Questões de Concurso Militar CAP 2015 para Cabo - Técnico em Mecânica
Foram encontradas 10 questões
Polia 1 (motora) diâmetro d1 = 100 mm; e
Polia 2 (movida) diâmetro d2 = 200mm.
A polia 1 atua com velocidade angular ω1 = 40πrad/s .Determine a rotação da polia 1 (n1), a velocidade angular da polia 2 (ω2) a rotação da polia 2 (n2) , a velocidade periférica de transmissão (vp) e a relação de transmissão (i), assinalando, a seguir, a opção correta.
Pinhão: Coroa:
Número de dentes Z1=25 Número de dentes Z2=47
Módulo M=2mm Módulo M=2mm
Desprezando as perdas na transmissão, determine o torque no pinhão (MT1) e a força tangencial de transmissão (FT) , assinalando, a seguir, a opção correta.
( ) As juntas de expansão são peças deformáveis que se intercalam nas tubulações com a finalidade de transmitir total ou parcialmente as dilatações provenientes das variações de temperatura e, também, em alguns casos, com a finalidade de impedir a propagação de vibrações ou de esforços mecânicos.
( ) Como exemplo de um dos principais casos em que se justifica o emprego de juntas de expansão pode-se citar o fato de o espaço disponível ser insuficiente para que se tenha um trajeto da tubulação com flexibilidade capaz de absorver as dilatações.
( ) Uma desvantagem das juntas de expansão é o fato de constituírem pontos fracos na tubulação, com resistência bem inferior à da própria tubulação, além de estarem sujeitas a vazamentos ou mesmo a ruptura súbita, com grande perda de fluido, necessitando, assim, de um constante cuidado de inspeção e manutenção.
( ) Por motivos de segurança, em tubulações de responsabilidade, principalmente com fluidos perigosos, recomenda-se o uso de juntas de expansão duplas, empregando-as em todo o trecho da tubulação.
( ) Para a encomenda de juntas de expansão, é necessário apenas saber a pressão e a temperatura de operação e de projeto da tubulação.