Questões de Concurso Militar CSM 2013 para Primeiro Tenente - Psicologia
Foram encontradas 50 questões
Analise o trecho a seguir.
"(...) é bastante satisfatório como subteste introdutório, porque não contém aspectos por demais ansiogênicos ou ameaçadores. Assim, mesmo quando se costuma intercalar subtestes da escala verbal e de execução, esta tarefa, como inicial, parece muito aceitável tanto para adultos, como para crianças." (Cunha 2000, p, 534).
O texto acima se refere ao subteste de
Segundo Maria de Fátima Praça de Oliveira e Protásio Lemos da Luz, citados por Júlio de Mello Filho (2010), analise as afirmativas abaixo com relação ao impacto emocional em pacientes de cirurgias cardíacas.
I - A maioria dos pacientes apresenta alto nível de ansiedade e expectativa com relação à cirurgia, dando origem a fantasias e medos, que são elementos geradores de alterações emocionais, ligados à morte, à violação interior, a superstições e a inseguranças.
II - A possibilidade de morte nunca deve ser mencionada entre as possíveis consequências da cirurgia, pois pode assustar o paciente e deixá-lo mais nervoso e ansioso.
III- Com relação à anestesia, o paciente demonstra receio de não acordar mais, além de saber que será manipulado sem que possa participar ou opinar, o que contribui para o seu temor.
IV - A vivência do processo de recuperação pelo paciente coronariano, por vezes dolorido, somado à queda de suas defesas desenvolvidas para suportar a ansiedade pré- operatória, pode acarretar, no pós-operatório, quadros psicorreativos e, às vezes, estados confusionais de origem psicossomática.
V - Com relação à cirurgia cardíaca, a partir do momento em que se informa ao paciente a situação pela qual ele irá passar, diminui seu controle sobre essa situação, e isso dificulta a diminuição da ansiedade.
Assinale a opção correta.
De acordo com Cunha (2000), o processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos. Correlacione cada objetivo às suas respectivas especificações e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
OBJETIVOS
I - Descrição
II - Classificação nosológica
III- Diagnóstico diferencial
IV - Prevenção
V - Prognóstico
VI - Entendimento dinâmico
ESPECIFICAÇÕES
( ) Determina o curso provável do caso.
( ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza da patologia.
( ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego.
( ) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas , e descrevendo o desempenho do paciente como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
( ) Hipóteses iniciais são
testadas, tomando como re-referência
critérios diagnósticos
.