Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Psicologia - Avaliação Psicológica

Foram encontradas 4 questões

Q2091552 Psicologia
A cultura exerce influência na formação do indivíduo e pode variar bastante, dependendo de cada contexto. Uma criança nascida e criada no Taiti possui experiências, costumes e padrões de vida bem diferentes de uma criança nascida em países da Europa, por exemplo. Todos os aspectos culturais contribuem para a formação da personalidade e, consequentemente, o papel que cada indivíduo irá exercer. Ao mesmo tempo em que o indivíduo deseja manter sua individualidade e sua personalidade, ele está inserido, desde o momento em que nasce, em uma sociedade que exerce influência sobre ele e, à medida em que interagem e desempenham funções distintas, os papéis sociais vão se formando. Sobre os papéis sociais relacionados à cultura e personalidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A ideia de papel social remete-se a um conceito de personalidade, assim como o uso de máscaras, as pessoas incorporam, na medida que for preciso, diferentes papéis para interagir em diversos ambientes e com inúmeras pessoas.
II. Apesar de conseguir desempenhar papéis sociais distintos no seu cotidiano como no lazer, no trabalho, na família, dentre outros, é necessário que a pessoa minta ou finja ser alguém para se enquadrar na sociedade ou em cada uma dessas situações.
III. Apesar de se adequar aos papéis sociais ou do que se espera de alguém, a personalidade é algo que não muda e nem sofre alteração nos diferentes contextos; ela pode se comportar de maneira diferente para se adaptar, mas a personalidade é algo imutável.
IV. Às vezes o papel social tende a ser tão forte nas relações estabelecidas que pode influenciar até mesmo o status social – a posição social que determinada pessoa tende a ocupar.
V. Dependendo do papel social exercido, as cobranças internas são mais significativas e exercem uma forte pressão sobre as atitudes, os valores e até mesmo as crenças subjetivas apresentadas.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2091557 Psicologia
O conhecimento sobre a interação social pode trazer sustentação e aprofundamento das vivências e experiências individuais, além de contribuir para a escolha de técnicas mais adequadas de intervenção em diferentes áreas da psicologia. De maneira geral, pode-se definir o conceito de interação social como: 
Alternativas
Q2091558 Psicologia
A interação social é um fenômeno que tende a ajudar ou prejudicar a adaptação do indivíduo ao meio, pois está ligada às relações sociais estabelecidas em diferentes contextos como familiar, econômico, educacional, político, religioso etc, tornando o indivíduo uma complexidade de interações. São consideradas interações sociais, EXCETO:
Alternativas
Q2091566 Psicologia
Basta ler as notícias do Brasil para identificar uma série de questões envolvendo problemas sociais sobre as pessoas, problemas esses que geram diferentes impactos na vida de cada um. Determinado psicólogo que atua na área social, além de tentar entender essas questões, estudar, procurar precaver, deve, ainda, identificar e remediar tais problemas que atingem não somente um indivíduo, mas afeta a saúde como um todo da sociedade. Sabe-se que a atuação acontece de acordo com as necessidades de um determinado local e os interesses tanto dos profissionais quanto de instituições. Ainda que a psicologia social no Brasil tenha sofrido mudanças, até então existem muitos desafios a serem enfrentados como, por exemplo:
I. Apesar da constituição e das políticas públicas defenderem o modo crítico da psicologia social atuar, esbarram, ainda, com valores tradicionalmente institucionalizados e com forte caráter individualista.
II. O ambiente no qual o psicólogo trabalha está muitas vezes conectado ao dilema da população carente, o que torna a rotina desgastante, podendo ser usado, muitas vezes, para dar embasamento preconceituoso sobre a área.
III. Os psicólogos conseguiram manter uma troca de experiências considerável e um trabalho interdisciplinar efetivo no campo de atuação; mas ainda é difícil a relação profissional da intervenção social com os médicos de comunicação social.
IV. Na formação de psicologia existe um forte ensino voltado para as teorias e práticas sociais no contexto atual; entretanto, ainda falta o estabelecimento dos pré-requisitos necessários que tornem esses profissionais capazes de lutar pela melhoria das realidades.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A