Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Biomédico - Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício

Foram encontradas 15 questões

Q2089789 Educação Física
A periodização é o planejamento e a estruturação do treinamento ao longo da temporada para possibilitar ao atleta alcançar um estado de ótimo (o melhor possível) desempenho em determinada época da temporada (competição ou competições mais importantes) nos aspectos físicos, psíquicos, técnicos e táticos. Além de a periodização visar ao máximo desempenho do atleta no período apropriado, deve-se atentar, ao mesmo tempo, para diminuir as chances de supertreinamento (overtraining). Em relação ao planejamento do treinamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Para que os objetivos de curto, médio e longo prazo sejam alcançados, deve ser realizado um planejamento que considere a estruturação, a execução, o controle e a avaliação do treinamento.
II. Dentre os elementos estruturais do treinamento do atleta destacam-se: a preparação plurianual; a preparação anual (temporada); o macrociclo; o mesociclo; o microciclo de treinamento; além da própria sessão de treinamento.
III. Os elementos estruturais do treinamento do atleta seguem uma hierarquia fundamentada no tamanho das suas constituições, sendo a sessão a unidade mais simples do treinamento.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2089792 Educação Física
Um corpo em movimento é colocado diante de uma série de desafios biológicos agudos, algumas vezes muito breves e intensos, e outras, de intensidade moderada, mas de duração extremamente longa, de modo que os músculos são solicitados a transformar energia química, oriunda da degradação dos substratos energéticos disponíveis em todo o corpo, em energia mecânica. Trata-se de uma adaptação morfológica ao treinamento de força muscular e determinante da capacidade do músculo em gerar tensão:
Alternativas
Q2089793 Educação Física
O treinamento de força é um meio específico de condicionamento físico que envolve a execução de exercícios de contrarresistência progressiva, bem como diferentes modelos e métodos de treinamento. Delorme foi o primeiro pesquisador a demonstrar a importância do treinamento de força sobre o aumento da força muscular na reabilitação de militares no período pós-Segunda Guerra Mundial. Nesse aspecto, o treinamento de força tornou-se uma das formas mais conhecidas e eficazes de aprimoramento do treinamento físico de atletas e de melhora da saúde de adultos não atletas, idosos e crianças. O aumento da força muscular é uma forma de ajuste do organismo à sobrecarga do treinamento, por meio da qual ocorrem alterações fisiológicas e estruturais. São dois os determinantes diretos para o aumento da força muscular: os fatores neurais e os fatores morfológicos. Trata-se de uma adaptação neural ao treinamento de força muscular:
Alternativas
Q2089794 Educação Física

A carga de treinamento consiste no conjunto de estímulos estressores (psicofisiológicos ou mecânicos) aplicados ao organismo (sejam estruturas celulares ou no indivíduo como um todo). A carga de treinamento pode ser descrita como externa ou interna e aplicada em diferentes frequências, volumes e intensidades. Sobre os conceitos de carga externa e interna de treinamento, analise as afirmativas a seguir.


I. Carga externa: variáveis ambientais que influenciam no treinamento, como temperatura e umidade do ar.


II. Carga interna: resposta psicofisiológica do organismo durante o exercício.


III. Dois atletas submetidos à mesma carga externa podem apresentar cargas internas diferentes.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2089796 Educação Física

O princípio básico de qualquer programa de treinamento é aplicar uma carga (estresse mecânico, fisiológico ou mental) que seja maior do que a capacidade atual de suportar a demanda que lhe é imposta por meio de treinamento ou competição. Sobre a etiologia das lesões esportivas, analise as afirmativas a seguir.


I. A etiologia das lesões esportivas é complexa e multifatorial, envolvendo uma rede de determinantes.


II. As lesões ocorrem quando há um desequilíbrio entre os mecanismos de capacidade e a demanda exigida do atleta.


III. A idade do atleta determinará a qual carga, em termos de volume, intensidade e frequência, ele será submetido.


IV. Quando um atleta exige uma saúde abaixo do ideal, ele está sujeito à redução da capacidade de execução dos movimentos necessários à prática do esporte.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: E
5: E