Questões de Concurso Militar PM-MG 2015 para Professor de Educação Básica - Filosofia
Foram encontradas 29 questões
Analise as afirmativas abaixo e marque a sequência correta.
I. Se nossas tentativas de conhecimento do mundo – mundo natural, mundo humano - fossem necessariamente bem sucedidas ou, pelo contrário, necessariamente mal sucedidas, não se colocaria o problema da verdade, seja por excesso – todas as afirmações seriam verdadeiras. II. Dado o fato de que, pelo contrário, ora somos bem sucedidos, ora somos mal sucedidos na obtenção de conhecimento, é inevitável que nos perguntemos pelas condições, mesmo limitadas, que, favorecendo a percepção do erro, possibilitam o acerto. III. Assim, o debate em torno do conceito de verdade, em que pese a sua complexidade, é parte imprescindível de qualquer tentativa de compreender a atividade de conhecimento.
Assinale a alternativa errada quanto a origem das fontes da qual se pode partir para o estudo da verdade.
Assinale a alternativa correta sobre o assunto.
Analise as afirmativas abaixo e depois marque a alternativa correta.
I. Outra boa referência, fácil e instigante, sem ser simplista: Capítulo: O que se entende por Cultura, do livro: SANTOS, José Luiz. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1983. II. O livro aborda o problema dos pontos de vista da Sociologia e da Antropologia Cultural. É atual, na medida em que leva em conta os debates teóricos mais recentes (pós-marxistas e ecologistas, por exemplo). III. Os dois livros tem posição ética conflitante, indo além do relativismo exacerbado: devemos respeitar a diversidade cultural, sim, mas todas as posições, e todos os modos de agir e viver são igualmente aceitáveis (eg. racismo, nazismo, etc.).Ver outras referências na OP - Natureza e cultura II - O mito de Prometeu.
Sobre a objetividade marque a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo, dê valores (V) verdadeiro ou (F) falso e após marque a alternativa correta.
( ) Respostas distintas a essa questão são objeto das mais fervorosas disputas em que divergentes concepções filosóficas são abraçadas, não apenas por filósofos profissionais, mas por homens de ciência, religiosos e pelas pessoas comuns. ( ) Somos feitos de duas substâncias: alma e corpo? O psiquismo é separado do corpo? O que comanda o ser humano: sua razão ou seus desejos? Somos senhores de nossos desejos e sentimentos? O que significa ser consciente? O que significa dizer que pensamos com nosso cérebro? ( ) Do ponto de vista pedagógico, o tema tem um forte apelo entre os adolescentes que se veem cotidianamente confrontados com questões envolvendo, por exemplo, as relações entre seu corpo, suas emoções e sua razão ou então com a impossibilidade de saber com certeza o que o outro está realmente sentindo.
A sequência correta é:
Marque a alternativa que identifica estas duas correntes.
Marque a alternativa correta sobre o assunto.
Assinale a alternativa correta sobre o papel do professor neste assunto.
Marque a alternativa incorreta sobre as duas concepções.
I. Um dos argumentos principais a favor do fisicalismo refere-se à conexão causal entre estados cerebrais e estados mentais. II. Esse nexo causal é empiricamente verificável quando se evidencia que a eliminação ou alteração de uma etapa, sequer na sequência de transmissão dos impulsos nervosos, é suficiente para modificar o estado mental. III. Isso leva à consideração de que tudo o que acontece na nossa consciência depende do que acontece no nosso corpo. O estado consciente seria assim o resultado de uma, certa configuração cerebral. IV. A dor que sentimos, por exemplo, no dedo do pé quando topamos numa pedra, se reduz, em última instância, às alterações químicas e elétricas nas células nervosas que compõem o nosso cérebro, estimuladas pelos impulsos transmitidos pelos nervos do nosso pé ao cérebro.
Marque a alternativa correta tomando como base o texto acima.
Analise as afirmativas, dê valores (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Como no caso da experiência visual que ocorre quando células cerebrais próximas à nuca são estimuladas, ou da experiência de saborear um chocolate que acontece como uma alteração física numa determinada região cerebral transmitida pelos nervos que ligam as papilas gustativas ao cérebro. ( ) Assim, o argumento causal pode ser complementado pelo argumento cientificista, na medida em que tudo o que pode ser dito objetivamente sobre nossos estados conscientes é assunto apenas da ciência. ( ) A nossa ignorância atual em relação à complexidade do cérebro e de suas relações com os estados mentais não é suficiente para refutar o fisicalismo, pois pode-se sempre apelar para o progresso científico que nos faz crer que no futuro os mistérios atuais serão resolvidos.
A sequência correta das afirmativas é.
I. Há um nexo causal entre um acontecimento mental particular M, por exemplo, o prazer que um sujeito sente ao saborear uma barra de chocolate, e um processo cerebral C, por exemplo, uma ativação mensurável de zona específica do cérebro. II. Pesquisas neurocientíficas em pacientes com lesões cerebrais comprovam que se a zona do cérebro em que ocorre o processo C é afetada, o acontecimento M não mais se manifesta. III. Logo, os acontecimentos M são redutíveis a C e a mentenão é uma entidade independente do cérebro.
É de interesse de todos nós.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta sobre o assunto.
( ) O problema das formas de racionalidade é um assunto em que a filosofia é chamada para emitir sua opinião desde o mundo antigo. ( ) O assunto não é fácil e uma boa diretriz para vencer as dificuldades é, de um lado, estabelecer que a racionalidade é mais ampla do que o conhecimento, podendo ser localizada também no plano da ação ( moral, política). ( ) O conhecimento está presente em praticamente todos os campos da atividade humana, para além da filosofia e da ciência, como a moral, a política, o direito e a arte, ainda que não os determine por inteiro ou decida sua natureza. ( ) Várias são as formas de racionalidade e muitas são as operações realizadas recobrindo diferentes usos da razão em seu esforço de descobrir e pôr ordem nas coisas (a pressuposição é a regularidade das coisas, das ações e dos processos, seja ela abstraída do real ou imposta a ele ao modo de prescrições). ( ) Entre estas operações estão a descrição, a classificação, a explicação (causal e teleológica), a inferência e a predição, a prescrição, a aplicação de regras, o ajuste entre meios e fins, etc.
Marque a alternativa correta.
Complete a frase acima com as palavras contidas na alternativa: