Questões de Concurso Militar PM-GO 2022 para 2º Tenente - Oficial Odontológico - Endodontia

Foram encontradas 40 questões

Q2017726 Odontologia
O conhecimento da anatomia dos canais radiculares é um dos requisitos básicos para o sucesso do tratamento endodôntico. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2017727 Odontologia
Em relação à anatomia do Sistema de Canais Radiculares de dentes permanentes, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2017728 Odontologia
Em relação à polpa dental, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A polpa dental é um tecido conjuntivo frouxo, composto por células, matriz extracelular, vasos sanguíneos e nervos. Os odontoblastos são as células mais características do complexo dentinopulpar e estão organizados em uma única camada de células, chamada camada odontoblástica, no limite entre a dentina e a polpa.
II. A polpa dental apresenta inervação sensorial e autônoma. A inervação sensorial da polpa é representada por três tipos de fibras nervosas trigeminais: A-β, A-δ e C. As fibras nervosas A-δ são mielinizadas, com rápida velocidade de condução e baixo limiar de excitabilidade, e medeiam a dor aguda e transitória, característica da sensibilidade dentinária.
III. As fibras do tipo C são amielínicas, com velocidade de condução lenta e alto limiar de excitabilidade. A estimulação das fibras C produz uma dor que se caracteriza por ser lenta, excruciante e, algumas vezes, difusa, típica de pulpite irreversível sintomática. 
Alternativas
Q2017729 Odontologia
A dentina é um tecido mineralizado que constitui grande parte da estrutura dentária. Em relação às características histológicas da dentina, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2017730 Odontologia
A Endodontia é uma disciplina clínica voltada para o tratamento ou a prevenção da lesão perirradicular que apresenta etiologia infecciosa. Sobre microbiologia endodôntica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2017731 Odontologia
A patologia perirradicular está associada às respostas de defesa do hospedeiro visando conter o avanço da infecção presente no sistema de canais radiculares para o osso e outras regiões do organismo. Em relação às características da infecção endodôntica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2017732 Odontologia
Paciente do sexo feminino, 28 anos de idade, procurou atendimento odontológico relatando dor no dente 24. Ao exame físico, relatou reação dolorosa à mordida, percussão e palpação. Ao exame radiográfico, foi observada pequena lesão radiolúcida apical. Ao teste de sensibilidade, o dente respondeu negativamente. O diagnóstico dessa condição clínica é 
Alternativas
Q2017733 Odontologia
Abscesso apical agudo é uma condição definida como reação inflamatória à infecção e necrose pulpar, caracterizada por início rápido. Seus sinais e sintomas clínicos são:
Alternativas
Q2017734 Odontologia
Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, procura atendimento de urgência odontológica com dor espontânea e intensa no dente 46 que alivia com água gelada. Ao exame radiográfico, apresenta aumento do ligamento periodontal, e resposta positiva ao teste térmico. O diagnóstico do presente quadro clínico é
Alternativas
Q2017735 Odontologia
Paciente do sexo masculino, 33 anos de idade, apresentou-se com dor intensa no dente 24 durante a mastigação. Ao exame clínico, apresentava dor à percussão vertical/horizontal e fístula por vestibular. Foi observado ainda bolsa periodontal de 9 mm por vestibular. Ao exame radiográfico, apresentava condutos radiculares bem obturados e núcleo metálico fundido. Qual é o provável diagnóstico?
Alternativas
Q2017736 Odontologia
A cirurgia de acesso à câmara pulpar é a primeira fase de qualquer procedimento endodôntico não cirúrgico. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O desenho do acesso depende não apenas da localização dos orifícios, mas também do posicionamento e da curvatura do canal como um todo.
II. A remoção do ombro lingual é muito importante nos incisivos inferiores para facilitar a localização do canal lingual quando presente.
III. A junção amelocementária é um ponto de referência anatômico importante para determinação da localização do teto da câmara pulpar em molares superiores e inferiores.
IV. Em dentes anteriores inclinados para lingual, deve-se realizar o acesso por vestibular, sendo realizado após a instalação do dique de borracha.
Alternativas
Q2017737 Odontologia
A abertura coronária é um tempo operatório que engloba desde o acesso à câmara pulpar, seu preparo até a obtenção da configuração final da cavidade pulpar e localização dos orifícios de entrada dos canais radiculares. A configuração final da abertura coronária com aspecto triangular com a base voltada para a vestibular é correspondente a qual grupo dental? 
Alternativas
Q2017738 Odontologia
Durante o preparo químico-mecânico, principalmente em canais curvos, pode ocorrer um desvio do leito original do canal radicular chamado degrau. Para corrigir esse acidente e retomar a luz do canal, o profissional deve
Alternativas
Q2017739 Odontologia
Sobre o preparo químico-mecânico dos canais radiculares, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Glide Path. 2. Pré Alargamento. 3. Patência. 4. Batente apical.
( ) É o ponto de parada da instrumentação, equivalente ao comprimento de trabalho, determinado na odontometria.
( ) É a manutenção do canal cementário principal patente (aberto, desobstruído) durante o preparo de um canal radicular.
( ) É a regularização inicial da superfície das paredes dentinárias de um canal radicular até o comprimento do dente. Antecede a modelagem do canal, independentemente da técnica de instrumentação empregada.
( ) É a instrumentação do segmento cervical do canal radicular. 
Alternativas
Q2017740 Odontologia
Os cimentos endodônticos são necessários para vedar o espaço entre a parede do canal e a interface do núcleo sólido da obturação. Assinale a alternativa correta em relação às características dos cimentos endodônticos.
Alternativas
Q2017741 Odontologia
Para a obturação endodôntica, um cone de guta percha padronizado deve ser selecionado. Quando o cone principal se estende além do limite do preparo, o profissional deve
Alternativas
Q2017742 Odontologia
Para a obturação endodôntica, um cone de guta percha padronizado deve ser selecionado. Quando o cone principal se estende além do limite do preparo, o profissional deve
Alternativas
Q2017743 Odontologia
Sobre a articaína, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. É o único anestésico local amida que contém um anel tiofeno e que também contém ligação éster.
II. Ao contrário de outros anestésicos locais do tipo amida que sofrem metabolismo no fígado, a biotransformação da articaína ocorre no fígado e, principalmente, no plasma.
III. O anel tiofeno, presente na articaína, contém enxofre, por isso é contraindicado seu uso em pacientes com alergia a sulfa, sulfito ou enxofre.
IV. Pela maior lipossolubilidade da articaína, sua infiltração vestibular na mandíbula adulta tem taxa de sucesso clinicamente significativa da anestesia pulpar em comparação com outros anestésicos locais do tipo amida.
Alternativas
Q2017744 Odontologia
Na atualidade, o desenvolvimento de anestésicos e técnicas eficazes possibilita a execução de qualquer procedimento endodôntico de forma indolor. Em relação às características dos anestésicos locais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2017745 Odontologia
Quando um dente com rizogênese incompleta é afetado por cárie ou traumatismo, a polpa requer um manejo adequado, de acordo com o seu grau de inflamação e infecção. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: E
5: B
6: B
7: X
8: D
9: D
10: E
11: A
12: B
13: D
14: E
15: C
16: B
17: C
18: E
19: B
20: A