Questões de Concurso Militar CBM-DF 2017 para 2º Tenente - Médico Cirurgia Vascular

Foram encontradas 20 questões

Q798122 Medicina
O tratamento eficaz das angiodisplasias ainda constitui, muitas vezes, um desafio clínico. Estão disponíveis várias modalidades terapêuticas no tratamento das angiodisplasias, dependendo da sua escolha em relação à forma de apresentação da hemorragia, do número e da localização das lesões, da condição clínica, das patologias associadas e da medicação do doente e, ainda, da resposta a tratamentos prévios. Qual a terapia de escolha para hemorragias graves (potencialmente fatais)?
Alternativas
Q798123 Medicina
Embora geralmente seguros, os filtros de veia cava inferior envolvem risco e morbidade significativa. Portanto, a inserção permanente de um filtro, especialmente em um paciente jovem que pode precisar somente de proteção em curto prazo, não tem aceitação geral. Os filtros recuperáveis surgiram como a solução em potencial para o paciente com indicações temporárias para profilaxia para êmbolo pulmonar. São indicações para inserção de filtro recuperável de veia cava inferior, EXCETO:
Alternativas
Q798124 Medicina
As angiodisplasias são as malformações vasculares adquiridas mais comuns do tubo digestivo. Numa proporção importante de casos são múltiplas (40‐60%) e/ou têm localização múltipla no tubo digestivo (20%), o que realça a importância de uma avaliação completa nestes doentes. Acerca das angiodisplasias intestinais, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q798125 Medicina
A Displasia Fibromuscular (DFM) é uma doença vascular não inflamatória e não aterosclerótica, que envolve artérias de pequeno e médio calibre e afeta predominantemente mulheres caucasianas, magras, entre 15 e 50 anos, sem história familiar da doença. Qual a artéria mais frequentemente envolvida na DFM?
Alternativas
Q798126 Medicina
“Mulher, 45 anos, comparece ao ambulatório de cirurgia vascular encaminhada pelo médico da UBS em virtude de sopro sistólico e diastólico abdominal, associado a uma hipertensão arterial de difícil controle. A paciente foi então submetida a exames de imagem e histopatológico que evidenciaram Displasia Fibromuscular (DFM) da artéria renal. Sabe-se que em 28% dos casos outros leitos vasculares também podem estar envolvidos nos pacientes com DFM.” Qual o leito vascular mais comumente acometido nessa situação?
Alternativas
Q798127 Medicina
“As pressões digitais (dedos da mão ou pé) podem ser obtidas com esfigmomanômetro de tamanho adequado e uma sonda fotopletismográfica na polpa digital. As pressões digitais são úteis em pacientes com doença restrita aos vasos distais (como doença de Raynaud avançada com lesões obstrutivas fixas) ou, mais comumente, para ajudar a prever a probabilidade de cicatrização em procedimentos no antepe, ulcerações ou amputação de dedos. Uma pressão digital maior que ________ é preditiva de sucesso na cicatrização em, aproximadamente, 90% dos casos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q798128 Medicina

Os grandes traumas da vasculatura abdominal se apresentam clinicamente como hemorragia intraperitoneal livre ou como hematoma retroperitoneal contido. A maioria dos pacientes com trauma abdominal de grandes vasos apresenta-se como um hematoma retroperitoneal contido ou, pelo menos, parcialmente contido. A localização de um hematoma retroperitoneal e o mecanismo de lesão orientam a decisão de explorar o hematoma. Sobre a exploração do hematoma retroperitoneal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um hematoma retroperitoneal pélvico (zona 3) secundário ao trauma penetrante obriga a exploração em função da probabilidade de lesão do vaso ilíaco.

( ) Qualquer hematoma na zona 1 (linha média) demanda exploração no trauma penetrante ou fechado por causa da alta probabilidade de lesões vasculares nessa área.

( ) Um hematoma na zona 2 (espaço perinéfrico) é o resultado de lesão de vasos renais ou do parênquima, e sua exploração é obrigatória no trauma contuso para avaliar e reparar possíveis lesões.

( ) Os hematomas da zona 3 resultantes de trauma fechado são, geralmente, associados a fraturas pélvicas, e não são explorados devido ao tratamento efetivo desse tipo de sangramento ser baseado não no controle operatório, mas na fixação externa ou embolização angiográfica.

