Questões de Concurso Militar CFN 2014 para Sargento Músico
Foram encontradas 25 questões
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à escala cromática, assinalando a opção correta.
( )Tanto na Escala Cromática Menor Ascendente, como na Descendente o I e V graus não são cromatizados.
( )As Escalas Cromáticas Maiores e Menores, na extensão de uma 8ª, contém 7 semitons diatônicos e 5 cromáticos.
( ) A Escala Cromática possui 4 modos: Maior, Menor, Diminuto e Aumentado.
( ) Na Escala Cromática Maior Ascendente, cromatizam-se com alterações ascendentes o I, II, IV e V graus e com alteração descendente o VII grau.
( ) Na Escala Cromática Maior Descendente, cromatizam-se com alterações descendentes
o VII, VI, III e II graus, e com alteração ascendente o IV grau.
De acordo com a Professora Maria Luisa de Mattos Priolli, há em cada modo 1(uma) escala sem armadura, 7(sete) escalas com sustenido (#) e 7(sete) escalas com bemol (b). Pela enarmonia ficam as escalas reduzidas a 24(vinte e quatro) quanto à entoação. Analise as afirmativas abaixo, assinalando a opção correta.
(I) A enarmonia estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados e é por meio dela que os tons, em cuja formação entram sustenidos, encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
(II) Somando-se as alterações da armadura da clave de dois tons enarmônicos, verifica-se que o total é sempre igual a 12 (doze).
(III) Se fizermos a enarmonia de uma ou várias notas, a escala enarmonizada mudará de estado ou inversão.
Assinale a opção que apresenta a escala enarmônica da escala abaixo.
A música antiga (mais precisamente aquela que vai até o século XII) empregou um sistema especial de escalas às quais se dá o nome de MODOS. Cada modo medieval apresentava duas formas: uma autêntica e outra plagal. Com relação aos modos AUTÊNTICOS, correlacione as colunas abaixo e assinale a opção correta.
I – Dório
II – Frígio
III – Eólio
IV – Jônio
V – Mixolídio
( )
( )
( )
( )
( )
( )
Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) São dissonantes aqueles intervalos que pedem resolução sobre outro intervalo dissonante.
( ) Os intervalos consonantes imperfeitos, também são chamados de invariáveis.
( ) Todas 8ª (oitavas) quando invertidas, deixam de formar intervalos e transformam-se apenas na repetição do som.
( ) Nos instrumentos temperados o intervalo de 2ª(segunda) diminuta é nulo.
( ) Inverter um intervalo consiste em transpor sua nota mais grave uma 8ª(oitava) acima ou sua nota mais aguda uma 8ª(oitava) abaixo.
Em relação aos modos da escala, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale a opção correta.
I – A tônica da escala relativa menor coincide com o sexto grau da escala relativa maior.
II – A tônica da escala relativa maior coincide com o quarto grau da escala relativa menor.
III – Escala menor, forma primitiva (ou natural), é a escala formada a partir do modelo “lá menor”, que é constituído somente por notas naturais.
IV – As armaduras de clave dos modos maiores e suas relativas menores são iguais.
Com relação à modulação, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I – A modulação consiste na passagem de um tom para outro, no decorrer de um trecho de música.
II – Se o trecho está em modo menor, a alteração descendente do VI grau provoca modulação para o seu relativo Maior.
III – Se o trecho está em modo Maior, a alteração ascendente do V grau provoca modulação para o seu relativo menor.
Assinale a opção na qual o trecho abaixo foi transportado corretamente a uma terça menor inferior.
O ornamento abaixo apresentado trata-se de um (a)