Questões de Concurso Militar Quadro Técnico 2016 para Primeiro Tenente - Comunicação Social
Foram encontradas 23 questões
Na direção de arte em propaganda, segundo Cesar (2013), devemos ter alguns cuidados ao definir a fonte a ser utilizada num site. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) Para textos corridos, o mais correto é usar as fontes padrão .
( ) Para textos muito pequenos, dê preferência às fontes serifadas.
( ) Evite usar fontes itálicas, pois podem prejudicar a leitura.
( ) Trabalhe os títulos, as capitulares, os subtítulos e as partes do texto que você deseja diferenciar como se fossem imagens.
( ) Utilize uma fonte na qual o sistema permita que a fonte escolhida seja anexada ao código HTML da página.
Analise as afirmatias abaixo .
Segundo Martino (2014), é quase impossível identificar um lugar no cotidiano onde não haja a presença da indústria cultural. Sobre as características da indústria cultural, é correto afirmar que
I - o artista criador é substituído pela linha de produção com uma divisão do trabalho cultural em partes cada vez mais compartimentadas.
II - o espaço para o experimentalismo é amplo, pois o fato de não agradar ao público contraria a lógica da produção .
III- o lucro orienta a produção, e o espaço da criação individual é eliminado em virtude da lógica da produção coletiva .
Assinale a opção correta.
Segundo Sampaio (2013), uma agência de propaganda se estrutura essencialmente em função das três principais etapas do trabalho. O atendimento/planejamento, a criação e a mídia. Com relação às etapas do trabalho de uma agência de publicidade, coloque V (verdadeiro) ou F (falso), assinalando a seguir a opção correta.
( ) O atendimento/planejamento compreende as tarefas de assistência ao cliente, estudo de suas características, compreensão de seus problemas e oportunidades e planejamento dos trabalhos e tarefas a serem realizados para a solução desses problemas e/ou aproveitamento das oportunidades de comunicação dos clientes.
( ) A criação é a fase da geração das idéias, dos temas, dos slogans, das expressões, dos textos, das ilustrações, dos anúncios, dos filmes, dos sons e de todas as muitas formas de comunicação a serem combinadas e empregadas na transmissão das melhores mensagens publicitárias para cada caso apresentado pelo cliente.
( ) A mídia é responsável por finalizar as peças publicitárias, vindas da criação. Dará a elas uma roupagem final, retornando as artes finais ao atendimento/planejamento, que fará a seleção dos veículos, execução, negociação, e compra dos espaços, autorizando as veiculações e fazendo o seu controle.
( ) A estrutura de uma agência é baseada no tripé de áreas de atendimento/planejamento, criação e mídia, não restando espaço, mesmo que a agência seja sofisticada, para áreas especializadas em pesquisa, produção gráfica, eletrônica e digital.
Segundo Bueno (2015), as mídias sociais têm obrigado as organizações a rever o seu modelo tradicional de comunicação, especialmente a interação com seus públicos. Sobre as estratégias de comunicação nas mídias sociais, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) Gestores de comunicação ou de outras áreas da empresa acreditam que a emergência das mídias sociais tem provocado um aumento vertiginoso das crises institucionais e, por isso, demonstram resistência e desconfiança em relação a elas.
( ) As estratégias destinadas a consolidar as mídias sociais como espaço de relacionamento devem incorporar ações e posturas distintas daquelas que caracterizam, habitualmente, as organizações na comunicação interna ou nas mídias tradicionais, nas quais prevalecem o autoritarismo, o tom grandiloquente, o autoelogio e a tentativa repetida de desqualificar os que as criticam, mesmo tendo absoluta razão.
( ) As estratégias de comunicação para as mídias sociais devem estar pautadas pela transparência, pela agilidade de resposta, pela perfeita sintonia entre as fontes (ou porta-vozes) evitando o que se costuma denominar "fogo amigo " .
( ) Quando as organizações consideram as mídias sociais apenas como espaço para divulgação de fatos ou informações de seu interesse (o que tem sido a realidade no caso brasileiro), suas estratégias de comunicação se limitam a produzir e disseminar conteúdos com níveis altíssimos de interatividade.