Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Assistente Social
Foram encontradas 50 questões
(Iamamoto, 2007.)
A questão social é inerente à sociedade de classes e seus antagonismos; podemos afirmar que a sua gênese encontra-se em:
(Castelo, Ribeiro, Rocamora, 2020. Pág. 16.)
Nesta perspectiva teórico-metodológica, o fundamento da “questão social” está expresso na:
(Netto, 2009. Pág. 74.)
Referente às fases do sistema capitalista, pode-se afirmar que a emergência profissional do Serviço Social é, em termos histórico-universais, uma variável do:
(Oliveira; Chaves, 2017. Pág. 148.)
O Código de Ética Profissional, na trajetória do Serviço Social brasileiro, sua primeira versão, em 1947, possui, EXCETO:
(Abramides, 2016. Pág. 468.)
Considerando que a década de 1970 apresentou um divisor de águas, um momento evidenciado como expressão pública e coletiva do processo de ruptura com o conservadorismo se refere a:
(Yasbek, 2009. Pág. 5.)
Sobre o suporte teórico‐metodológico necessário à qualificação técnica da prática e à sua modernização, o Serviço Social, inicialmente, aproxima-se da perspectiva:
(Giampaoli, 2013. Pág. 287.)
A realidade social da prática profissional, mediada por um processo, que emerge na década de 1970, bem como impõe mudanças nas operações de diferentes setores da atividade econômica capitalista, trata-se de:
I. “A compreensão do Serviço Social inserida na ___________________, como um tipo de especialização do trabalho coletivo, permite conceber que o desenvolvimento das forças produtivas determina a funcionalidade da profissão no enfrentamento da questão social.” II. “Com o crescimento industrial ocorrido no Brasil, principalmente com o ciclo _________________ no pós-1964, o Serviço Social foi mobilizado pelas empresas para atenuar as tensões oriundas da exploração e da resistência dos trabalhadores, tendo em vista as necessidades de vigilância e controle da força de trabalho.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Serviço Social insere-se na divisão social e técnica do trabalho, reconhecendo-se como trabalhador assalariado. ( ) O exercício profissional do assistente social em resposta a demandas sociais é mediado pelo mercado. ( ) A mercadoria “força de trabalho” entra em ação no momento que o profissional utiliza os meios e os instrumentos de trabalho, que são propriedade do assistente social.
A sequência está correta em
(Baptista, 2007. Pág. 14. Adaptado.)
Sabe-se da importância do planejamento enquanto processo permanente e metódico para o desenvolvimento da práxis profissional. Deve-se considerar as dimensões técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política no trabalho, pois tal racionalidade do agir profissional supõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em momentos decisivos. Considere os supostos conhecimentos que ordenam esses momentos decisivos:
I. Teóricos. II. Científicos. III. Vulgares. IV. Técnicos.
Está correto o que se afirma apenas em
(Baptista, 2002. Pág. 97.)
Considerando as operações de execução, quando se pensam as características de determinadas atividades, aquela que delineia as decisões, que descreve sinteticamente as decisões de caráter mais amplo/geral, trata-se de:
(Neder, 1994).
O trabalho social com família tem suas origens com o nascimento da questão social, nesse momento observa-se o movimento dos setores burgueses da sociedade na organização da assistência às famílias; com isso, passou-se a considerar a ideia de família:
(Silva; Lima, 2012. Pág. 127.)
Prática que exige a presença de profissionais de diferentes formações em uma mesma equipe ou projeto, e que demanda o afastamento de posturas profissionais centralizadoras. A informação se refere a: