Questões de Concurso Militar DPC - Marinha 2006 para Praticante de Prático

Foram encontradas 12 questões

Q2196940 Engenharia Naval
Na interpretação de uma carta sinótica de pressão ao nível do mar, o navegante identifica em uma região de ocorrência de cavado, no oceano Atlântico Sul, uma área com vento forte de SW, quando observa-se, de acordo com Lobo e Soares, no livro “Meteorologia e Oceanografia”, as seguintes características: 
Alternativas
Q2196942 Engenharia Naval
O Prático Sacramento, da asa do passadiço do navio mercante, observou o movimento turbulento da água nas proximidades do casco, em uma camada limite que aumenta em extensão, a partir da proa para a popa. Sacramento percebeu que existe algum tipo de troca de energia entre o casco e o meio fluido. Esta energia é suprida pelo sistema propulsivo do navio. Sacramento compreendeu que mantendo a rotação e velocidade do navio, em um canal varrido, podia verificar a presença de correntes longitudinais, conforme a camada limite se alargava ou se estreitava. Sacramento, então, passou a fazer uso constante dessa observação em suas manobras.
A força de resistência observada por Sacramento é:
I) Residual. II) Proporcional ao volume de carena. III) Friccional. IV) Equivalente a 50% da resistência total do navio, quando em baixas velocidades.

Considerando as opções acima, assinale a alternativa correta:  
Alternativas
Q2196945 Engenharia Naval
Correlacione os tipos de rebocadores, com suas características, segundo o guia “Tug Use in Port”, referência da circular MSC 1101, da IMO, assinalando, a seguir, a opção correta:
Tipos de rebocadores: I) Combi. II) Pusher tug. III) Multi tug. IV) Tractor. V) Conventional. 

Características: ( ) Tug with azimuth propellers forward which are built to operate over the tug’s bow.
( ) Tug with azimuth propellers aft and towing point forward, built to operate manly over the tug’s bow.
( ) Tug equipped with an additional towing point at the after end, and with 360° steerable bow thruster.
( ) Tug with azimuth propeller aft which are built to operate over the tug’s bow as well as over tug’s stern.
( ) Tug with their propulsion aft and towing point near midship.
( ) Tug with their towing point aft and propulsion forward of midship. 
Alternativas
Q2196951 Engenharia Naval
Um navegante observando o estado do mar e o estado do tempo, no oceano Atlântico Sul, em dia de céu limpo, sem vento e ondas, identifica em determinado azimute, surgirem no horizonte, em altos níveis, nuvens círrus de cristais de gelo, com acentuado deslocamento na direção do navio. Na interpretação dessa situação, o navegante pode concluir a seguinte previsão do tempo, de acordo com Lobo e Soares, no livro “Meteorologia e Oceanografia”: 
Alternativas
Q2196971 Engenharia Naval
Prático Sebastião, está na asa do passadiço, do navio tipo “capesize” DOCEBAY, navegando numa velocidade de 8 nós, em águas profundas. O navio está com máquinas na condição de meia força adiante. Sebastião observa as ondas irradiadas pelo navio e solicita máquina toda força adiante. Assim que o navio começa a aumentar a velocidade, pode-se dizer que as ondas geradas na proa: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: E
5: A