Questões de Concurso Militar CBM-DF 2017 para 2º Tenente - Médico Cirurgia Vascular
Foram encontradas 20 questões
Os grandes traumas da vasculatura abdominal se apresentam clinicamente como hemorragia intraperitoneal livre ou como hematoma retroperitoneal contido. A maioria dos pacientes com trauma abdominal de grandes vasos apresenta-se como um hematoma retroperitoneal contido ou, pelo menos, parcialmente contido. A localização de um hematoma retroperitoneal e o mecanismo de lesão orientam a decisão de explorar o hematoma. Sobre a exploração do hematoma retroperitoneal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um hematoma retroperitoneal pélvico (zona 3) secundário ao trauma penetrante obriga a exploração em função da probabilidade de lesão do vaso ilíaco.
( ) Qualquer hematoma na zona 1 (linha média) demanda exploração no trauma penetrante ou fechado por causa da alta probabilidade de lesões vasculares nessa área.
( ) Um hematoma na zona 2 (espaço perinéfrico) é o resultado de lesão de vasos renais ou do parênquima, e sua exploração é obrigatória no trauma contuso para avaliar e reparar possíveis lesões.
( ) Os hematomas da zona 3 resultantes de trauma fechado são, geralmente, associados a fraturas pélvicas, e não são explorados devido ao tratamento efetivo desse tipo de sangramento ser baseado não no controle operatório, mas na fixação externa ou embolização angiográfica.
A sequência está correta em
O trauma de aorta é o grande vilão no trauma fechado de tórax, e contribui com 10% a 15% das mortes em acidentes de veículos a motor em indivíduos com menos de 30 anos. Sobre o trauma da aorta, analise as afirmativas a seguir.
I. A instabilidade hemodinâmica no paciente politraumatizado geralmente está associada à lesão aórtica decorrente do trauma fechado.
II. Paraplegia, a mais temida complicação presente nos ferimentos de aorta, foi relatada em, aproximadamente, 13% das reparações abertas.
III. O mecanismo clássico de lesão aórtica no trauma fechado é de desaceleração súbita durante a colisão frontal dos automóveis ou uma queda de altura.
IV. Vários achados à radiografia torácica podem sugerir o diagnóstico da lesão aórtica aguda. Os achados mais significativos são alargamentos do mediastino (> 8 cm), desvio do brônquio principal esquerdo, um desvio da sonda nasogástrica da linha mediana e obliteração do espaço aortopulmonar.
Estão corretas apenas as afirmativas
A aterosclerose é um complexo do processo inflamatório crônico que afeta artérias elásticas e musculares. A doença é tanto sistêmica quanto segmentar, com evidente predomínio por determinados locais dentro da árvore arterial e com relativa preservação de outros. Sobre o processo aterosclerótico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O tabagismo é fortemente associado à incidência da aterosclerose, bem como ao aumento das taxas de morbidade e mortalidade para manifestações coronarianas, cerebrais e periféricas.
( ) O risco aumentado associado ao gênero masculino e feminino pós-menopausa tem causado grande interesse nos potenciais efeitos “ateroprotetores” da progesterona.
( ) A hipertrigliceridemia, o fibrogênio sérico aumentado e a hiper-homocisteinemia também têm sido associados ao risco cardiovascular.
A sequência está correta em