Questões de Concurso Militar DPC - Marinha 2013 para Praticante de Prático

Foram encontradas 15 questões

Q2184738 Engenharia Naval
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca - 7a edição: 2005), analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opção correta:
I) Tosamento é a curvatura que apresenta a cinta de um navio quando projetada sobre um plano vertical longitudinal; ele determina a configuração do convés principal e do limite superior do costado.
II) Comprimento de arqueação é a distância medida, paralelamente à linha-d’água projetada, entre os pontos mais salientes da roda de proa e do cadaste, nas partes imersas ou emersas; o gurupés, se existe, ou o leme, se eventualmente se estende para ré da popa, ou peças semelhantes, não são, geralmente, considerados.
III) Alquebramento é a curvatura da quilha, quando apresenta a convexidade para cima. Em geral ocorre como uma deformação permanente causada por fraqueza estrutural ou por avaria.
IV) Pontal é a distância vertical, medida sobre o plano diametral e a meia-nau, entre a linha reta do vau do convés principal e a linha da base moldada.
V) Comprimento de roda a roda é a distância entre as interseções do convés principal com a face de vante da roda de proa e com a face de ré do cadaste, ou com o eixo do leme, se o navio não tiver cadaste bem definido. 
Alternativas
Q2184739 Engenharia Naval
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca - 7a edição: 2005), as vigas e chapas longitudinais contribuem, juntamente com o chapeamento exterior do casco e o chapeamento do convés resistente, para a resistência aos esforços longitudinais exercidos quando, por exemplo, passa o cavado ou a crista de uma vaga pelo meio do navio. Assinale a opção que contenha apenas vigas e chapas longitudinais. 
Alternativas
Q2184744 Engenharia Naval
O prático deve discutir os planos de aproximação e atracação bem antes de chegar ao cais, de modo a se assegurar que tanto o navio como a tripulação estejam prontos a reagir como necessário. A velocidade é especialmente importante durante a aproximação, uma vez que um navio é menos controlável quando a máquina está danto atrás para reduzir o avanço. Há diferentes maneiras de aproximar e atracar um navio. Assumindo que um determinado navio tem hélice com passo direito e está se aproximando de proa para atracar, de acordo com o livro “Shiphandling for the Mariner” (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey – 4ª edição: 2004), analise as afirmativas abaixo, identifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta:

I) O navio deve guinar e se alinhar com o cais na maior distância possível, pois isso simplifica a atracação e minimiza qualquer movimento lateral enquanto se aproxima do cais.
II) O navio deve aproximar-se a um ângulo de cerca de 10 a 15 graus do cais na maioria dos casos, quando atracando por BE.
III) Haverá modificações no ângulo básico de aproximação do navio para atracação por BE ou BB, dependendo da direção e da intensidade do vento e da corrente, da potência das máquinas do navio e das características de governo, dentre outros fatores.
IV) Durante a manobra de atracação, quando o navio dá máquinas atrás para quebrar o seguimento avante, a pode se move para BB.
V) O navio deve aproximar-se a um pequeno ângulo do cais quando atracando por BB. 
Alternativas
Q2184745 Engenharia Naval
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca - 7a edição: 2005), a melhor opção de cabo de fibra sintética para ser utilizado como cabo de reboque é o de: 
Alternativas
Q2184746 Engenharia Naval
O “bow thruster” tem vantagens e desvantagens, como ocorre com qualquer outro equipamento. De acordo com o livro “Shiphandling for the Mariner” (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey – 4ª edição: 2004), analise as afirmativas abaixo sobre “bow thruster”, identifique as verdadeiras e assinale a opção correta:
I) Está permanentemente disponível, ao contrário de rebocador.
II) Torna-se mais eficaz com o aumento da velocidade do navio.
III) Propicia bom controle lateral sem afetar o rumo.
IV) Pode ser usado para reduzir a velocidade do navio.
V) Não pode ser usado com calados muito leves. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: E
5: C