Questões de Concurso Militar CapNav 2011 para Primeiro Tenente - Capelão Evangélico
Foram encontradas 50 questões
A exposição tradicional do decálogo parte da versão negativa dos mandamentos para depois falar de seu equivalente construtivo, positivo. Segundo Reifler (1977), só dessa maneira pode-se ter uma visão mais abrangente de cada um em seu contexto histórico revelatório. Partindo dessas observações, é correto estruturar o estudo do decálogo em quatro categorias principais: a inibidora e do AT, a versão inibidora do NT, a versão positiva e do AT e a versão positiva e do NT.
Quem eram os dois grandes expoentes da tradição oral do 1° século antes de Cristo?
"Depois, tendo [Judas Macabeus] organizado uma coleta individual, enviou a Jerusalém cerca de duas mil dracmas de prata, fim de que se oferecesse um sacrifício pelo pecado: agiu assim absolutamente bem e nobremente, com o pensamento na ressurreição. De fato, se ele não esperasse que os que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerava que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormecem na piedade, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado." (2 Macabeus, cap. 12, ver. 43-45)
O texto acima constitui-se num dos fundamentos escriturísti- os para uma das doutrinas a respeito do estado intermediário das almas, após a experiência da morte. Esta doutrina, NÃO postulada pelas igrejas evangélicas no Brasil, é chamada de doutrina.
"Teologicamente se dizendo conservadores, limitavam o cânon à Torah ou Pentateuco. Rejeitavam as doutrinas da ressurreição, anjos, espíritos, e advogavam a vontade livre, em lugar da providência divina. Este grupo não sobreviveu à Guerra Judaico-romana de 66-70. Gabavam-se de sua fidelidade à letra da lei mosaica, em contradição à tradição oral. Formavam o partido da aristocracia e dos sacerdotes abastados. Controlavam o sinédrio e qualquer resquício de poder político que restava. Também controlavam o templo, e o sumo-sacerdote era sempre um líder deste grupo. Era um grupo fechado e não procurava prosélitos."
A declaração acima, referente aos Grupos Religiosos dos tempos do Novo Testamento, aplica-se corretamente aos
I - "Nosso amigo Lázaro dorme, mas you despertá-lo" . (Jo 11: 11)
II - "Salve, rei dos judeus! " (Mt 27: 29) III- "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo". (Jo 10: 9)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os mesmos tipos de figuras de linguagem presentes nas passagens bíblicas acima.
I - "Os homens são compostos de três elementos. O primeiro elemento é o corpo físico. A natureza física é algo que temos em comum com os animais e as plantas(...). A Segunda parte da pessoa humana é a alma. Esse é o elemento psicológico, a base da razão, da emoção, das relações sociais(...). O que distingue a humanidade dos animais não é o fato de possuirmos uma alma mais complexa, mais desenvolvida, mas o fato de possuirmos um terceiro elemento, a saber, um espírito. Esse elemento(...). permite aos homens perceber questões espirituais e reagir aos estímulos espirituais."
II - "Os homens são compostos de dois elementos: um aspecto material, o corpo; e um componente imaterial, a alma ou espírito."
III- "Os homens são unidades psicofísicas, carne vivificada pela alma(...). Ser homem é ser ou possuir um corpo(...). A partir desta visão unificada da natureza humana, o hebraico não possui uma palavra explícita para o corpo: nunca se precisou de uma, já que o corpo era o homem."
Em relação às várias concepções básicas da constituição humana, as três sentenças acima expressam respectivamente: o
Em 451, o Concilio de Calcedônia formulou para toda a cristandade, o seguinte: "Um só e mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito, que se deve confessar, em duas naturezas, inconfundíveis e imutáveis, indivisíveis e inseparáveis; a distinção de naturezas de modo algum é anulada pela união, mas, pelo contrário, as propriedades de cada pessoa e natureza permanecem intactas, concorrendo para formar uma só Pessoa (prosopon) e Substância (hypostasis) ; não dividido ou separado em duas pessoas, mas um só e mesmo Filho, Unigênito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor; conforme os profetas outrora a seu respeito testemunharam, e o mesmo Jesus Cristo nos ensinou e o credo dos pais nos transmitiu." Resolvia-se assim uma grande e histórica controvérsia a respeito de Jesus.
A grande controvérsia acima refere-se à natureza.
I - "A autoridade reside no bispo. Há vários graus de episcopado, ou seja, há variações quanto ao número de níveis de bispos. A forma mais simples deste governo de igreja é a encontrada na Igreja Metodista, que só possui um nível de bispos." ERICKSON, Millard J. Intro- dução à Teologia Sistemática. p.454.
II - "O oficial principal na estrutura do governo de igreja é o presbítero. A Autoridade de Cristo, dispensada a indivíduos crentes, é delegada aos presbíteros por eles escolhidos e que passam a representá-los desde então. Essa autoridade é exercida numa série de concílios." ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. p.455.
"Destaca o papel do cristão como indivíduo e tem a igreja local como centro de autoridade. Neste governo de igreja, a congregação local é independente e governa a si mesma. Cada membro da igreja local tem voz em seus assuntos; são eles que possuem e exercem a autoridade, e não um único indivíduo ou um grupo seleto. " ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. p.456 e 457.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, as formas de governos de igrejas históricas no Brasil definidas acima.