Questões de Concurso Militar CSM 2009 para Primeiro Tenente - Psicologia

Foram encontradas 6 questões

Q685228 Psicologia
Segundo Cobb, citado por Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, existe uma doença auto-imune que, com relação à personalidade do paciente, as mulheres queixam-se das mães como autoritárias e agressivas, mas comportam-se como elas. Não expressam contudo agressividade diretamente à mãe. Em situações difíceis, hã uma maior tendência a responderem com sintomas. No que se refere ao relacionamento conjugal observam-se com freqüência: conflitos, cônjuges de posição social inferior e ulcerosos. Considerando os exemplos apresentados, que doença auto-imune é essa?
Alternativas
Q685233 Psicologia
Com relação à psicoterapia do paciente somático, Roberts, citado por Campos, no livro Psicossomática Hoje de Julio de Mello Filho e Colaboradores, relata as observações com dois grupos heterogêneos de pacientes psicossomáticos durante quatro anos. Constatava-se forte relação entre as situações de vida dos pacientes e seu estado físico. Essas pessoas mostravam muita dificuldade em transformar seus papéis de pacientes somáticos em pacientes psicológicos. Assinale a opção correta quanto ao que Roberts propõe, face aos resultados obtidos.
Alternativas
Q685234 Psicologia

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, ao tratar o problema da dor, relata que assim como a _____________ é o afeto mobilizado na _____________, a _____________pode surgir como fenômeno ______________ na ___________.

Alternativas
Q685243 Psicologia

Analise as afirmativas abaixo, existentes na relação médico-paciente, de acordo com Julio de Mello Filho, no livro Concepção Psicossomática: Visão atual.

I - Indução iatrogênica é o método através do qual o médico controla o seu paciente, buscando restabelecer seu quadro por meio de prescrição medicamentosa.

II - Pode haver uma introjeção positiva ou negativa do paciente, levando à identificação positiva ou à identificação negativa. Obviamente, é a introjeção-identificação positiva que leva à possibilidade de uma compreensão ou empatia do médico.

III- Quando os fenômenos transferenciais do paciente não são muito intensos, ele consegue ver o médico mais ou menos como ele é, não deformando muito a imagem interna que tem deste.

IV - Quando os vínculos transferenciais são muito fortes e profundos, dois tipos de sentimentos surgem no médico em relação ao paciente: amor ou ódio, sendo o paciente visto, inconscientemente, como uma figura representativa do passado, capaz, portanto, de provocar tais reações .

V - Sentir-se enfermo provoca ansiedade - consciente ou inconscientemente - contra a qual se mobilizam as defesas psicológicas. No caso de sintomas somáticos, há sempre uma ameaça, potencial que seja, à nossa integridade física ou mesmo à nossa subsistência. As defesas mais usadas, portanto, são a racionalização e a negação.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q685255 Psicologia
Segundo Julio de Mello Filho, no livro Concepção Psicossomática: Visão atual, assinale a opção INCORRETA em relação à doença e à família.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: D
5: A