Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Médico - Otorrinolaringologia

Foram encontradas 50 questões

Q2091733 Medicina
AC, sexo feminino, 25 anos, deseja ser orientada a respeito da prevenção do câncer de colo uterino. O médico informa sobre a necessidade da realização do exame Papanicolau. Tal procedimento pode ser considerado como prevenção: 
Alternativas
Q2091734 Medicina
Assinale, a seguir, a alternativa que pode ser considerada na medicina preventiva como prevenção terciária. 
Alternativas
Q2091735 Medicina
EF, sexo feminino, 15 anos, procura atendimento médico pois iniciou a vida sexual com seu namorado e deseja receber informações sobre contracepção. Diante da situação hipotética, o médico deverá:
Alternativas
Q2091736 Medicina
Determinado médico deseja prescrever para seu paciente, com 50 kg, uma medicação anti-hipertensiva por via endovenosa disponível em uma ampola de 5 mL contendo 5 mg/mL. Para isso, dilui uma ampola em 245 mL de soro glicosado a 5%. A dose desejada da medicação é de 0,5 mcg/kg/min. Qual deverá ser, em mL/h, a velocidade de infusão da solução em BIC? 
Alternativas
Q2091737 Medicina
LDF, 70 anos, chega ao pronto-socorro trazido pelos familiares após ser encontrado em casa com rebaixamento do nível de consciência. É realizada uma tomografia de crânio que evidencia grande sangramento intraparenquimatoso com desvio considerável da linha média. O paciente evolui, desfavoravelmente, necessitando de intubação orotraqueal. Sobre a comunicação de más notícias, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2091738 Medicina
Um paciente que pesa 100 kg e mede 1,80 m pode ser classificado, de acordo com seu IMC, em qual grau de obesidade?
Alternativas
Q2091739 Medicina
Paciente, 25 anos, vai ao médico da empresa em que trabalha após ter realizado exame diagnóstico positivo para HIV. Relata ter iniciado novo relacionamento há dois meses e teme que o diagnóstico prejudique sua relação com a parceira. Diante da situação hipotética, o médico deverá:
Alternativas
Q2091740 Medicina
João, 25 anos, homem trans, vem à consulta em unidade básica de saúde em seu bairro para consulta de rotina. Sobre o atendimento adequado à população transgênero, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2091741 Medicina
Considerando o que dispõe o Novo Código de Ética Médica, aprovado pela Resolução CFM nº 2.217/2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091742 Medicina
De acordo com o Novo Código de Ética Médica, quanto aos princípios fundamentais, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092023 Medicina
Considerando que a otosclerose é uma displasia óssea do osso temporal, uma importante causa de deficiência auditiva, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092024 Medicina
A leucoplasia laríngea é definida como uma placa branca que, geralmente, corresponde a um espessamento da mucosa associado à queratose superficial. O câncer de laringe é a pior evolução de uma leucoplasia e representa 27% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e do pescoço. Sobre as leucoplasias e os tumores de laringe, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2092025 Medicina
Mulher, 40 anos, consulta por quadro de obstrução nasal, epistaxe recorrente e rinorreia mucopurulenta há dois meses. Ao exame: hiperplasia difusa da mucosa nasal e destruição de parte do septo nasal. Realizada biópsia de mucosa, cuja histopatologia evidenciou: mucosa com infiltrado de plasmócitos, linfócitos e eosinófilos, entre os quais estão dispersas grandes células vacuolizadas (células de Mikulicz), que possuem em seu citoplasma os corpúsculos de Russel. Podemos afirmar que o diagnóstico é:
Alternativas
Q2092026 Medicina
Paciente, sexo feminino, 40 anos, portadora de rinite alérgica, consulta por quadro de “sensação de ouvido cheio” e hipoacusia discreta à direita há cerca de 40 dias. À otoscopia: membrana timpânica direita íntegra e retraída. Considerando o diagnóstico de disfunção tubária, analise as afirmativas a seguir.
