Questões de Concurso Militar PM-MG 2015 para Professor de Educação Básica - Ensino Religioso

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Q722710 Pedagogia

Conforme os resultados parciais de pesquisa realizada em escola pública no município de Capela Nova, Minas Gerais (CUNHA, 2011, p. 164), a trajetória do ensino religioso sempre visou oferecer o ensino religioso na escola pública. Isso tem sido feito para desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios, e também para atender à necessidade de mudanças que garantam a laicidade nos referenciais teórico-metodológicos, adotados pelas escolas públicas brasileiras ao longo das décadas. À luz destes resultados parciais, analise as afirmações a seguir e verifique o que elas constatam:

I. O processo ensino e aprendizagem da disciplina “ensino religioso” e o nível de conscientização dos alunos na convivência cotidiana auxilia no enfrentamento aos fatos de aceitar e respeitar as diversas abordagens religiosas, com a compreensão de que as crenças possuem importância cultural, social e política, advinda de uma história de respeito, tolerância e de intolerância religiosa.

II. Há questões de ranços e também avanços do tema no Brasil, de forma sucinta, verifica-se que o problema atinge também outros países.

III. Contraditoriamente, há alunos que percebem a necessidade de respeitar as diferentes religiões, mas que persistem com seus preconceitos e estereótipos com as religiões desconhecidas pela maioria deles.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q722717 Pedagogia

O Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER) defende pressupostos para a identidade desta disciplina. Eles são abrangentes e importantes do ponto de vista de uma educação que se pretende integral, contribuindo para a elaboração do projeto de vida pessoal do aluno. Isso inclui desde o respeito pela diversidade de crenças existentes no Brasil até a sua participação cidadã no meio social. Tais pressupostos justificam os seguintes “Objetivos Gerais do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental” (FONAPER, 1998, p. 30-31):

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

I. Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando.

II. Encaminhar o educando para acompanhamento psicológico em sua formulação de questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente e manter a disciplina esperada.

III. Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção de suas estruturas de domínio sobre as diferentes culturas e manifestações socioculturais.

IV. Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.

V. Refletir o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano.

VI. Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.”

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q722721 Pedagogia

A UNESCO (2001) relata que a diversidade cultural cria um mundo rico e variado, o qual aumenta a gama de possibilidades de escolha que se oferecem a todos, nutre as capacidades e valores humanos e constitui um dos principais promotores do desenvolvimento, não somente em termos econômicos, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória. Tal diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano quanto a diversidade biológica o é para a natureza. Constitui patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras. Por estas razões, torna-se indispensável em sociedades cada vez mais diversificadas, para garantir uma interação harmoniosa entre sujeitos e grupos com identidades culturais distintas. Quanto à aceitação e interação com a diversidade cultural:

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q722724 Pedagogia

A nova LDB e as leis que se sucederam trouxeram avanços significativos em termos de reconhecimento do Ensino Religioso como uma disciplina curricular normal no sistema de ensino, fazendo parte da formação básica, dando-lhe status, porém a sociedade continua dividida quanto à sua aceitação.

Porém, alguns ainda o defendem como ensino de uma Religião, e por isso encontram muitas resistências no seu desenvolvimento e percebe-se a resistência de alunos, professores e escolas em relação ao desenvolvimento das aulas de Ensino Religioso. Por falta de qualificação muitos desses educadores acabam ministrando aulas de forma catequética e confessional, criando um sentimento de rejeição por parte dos alunos. Ou as desenvolvem numa perspectiva moralista, propondo valores e princípios éticos a serem seguidos. Por outro lado, há um movimento significativo que reconhece o Ensino Religioso como um componente curricular que não pode ser ignorado no fazer educativo das escolas.

Analise e relacione as afirmativas a seguir:

I. Existe um patrimônio religioso que faz parte da cultura e da vida do ser humano e ninguém tem o direito de privatizá-lo nas instituições religiosas.

II. Todos têm direito de conhecer este patrimônio religioso que pertence à humanidade. Negar o acesso a ele é negar um dos aspectos centrais da vida humana que é a religiosidade.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q722726 Pedagogia

É preciso compreender a dimensão política da problemática epistemológica e perceber o valor teórico, social e pedagógico do estudo da religiosidade para a formação do educando. O Ensino religioso, como disciplina integrante do sistema educacional na sua globalidade, é o processo de educação da dimensão religiosa do ser humano que, na busca da razão de existir, “[...] realiza a experiência do religioso, num movimento de relação profunda consigo mesmo, com o mundo cósmico, com o outro, seu semelhante, e com o Transcendente.” (FIGUEIREDO, 1995, p. 110). Contribuindo nessa temática e pautando-a, P a u l Tillich traz uma concepção importante sobre o Ensino Religioso, quando trata de religiosidade como algo intrínseco ao ser humano, enquanto uma dimensão de profundidade de todas as dimensões humanas. Para Tillich a religião não é a instituição na qual se realiza o contato entre Deus e o homem, mas ser religioso significa estar apaixonado pela pesquisa do sentido da vida e estar aberto a qualquer resposta que possa surgir. E, essa concepção de religiosidade de Tillich nos aponta perspectivas de diálogo interreligioso, ao pensar nas fronteiras que instituem o diálogo crítico como forma de ampliar a compreensão dos fenômenos. Analise as afirmativas a seguir:

I. “A vida sob a dimensão do espírito se expressa numa função que é definida pela autotranscedência da vida, isto é, religião.”

II. “A religião, enquanto autotranscedência da vida no reino do espírito, é a busca por uma resposta pelo sentido da vida.”

III. “A realização da busca da vida sem ambiguidade transcende qualquer forma ou símbolo religioso no qual possa se expressar.”

As afirmações que espelham o pensamento de Paul Tillich são:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: A
5: A