Questões de Concurso Militar DPC - Marinha 2013 para Praticante de Prático

Foram encontradas 8 questões

Q2184742 Engenharia Naval
De acordo com o livro “Shiphandling for the Mariner” (Daniel H. MacElrevey and Daniel E. MacElrevey – 4ª edição: 2004), a folga abaixo da quilha (FAQ) é significantemente reduzida quando dois navios, interagindo entre si, demandam um canal estreito, porque o “squat” aumenta de _______ a _______ ,ou até mais, dependendo da velocidade dos navios e da distância de separação. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas acima: 
Alternativas
Q2184744 Engenharia Naval
O prático deve discutir os planos de aproximação e atracação bem antes de chegar ao cais, de modo a se assegurar que tanto o navio como a tripulação estejam prontos a reagir como necessário. A velocidade é especialmente importante durante a aproximação, uma vez que um navio é menos controlável quando a máquina está danto atrás para reduzir o avanço. Há diferentes maneiras de aproximar e atracar um navio. Assumindo que um determinado navio tem hélice com passo direito e está se aproximando de proa para atracar, de acordo com o livro “Shiphandling for the Mariner” (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey – 4ª edição: 2004), analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta:

I) O navio deve guinar e se alinhar com o cais na maior distância possível, pois isso simplifica a atracação e minimiza qualquer movimento lateral enquanto se aproxima do cais.
II) O navio deve aproximar-se a um ângulo de cerca de 10 a 15 graus do cais na maioria dos casos, quando atracando por BE.
III) Haverá modificações no ângulo básico de aproximação do navio para atracação por BE ou BB, dependendo da direção e da intensidade do vento e da corrente, da potência das máquinas do navio e das características de governo, dentre outros fatores.
IV) Durante a manobra de atracação, quando o navio dá máquinas atrás para quebrar o seguimento avante, a pode se move para BB.
V) O navio deve aproximar-se a um pequeno ângulo do cais quando atracando por BB. 
Alternativas
Q2184755 Engenharia Naval
Na navegação costeira costuma-se determinar a posição do navio por linhas de posição (LDP) simultâneas. Entretanto, quando só é possível identificar, de cada vez, um único ponto notável representado na carta náutica, o navegante vale-se da técnica de empregar LDP sucessivas, ou seja, com um intervalo de tempo considerável entre elas. Uma dessas técnicas é a chamada Série de Traub. Sobre ela, analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta:
I) É constituída por uma série de marcações relativas de valores pré-fixados.
II) É pouco utilizada por veleiros e outras pequenas embarcações, em face da falta de precisão na leitura de suas agulhas (bússolas).
III) Se os intervalos de tempo entre os pares de marcações sucessivas estiverem aumentando, significa que existe a presença de corrente empurrando o navio para a costa.
IV) A distância do navio ao objeto marcado, quando este estiver pelo través, é o dobro da distância navegada entre duas marcações consecutivas.
V) As distâncias navegadas entre duas marcações consecutivas são iguais. 
Alternativas
Q2184757 Engenharia Naval
Com relação ao fenômeno da maré, analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta:
I) Marés de sizígia ocorrem quando as forças de atração do Sol e da Lua se somam.
II) Na lua cheia, a Idade da Lua é 7.
III) Com a Lua em quarto crescente ocorrem marés de águas mortas.
IV) O MLWN é adotado como nível de redução (NR) nas cartas náuticas brasileiras.
V) As forças de atração do Sol e da Lua se opõem uma vez a cada lunação. 
Alternativas
Q2184762 Engenharia Naval
O NM Itaperi suspendeu do porto de Salvador com destino ao porto de Cabedelo e, após o desembarque do prático, passou a navegar com uma velocidade na superfície de 18 nós. Ao longo da derrota estabelecida em direção ao porto de destino, o NM passou pelos pontos A e B, distantes entre si de 80 mn. Considerando-se que a velocidade da Corrente do Brasil é de 2 nós no trecho por onde navega o NM, e que o odômetro foi zerado ao passar pelo ponto A
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: B
5: A