I. A retração da membrana timpânica se deve ao aumento da pressão na orelha média por incapacidade da tuba auditiva se abrir e equalizar com a pressão externa (da nasofaringe).
II. Na presença de retração da membrana timpânica, é esperada uma curva Jerger tipo B na impedanciometria.
III. O Questionário ETDQ-7 é um instrumento que auxilia no diagnóstico e no seguimento de pacientes com disfunção tubária, permitindo avaliar resposta terapêutica.
IV. Dilatação por balão da tuba auditiva é uma técnica relativamente recente, que pode ser utilizada no tratamento desta afecção em alguns casos em que não há resposta ao tratamento medicamentoso.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2092027 Medicina
A otite média crônica pode se apresentar com colesteatoma, uma lesão que pode causar infecções; destruição local; perda de audição; paralisia facial; dentre outras complicações. Sobre a otite média crônica colesteatomatosa, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092028 Medicina
Paciente masculino, 19 anos, com quadro de sinusite bacteriana aguda há doze dias, evoluiu nos últimos dois dias com edema periorbitário e piora de cefaleia. Ao exame físico: edema periorbitário esquerdo com proptose discreta. Realizada tomografia que revelou infiltração difusa da gordura periorbitária, sem deslocamento de globo ocular; exame compatível com Grupo 2 da Classificação de Chandler de complicações orbitárias. Sobre o caso clínico hipotético, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2092029 Medicina
Muitas doenças multissistêmicas têm a epistaxe como primeira e/ou principal manifestação. Sobre a telangiectasia hemorrágica hereditária, também conhecida como síndrome de Rendu-Osler-Weber, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2092030 Medicina
Paciente diagnosticado com pólipo antrocoanal de origem em seio maxilar esquerdo foi submetido à polipectomia endoscópica com combinação de via externa pela técnica de Caldwell-Luc. Evoluiu, no pós-operatório, com parestesia em bochecha, lábio e asa do nariz à esquerda. Qual a provável estrutura lesada?
Alternativas
Q2092031 Medicina
Paciente apresentando disfonia após tireoidectomia é submetido à laringoscopia. Considerando o diagnóstico de lesão unilateral do nervo laríngeo recorrente, assinale o achado compatível ao exame laringoscópico bem como o motivo. 
Alternativas
Q2092032 Medicina
Considerando que o diagnóstico das lesões granulomatosas na otorrinolaringologia pode ser desafiador em razão da vasta etiologia e das características clínicas semelhantes entre as diversas doenças, analise as afirmativas a seguir.
I. Doença autoimune caracterizada por granulomas necrotizantes e vasculite, além de níveis citoplasmáticos de c-ANCA. Tipicamente os pacientes apresentam sinusite crônica com ulceração da mucosa nasofaríngea, injúria renal com aumento dos níveis de creatinina, hematúria e proteinúria e acometimento do trato respiratório inferior com pneumonite bilateral.
II. Doença autoimune caracterizada por granulomas inflamatórios ricos em eosinófilos em vasos de pequeno e médio calibre da via aérea, além de níveis citoplasmáticos de pANCA. Manifesta-se, principalmente, com rinite alérgica ou rinossinusite crônica, sendo comum a coexistência de asma. Pode, também, ser multissistêmica afetando nervos, coração, pulmões, rins e trato gastrointestinal. Podem ser detectados títulos de pANCA em pacientes acometidos.
III. Grupo de doenças caracterizado por necrose angiocêntrica, com destruição de vasos podendo levar a intenso comprometimento de estruturas da região média facial. Tem forte relação com infecção pelo Epstein-Barr vírus (EBV).
Assinale a associação correta entre as descrições e os respectivos diagnósticos.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: B
6: C
7: D
8: B
9: A
10: A
11: B
12: A
13: C
14: D
15: A
16: E
17: C
18: B
19: D
20: E