Questões de Concurso Militar CapNav 2016 para Primeiro Tenente - Pastor da Igreja Evengélica
Foram encontradas 50 questões
Sobre Teologia Contemporânea, correlacione os principais teólogos ao movimento ou idéia à qual teve seu nome associado e assinale, a seguir, a opção correta.
TEÓLOGOS
I - Paul Tillich
II - Karl Barth
III - Rudolf Bultmann
IV - Gustavo Gutiérrez
V - Jürgem Moltmann
MOVIMENTO OU IDEIA
( } Desmitologização
( ) Método da correlação
( ) Teologia da Esperança
( ) Neo-ortodoxia
( ) Teologia da Libertação
( ) Cristianismo arreligioso
Leia a definição a seguir.
"E a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior".
Baseando-se na Obra Salvífica de Cristo, a definição acima se refere à
Leia o texto a seguir.
"A perda de tempo é, pois, o primeiro e, em princípio, o mais funesto dos pecados. A duração da vida humana é por demais curta e preciosa para garantir a própria escolha . A perda de tempo na vida social, em conversas ociosas, em luxos e mesmo em dormir mais que o necessário para a saúde, de seis até o máximo de oito horas, é merecedora de absoluta condenação moral ".
Segundo Quintaneiro (2011), conforme o trecho acima, as características descritas por Max Weber referem-se a um determinado grupo religioso que condenava o ócio, o luxo, a perda de tempo e a preguiça. Que grupo é esse?
Leia o texto a seguir
"A inspiração seria uma intensificação, ou exaltação, divina das percepções religiosas que ,todos os cristãos têm em comum. Os dons naturais dos escritores bíblicos teriam sido aguçados de alguma maneira pelo Espírito Santo, mas sem nenhuma orientação especial, ou comunicação da verdade divina."
No estudo sobre a Palavra de Deus, John R. Higgins, na Teologia editada por Horton (2002), refere-se a qual teoria sobre a inspiração da Bíblia Sagrada?
Leia o texto a seguir.
"A religião é o suspiro da criatura oprimida, o sentimento de um mundo sem coração, e a alma em condições desalmadas. E o ópio do povo . A abolição da religião, como felicidade ilusória dos homens, é uma exigência que visa à sua felicidade verdadeira".
Segundo Brown (2007), a citação acima é um dos argumentos do materialismo dialético, pertencente a