Questões de Concurso Militar Quadro Complementar 2017 para Segundo-Tenente - Ciências Náuticas - Área de Náutica

Foram encontradas 21 questões

Q839513 Engenharia Naval
As frequências usadas no DSC para socorro, urgência e segurança em VHF e MF são, respectivamente:
Alternativas
Q839514 Engenharia Naval
Como é chamada a distância vertical entre o centra de gravidade e o metacentro?
Alternativas
Q839517 Engenharia Naval
Na circulação do ar em ambos os hemisférios, observa-se o efeito da força de Coriolis. Com relação aos desvios da trajetória dos ventos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q839519 Engenharia Naval

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaxo, e assinale a opção correta.


( ) Plano Transversal de Meio Navio: É o plano transversal que fica a meio comprimento do navio, dividindo-o em duas partes: corpo de proa e corpo de popa. É uma das origens para medições de distâncias longitudinais horizontais.

( ) Plano Diametral: É o plano de simetria, que passa pelo eixo da quilha e divide o navio em duas partes iguais, uma avante e outra a ré. É a origem das distâncias transversais horizontais que se chamam afastamentos.

( ) Arqueação Bruta: É a medida de todos os pesos internos do navio.

( ) Arqueação Líquida: É a medida de todos os espaços internos e fechados do navio que geram frete.

( ) Porte Líquido: Peso da carga que a embarcação pode transportar em uma dada condição de viagem.

Alternativas
Q839520 Engenharia Naval
O arco de círculo horário do astro, medido desde o Equador Celeste até a posição do astro, com valores que podem variar de 0° até 90°, para norte ou para o sul, denomina-se
Alternativas
Q839521 Engenharia Naval
A linha de posição astronômica ou reta de altura representa o lugar geométrico de todas as posições que o navio pode ocupar, tendo efetuado a observação da altura de um astro, em um determinado instante. Os elementos determinativos da reta de altura são denominados
Alternativas
Q839523 Engenharia Naval

De acordo com as definições e estudos sobre ondas, correlacione as colunas e assinale a opção CORRETA.


I- Crista

II- Comprimento

III- Altura

IV- Período

V- Celeridade


( ) É a parte mais elevada da onda.

( ) É o tempo, em segundos, entre a passagem de duas cristas sucessivas tomado de um ponto fixo, por exemplo, um navio fundeado.

( ) É a distância vertical do cavado à crista de uma onda.

( ) É a distância entre duas cristas, ou dois cavados consecutivos.

( ) É a velocidade aparente de sua propagação

Alternativas
Q839524 Engenharia Naval

De acordo com Bento (2013), acerca do Sistema de Identificação Automático (AIS), coloque (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.


( ) A existência de equipamentos instalados em embarcações, em auxílio à navegação, e em estações de terra que utilizam a mesma faixa de VHF foi uma das razões que deram origem ao AIS.

( ) À semelhança do radar/ARPA, o AIS está sujeito à sobrecarga devido à densidade de informações recebidas.

( ) A transmissão do AIS consegue contornar alguns obstáculos naturais, como pequenas massas de terra.

( ) O custo do AIS é mais alto e sua operação mais complexa do que o radar/ARPA, exigindo mais treinamentos dos utilizadores.

Alternativas
Q839525 Engenharia Naval
O plano de gerenciamento do lixo, previsto no anexo V da MARPOL, é exigido para todo navio
Alternativas
Q839526 Engenharia Naval
Um navio está deslocando 20.000 toneladas com um TRIM de 0.30m peia popa. Sabendo-se que )o( B = -1,20m, Lpp = 100m e BML = 100m, assinale a opção que apresenta o valor de )o( G.
Alternativas
Q839527 Engenharia Naval

De acordo com Bento (2013), acerca da integração das ferramentas de navegação no ECDIS, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.


( ) O GNSS associado às Cartas Náuticas digitais proporciona navegação em tempo real e interação com os elementos da Carta.

( ) A agulha giroscópica e a agulha magnética Fluxgate proporcionam comparação do rumo na superfície fornecido pelo GNSS com o rumo no fundo.

( ) O odômetro possibilita a comparação da velocidade no fundo com a velocidade na superfície fornecida pelo GNSS.

( ) O ARPA proporciona detecção e acompanhamento automático da alvos radar na mesma tela.

Alternativas
Q839528 Engenharia Naval

Coloque V (verdadeiro) ou F (faiso) nas afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.


( ) No Hemisfério Norte, a trajetória dos furacões possui sentido W/NO/N/NE e no hemisfério Sul, W/SO/S/SE devido à força de Coriolis.

( ) As ondas geradas pelo vento, quando se encontram em mar aberto, apresentam energia cinética, promovendo o movimento de partículas.

( ) O navio, quando lastrado, apresenta superfície livre. Tal fato diminui a influência das ondas nos cinco movimentos de liberdade do navio.

( ) A ressurgência na costa SE do Brasil é um processo associado ao afloramento de águas profundas, ricas em nutrientes, para a superfície do oceano, tornando a região extremamente importante para a pesca.

Alternativas
Q839537 Engenharia Naval
Em qual posição geométrica do navio é possível fazer um carregamento para se obter imersão paralela?
Alternativas
Q839540 Engenharia Naval
Durante o planejamento de uma viagem, o Encarregado da Navegação do navio se depara com cartas náuticas, utilizando a Projeção de Mercator, as quais apresentam a mesma área marítima a ser navegada, entretanto, com uma diferença capital: numa das cartas, denominada CARTA-1, a distância de 4km medida sobre a área marítima a ser navegada é representada por um comprimento gráfico na carta de 8cm. Na outra carta náutica, denominada CARTA-2, um segmento de reta de comprimento gráfico de 1cm na carta representa uma distância de 490m da área marítima a ser navegada. Analisando as escalas de cada uma das cartas náuticas que podem ser utilizadas na preparação da derrota e de acordo com Miguens (1996), assinale a opção que apresenta a carta selecionada e que justifica corretamente essa escolha.
Alternativas
Q839541 Engenharia Naval
Um dos requisitos de um bom fundeadouro é a existência de bastante espaço para o giro do navio fundeado. A área livre de obstruções de que um navio necessita para fundear é equivalente a um círculo de raio igual à soma do comprimento
Alternativas
Q839542 Engenharia Naval
Tendo em vista que os diferentes subsistemas rádio incorporados ao sistema GMDSS têm limitações individuais com relação à cobertura geográfica e aos serviços providos, os equipamentos requeridos para serem conduzidos por um navio são determinados, em princípio, peia área de operação do navio. A área marítima A2 é uma área, excluindo área marítima A1, dentro da cobertura:
Alternativas
Q839544 Engenharia Naval

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


Define-se ______________________ a distância medida ______________ de __________________a meio-navio desde a aresta superior d a _________________à aresta superior da faixa horizontal que representa a _________________adequada.

Alternativas
Q839545 Engenharia Naval
Numa faina de homem ao mar, a manobra de Boutakow, também denominada de Curva de Boutakow, para recolhimento do homem que caiu no mar, é iniciada carregando-se o leme até completar uma guinada cujo ângulo, em relação ao rumo inicial, será de
Alternativas
Q839546 Engenharia Naval
O componente do sextante onde o observador verifica se a colimação está correta é denomidado
Alternativas
Q839548 Engenharia Naval
Com relação aos movimentos a que o navio está susceptível, assinale a opção que apresenta o movimento que pode influenciar no rumo do navio.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: A
5: E
6: B
7: C
8: D
9: C
10: A
11: A
12: B
13: B
14: E
15: C
16: B
17: B
18: B
19: A
20: C