Questões de Concurso Militar PM-BA 2020 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 45 questões
A notificação de doenças e agravos é uma importante estratégia em Saúde Pública, no campo da Vigilância Epidemiológica. Considerando a lista nacional de notificação compulsória, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta que contém somente doenças ou agravos, cuja notificação deve ser imediata (dentro de 24 horas).
I. Hanseníase.
II. Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana.
III. Leptospirose.
IV. Eventos adversos graves pós-vacinação.
Sobre o uso terapêutico e profilático dos antimicrobianos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O meropenem é um pouco mais ativo contra bactérias gram-negativas, ao passo que o imipenem apresenta atividade um pouco superior contra gram-positivos. O ertapenem não tem atividade contra Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii.
( ) A ampicilina não é considerada atualmente como opção para o tratamento das infecções enterocócicas.
( ) A daptomicina é uma opção contra bactérias resistentes à vancomicina, em particular as infecções pulmonares.
( ) Profilaxia antimicrobiana iniciada três ou mais horas após o início da intervenção cirúrgica é ineficaz, independente da duração do uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. A atonia uterina é a causa mais comum de hemorragia pós-parto. II. A ocitocina não é recomendada como uterotônico na prevenção da hemorragia pós-parto na cesárea. III. Coagulopatias são responsáveis por cerca de 5% dos casos de hemorragia pós-parto. IV. A palpação do útero após o parto para identificar a atonia uterina é recomendada para todas as mulheres.
Assinale a alternativa correta
( ) A administração de antimicrobianos intravenosos seja iniciada o mais rápido possível, dentro de uma hora após o diagnóstico para sepse e choque séptico. ( ) A dopamina é o agente vasopressor de primeira escolha. ( ) Transfusão de concentrado de hemácias está indicada sempre que a concentração de hemoglobina estiver abaixo de 8 g/dl ( ) Não há qualquer indicação para uso de corticosteroides sistêmicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. A presença de úlcera genital está associada a um elevado risco de transmissão e aquisição do HIV; portanto, o diagnóstico e tratamento imediato dessas lesões constitui uma medida de prevenção e controle da epidemia de HIV.
II. No cancroide, a primeira manifestação é caracterizada por úlcera, geralmente única, que ocorre no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais do tegumento), indolor, com base endurecida e fundo limpo.
III. No herpes genital, em pacientes com imunodepressão, podem ocorrer manifestações atípicas, com lesões ulceradas ou hipertróficas de grandes dimensões, que persistem na ausência de tratamento local ou até mesmo sistêmico.
IV. Na donovanose, o quadro clínico inicia-se com ulceração de borda plana ou hipertrófica, bem delimitada, com fundo granuloso, de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A ulceração evolui lenta e progressivamente, podendo tornar-se vegetante ou úlcero-vegetante.
( ) O diagnóstico de diabetes mellitus pode ser estabelecido pelo achado de duas glicemias de jejum com valores ≥ 126 mg/dl, determinados na mesma amostra de sangue. ( ) O alvo de controle glicêmico em todos os caso deve corresponder a uma determinação de hemoglobina glicada (HbA1C) ≤ 7%. ( ) Paciente apresentando duas glicemias de jejum, determinadas em amostras separadas com valores, respectivamente, de 110 e 108 mg/dl, pode ser considerado pré-diabético. ( ) Para a maior parte dos pacientes adultos (não gestantes) valores da glicose plasmática capilar pré-prandial entre 80 e 130 mg/dl podem ser considerados adequados, quanto aos alvos de controle glicêmico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.