A sequência está correta em

Alternativas
Q798129 Medicina
A apresentação clássica de um Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) roto é o início súbito de dor no flanco ou na região média do abdômen, choque e presença de massa abdominal pulsátil. Entretanto, apenas um terço dos pacientes com AAA roto se apresenta com essa tríade. Qual dos fatores de risco relacionados confere alto risco de rotura para AAA?
Alternativas
Q798130 Medicina
O termo aneurisma deriva da palavra grega aneurysma, que significa “ampliação”, e pode ser definido como uma dilatação localizada, permanente e irreversível de um vaso sanguíneo, tendo, pelo menos, 50% de aumento em seu diâmetro quando comparado ao diâmetro normal esperado. Os aneurismas aórticos se localizam, com mais frequência, na aorta infrarrenal e, geralmente, o segmento imediatamente abaixo das artérias renais e poupado. Sobre os Aneurismas Aórticos Abdominais (AAAs), assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q798131 Medicina
A maioria dos grandes Aneurismas Abdominais de Aorta (AAAs) são identificados ao exame físico em pacientes magros ou de estatura normal. Um AAA pode ser detectado como uma massa abdominal firme e pulsátil, na qual o espaço entre as duas mãos posicionadas de cada lado da lesão se amplia a cada sístole. Sobre o diagnóstico do AAA, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q798132 Medicina
Para o tratamento aberto dos Aneurismas de Aorta Abdominal (AAAs), várias exposições podem ser usadas, cada uma com seus méritos e desvantagens. As opções incluem a abordagem transperitoneal, por meio de uma longa incisão na linha média, ou de uma minilaparotomia, ou a abordagem retroperitoneal, por meio de uma incisão no flanco esquerdo. São situações cuja abordagem retroperitoneal é preferida, EXCETO:
Alternativas
Q798133 Medicina
A era moderna da reconstrução arterial tem sido possível pelo desenvolvimento da arteriografia (Moniz, 1927; dos Santos, 1929), que permitiu a localização anatômica do aneurisma e das lesões oclusivas e suas correlações com os sintomas. Avanços tecnológicos em catéteres, meios de contraste, equipamentos radiológicos e processo de imagem têm levado a um grande aumento da segurança e da imagem de alta resolução de toda a árvore circulatória. São complicações da arteriografia relacionadas ao meio de contraste, EXCETO:
Alternativas
Q798134 Medicina
Várias complicações podem ocorrer no período imediatamente após a correção cirúrgica dos Aneurismas Abdominais da Aorta (AAAs), sendo as mais comuns as complicações das incisões relacionadas ao acesso vascular, incluindo sangramento, hematoma, formação de pseudoaneurisma e infecção do ferimento. Uma das razões principais para a falha da endoprotese é a presença de vazamento, denominada endoleak. Qual dos tipos de vazamentos (endoleaks) pode ser tratado inicialmente com observação, visto que a maioria se fecha espontaneamente?
Alternativas
Q798135 Medicina
“A ___________________ (doença sem pulso) comumente afeta mulheres jovens, tendo alta prevalência em descendentes de europeus ocidentais e asiáticos. Normalmente, há um pródromo marcado por sinais e sintomas inflamatório-sistêmicos. A doença arterial ocorre, predominantemente, na aorta e seus principais ramos, sendo descritos vários padrões de envolvimento. Os vasos supra-aórticos são frequentemente acometidos, levando a sintomas de hipoperfusão cerebral ou claudicação dos membros superiores. O tratamento inicial baseia-se no processo inflamatório, sendo predominantemente clínico.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q798136 Medicina
As placas ateroscleróticas produzem alterações locais e distais de fluxo e pressão, que podem ser medidas por vários métodos não invasivos. Na prática clínica, o laboratório vascular não invasivo fornece uma combinação de medidas fisiológicas e mapeamento das lesões após o procedimento. Sobre os métodos diagnósticos na doença oclusiva arterial periférica, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q798137 Medicina
Os agentes de contraste iodado utilizados na arteriografia, quando administrados aos pacientes que fazem uso de uma determinada medicação, podem resultar, raramente, em acidose láctica. Assim, esse agente deve ser suspenso dois dias antes e reiniciado dois dias após a administração do agente de contraste se a função renal estiver estável. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a tal medicamento.
Alternativas
Q798138 Medicina

O trauma de aorta é o grande vilão no trauma fechado de tórax, e contribui com 10% a 15% das mortes em acidentes de veículos a motor em indivíduos com menos de 30 anos. Sobre o trauma da aorta, analise as afirmativas a seguir.

I. A instabilidade hemodinâmica no paciente politraumatizado geralmente está associada à lesão aórtica decorrente do trauma fechado.

II. Paraplegia, a mais temida complicação presente nos ferimentos de aorta, foi relatada em, aproximadamente, 13% das reparações abertas.

III. O mecanismo clássico de lesão aórtica no trauma fechado é de desaceleração súbita durante a colisão frontal dos automóveis ou uma queda de altura.

IV. Vários achados à radiografia torácica podem sugerir o diagnóstico da lesão aórtica aguda. Os achados mais significativos são alargamentos do mediastino (> 8 cm), desvio do brônquio principal esquerdo, um desvio da sonda nasogástrica da linha mediana e obliteração do espaço aortopulmonar.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q798139 Medicina

A aterosclerose é um complexo do processo inflamatório crônico que afeta artérias elásticas e musculares. A doença é tanto sistêmica quanto segmentar, com evidente predomínio por determinados locais dentro da árvore arterial e com relativa preservação de outros. Sobre o processo aterosclerótico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tabagismo é fortemente associado à incidência da aterosclerose, bem como ao aumento das taxas de morbidade e mortalidade para manifestações coronarianas, cerebrais e periféricas.

( ) O risco aumentado associado ao gênero masculino e feminino pós-menopausa tem causado grande interesse nos potenciais efeitos “ateroprotetores” da progesterona.

( ) A hipertrigliceridemia, o fibrogênio sérico aumentado e a hiper-homocisteinemia também têm sido associados ao risco cardiovascular.

A sequência está correta em

Alternativas
Q798140 Medicina
A marca patológica característica da aterosclerose é a placa aterosclerótica. Existem muitos componentes importantes da placa, como: células musculares lisas, tecido conjuntivo (matriz), lipídeos e células inflamatórias (predominantemente macrófagos). Assinale a alternativa INCORRETA sobre a aterosclerose.
Alternativas
Q798141 Medicina
O diagnóstico de linfedema é relativamente fácil em pacientes com linfedema no segundo ou terceiro estádio da doença. Porém, pode ser um diagnóstico difícil de ser realizado no primeiro estádio, particularmente quando se trata de um edema leve, com cacifo e aliviado com manobras simples, como elevação do membro. Qual o melhor exame para diferenciação entre edema de origem linfática e de outras causas de edema periférico?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D
6: D
7: B
8: B
9: A
10: B
11: C
12: C
13: B
14: D
15: D
16: C
17: D
18: B
19: D
20: A