas têm susceptibilidade à aderência bacteriana do Streptococcus pyogenes beta-hemolítico do grupo A (GAS) que pode levar a complicações locorregionais e imunológicas.


Com relação às FT e à tonsilectomia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1675586 Medicina
A laringite crônica é caracterizada por um processo inflamatório granulomatoso resultado de resposta inflamatória local e dano tecidual causado principalmente por infecções crônicas.
Sobre as laringites crônicas infecciosas, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: C
6: D
7: B
8: C
9: A
10: D
11: A
12: C
13: B
14: B
15: D
16: B
17: D
18: B
19: A
20: D