Questões de Concurso Militar CSM 2016 para Primeiro Tenente - Patologia Bucal e Estomatologia

Foram encontradas 25 questões

Q709545 Patologia
Que proliferação epitelial autolimitada apresenta forte similaridade clínica e histopatológica com o Carcinoma de Células Escamosas bem diferenciado e ocorre com maior frequência nos pacientes com Síndrome de Muir-Torre?
Alternativas
Q709546 Patologia
Com relação ao Granuloma Central de Células Gigantes, é correto afirmar que
Alternativas
Q709547 Patologia
A Actinomicose é uma infecção que pode se apresentar como uma infecção aguda ou crônica. A reação supurativa da infecção pode liberar grandes partículas amareladas, chamadas de grânulos sulfúricos. Que outra infecção pode, assim como a Actinomicose, produzir grânulos sulfúricos?
Alternativas
Q709548 Patologia
Segundo Neville (2009), um dos problemas mais comuns encontrados na clínica de patologia oral, a Síndrome da Queimação da Língua (Glossopirose), afeta, em algum grau, 2 a 3% dos adultos. Com relação a essa doença, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q709549 Patologia
Caso um indivíduo apresente perda abrupta do controle muscular de um dos lados da face, conferindo aparência de máscara rígida e resultando na incapacidade de sorrir, fechar os olhos, piscar ou levantar a sobrancelha, pode-se afirmar que há a possibilidade de esse indivíduo sofrer de Paralisia de Bell. Entretanto, quando os sintomas predominantes forem vertigem ou zumbido no ouvido, o diagnóstico diferencial deverá ser feito com:
Alternativas
Q709550 Patologia
A produção insuficiente de hormônios corticosteroides pela suprarrenal, provocada pela destruição do córtex dessa glândula, resulta na condição conhecida como Doença de Addison. Segundo Neville (2009), com frequência, as alterações na mucosa oral são a primeira manifestação da doença. Assinale a opção que apresenta as manifestações orais da Doença de Addison.
Alternativas
Q709551 Patologia
O Carcinoma Adenoide Cístico é uma neoplasia maligna de glândula salivar composta por uma mistura de células mioepiteliais e células ductais que podem apresentar um arranjo variado. Segundo Neville (2009), são reconhecidos três principais padrões histopatológicos do Carcinoma Adenoide Cístico. Assinale a opção que apresenta esses padrões histopatológicos.
Alternativas
Q709552 Patologia
Com relação à Paracoccidioidomicose, é correto afirmar que
Alternativas
Q709553 Patologia
Um paciente, gênero masculino, 73 anos, está recebendo quimioterapia em ambiente ambulatorial para tratamento de câncer na cabeça e no pescoço. Ele apresenta dor devido a um Abscesso Periodontal associado ao dente 46 e necessita de atendimento odontológico de urgência. 0 tratamento proposto será anestesia, drenagem e raspagem subgengival. Considerando que o último ciclo de quimioterapia foi realizado há 20 dias, que a contagem de plaquetas é de 32.000 células/mm³ e que a contagem de granulócitos é de 1,560 células/mm³ , assinale a opção que apresenta as recomendações para esse atendimento, bem como a ordem em que deverão ser adotadas, de acordo com Little (2009). 
Alternativas
Q709554 Patologia
Com relação à Sarcoidose, é correto afirmar que
Alternativas
Q709555 Patologia
Segundo Little (2009), o prognóstico do paciente com câncer depende, em grande parte, do estágio da doença no momento do diagnóstico. No sistema TNM, um paciente de 68 anos diagnosticado com Carcinoma de Células Escamosas na região posterior da borda lateral direita da língua, medindo 3,5cm em seu maior diâmetro, com um único linfonodo palpável, endurecido, em região submandibular, homolateral, medindo cerca de 2cm em seu maior diâmetro e sem evidências de metástases distantes conhecidas, é classificado como:
Alternativas
Q709556 Patologia
Uma variação rara das exostoses é a Exostose Subpôntica Reacional, que se desenvolve a partir da crista óssea alveolar, abaixo do pôntico de uma prótese fixa. Sendo assim, é correto afirmar que sua remoção cirúrgica
Alternativas
Q709557 Patologia
Segundo Kumar(2008), numa infecção aguda, para facilitar o reconhecimento dos agentes agressores pelos leucócitos, anticorpos, proteínas do complemento e lectinas revestem as partículas de micróbios, tornando-os alvos da ingestão (fagocitose). Esse processo de revestimento das partículas de micróbios aumenta a eficiência da fagocitose e é chamado de
Alternativas
Q709558 Patologia
O cirurgião-dentista exerce papel central no diagnóstico precoce, identificando patologias que, a princípio, têm forte envolvimento orofacial e cuja identificação das características iniciais pode reduzir sequelas de uma doença, Sendo assim, segundo Neville {2009), o reconhecimento imediato dos sinais e sintomas da Arterite Temporal (vasculite multifocal das artérias cranianas, especialmente da artéria temporal superficial) é importante porque pode prevenir
Alternativas
Q709559 Patologia
Assinale a opção que apresenta a doença neuromuscular em que o ramo mais comumente afetado do quinto par de nervos cranianos é o oftálmico, diferentemente da Neuralgia do Trigêmeo, em que os ramos mais afetados do nervo são o maxilar e mandibular.
Alternativas
Q709560 Patologia
Os Nevos Melanocíticos Adquiridos são classificados histopatologicamente de acordo com o seu estágio de desenvolvimento, que é refletido pelo relacionamento das células névicas com o epitélio de superfície e com o tecido conjuntivo subjacente. Segundo Neville (2009), a variante na qual os ninhos de células névicas estão presentes no interior do epitélio e na camada superficial da lâmina própria é denominada de nevo
Alternativas
Q709561 Patologia
Na Síndrome do Carcinoma Nevoide Basocelular, que característica clínica apresenta frequência superior a 50%?
Alternativas
Q709562 Patologia

Observe o texto a seguir.

Condição clínica grave que pode, ocasionalmente, resultar em abscesso cerebral, resultando em um aumento edemaciado periorbitário, com envolvimento das pálpebras e da conjuntiva. Pode ocorrer febre, calafrio, dor de cabeça, sudorese, taquicardia, náusea e vômito. Muitas vezes, a dor está presente sobre o olho e ao longo dos ramos oftálmico e maxilar do nervo trigêmeo, Proptose, equimose e ptose palpebral são encontradas em mais de 90% dos pacientes. Embora muitos casos sejam inicialmente unilaterais, sem o tratamento adequado, a infecção pode se disseminar para o lado contralateral.

De acordo com Neville (2009), o texto acima se refere

Alternativas
Q709563 Patologia
O Herpes-Zoster clinicamente evidente ocorre, durante a vida, em 10% a 20% dos indivíduos inicialmente infectados pelo vírus varicela-zoster. São fatores predisponentes para essa reativação do vírus, EXCETO:
Alternativas
Q709564 Patologia
Em um serviço odontológico, no setor de triagem para tratamentos especializados, após anamnese detalhada, nenhuma doença sistêmica foi relatada pelo paciente ao cirurgião-dentista. Durante o exame intraoral, o profissional identificou no dorso da língua múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares. Suspeitando que a hipótese diagnóstica seja Condiloma Lata, qual doença sistêmica estaria associada e quais os testes sorológicos estariam relacionados a esse diagnóstico?
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: A
5: C
6: A
7: E
8: C
9: B
10: C
11: D
12: B
13: C
14: D
15: A
16: D
17: A
18: B
19: C
20: E